
Publicado em 03/10/2025
V Encontro Saber Viver reúne mais de 500 idosos no Sesc Caldas Novas
- Assistência

Atividades recreativas, palestra, apresentações artísticas e city tour fizeram parte da programação durante três dias
O Sesc Goiás realizou entre os dias 30 de setembro e 2 de outubro o 5º Encontro Saber Viver no Hotel Sesc Caldas Novas com mais de 500 idosos que fazem parte do trabalho Social com Idosos Vida Plena. O evento reúne os integrantes do grupo das unidades do Sesc em Goiás, nos municípios de Jataí, Itumbiara, Anápolis e Goiânia (Centro e Faiçalville) para uma programação que estimula a integração, conhecimento, conscientização e proporciona momentos de lazer, por meio de atividades que vem sendo desdobradas no decorrer do ano com a equipe de assistência social.
A iniciativa tem como objetivo celebrar o Dia Internacional da Pessoa Idosa, comemorado no dia 1º de outubro. O Saber Viver 2025, sob o lema: “Saber Viver porque viver não tem idade”, se propôs a refletir e dialogar acerca da prevenção do preconceito contra as pessoas idosas. Diversas atividades como um show com a banda Nóys é Nóys, palestra, hidroginástica, caminhada guiada, city tour, bingo recreativo e várias outras foram realizadas. Os idosos foram protagonistas de apresentações artísticas com o intuito de conscientização sobre o combate ao ageísmo e etarismo, reforçando que independentemente da idade, é possível realizar sonhos e objetivos pessoais, com autoestima e autonomia de acordo com a individualidade e necessidades de cada um.
De acordo com o presidente do Sistema Fecomércio, Sesc Senac e vice-presidente da CNC, Marcelo Baiocchi Carneiro, o evento foi uma festa para que os idosos que participam do Vida Plena pudessem se alegrar e interagir. “Agradecemos a Deus por mais essa oportunidade de reunir esse grupo tão numeroso e aos colaboradores que fazem o evento acontecer. Com certeza, estaremos aqui no ano que vem fazendo mais um encontro para aqueles que sabem viver”, destaca.
Para a coordenadora do programa de Assistência do Sesc Goiás, Ana Pala Malta, o projeto Saber Viver é um trabalho construído com as pessoas idosas, juntamente com toda equipe de assistentes sociais e gestores que trazem palestras, rodas de conversa, teatro, apresentações artísticas e diversas ações na busca por conhecimento e reflexão no combate ao preconceito. “Nosso intuito é fazer com que todos entendam que as pessoas idosas, apesar da idade, têm autonomia, potencialidades e talentos diversos, e que podem continuar contribuindo conosco nessa convivência. Esse projeto foi o resultado disso para mostrar que elas são capazes de realizar o que gostam, seja o sonho de cantar, dançar, ou ministrar um trabalho. Então, foi uma edição muito especial, onde a gente pôde perceber mais uma vez que para viver não existe limite de idade”, frisa.
O participante do Sesc Jataí, Valmir Gomes da Silva, de 93 anos, se sentiu bem acolhido e pretende repetir a experiência. “Aqui tem muitas pessoas cuidando da gente, então está bom demais. Se der certo, eu pretendo voltar até os 100 anos. Essa é a primeira vez que eu venho e assim que tiver uma excursão, eu estou dentro. Eu estou gostando porque a gente tem uns conhecidos de lá da minha cidade e mais os amigos que a gente está arrumando por aqui, se divertindo e vendo a turma se divertir”, declara.
Outro momento especial que aconteceu durante o evento foi realizado por alunos dos cursos de barbeiro, cabeleireiro e massagista do Senac Setor Aeroporto (Goiânia), que se deslocaram até Caldas Novas para realizar os atendimentos de corte de cabelo feminino e masculino, barba, quick massage e reflexologia. A aposentada Maria José Costa Jordão, que participou do evento pela terceira vez, ficou muito satisfeita com o corte de cabelo que ganhou. “Eu amei meu corte de cabelo e a escova. As meninas já são ótimas profissionais. Eu acho sensacional o Sesc e o Senac terem essa preocupação com os idosos para a gente se sentir bem, se sentir mais bonita e mais alegre. Isso é felicidade e eu estou me sentindo poderosa”, finaliza com largo sorriso.
Veja mais notícias



Goiás Gastronomia encerra edição com saldo expressivo de público, mais de R$ 1,5 milhão em vendas e 10 toneladas de alimentos arrecadados
-
4 min
-
13 de agosto