Publicado em 03/10/2025
Monja Coen fala sobre espiritualidade e os desafios emocionais da contemporaneidade em Goiânia
Palestra fez parte do projeto Café Sesc/TRE e reuniu grande público no auditório do Tribunal Regional Eleitoral de Goiás
Em um encontro marcado pela serenidade e pela reflexão, a líder espiritual e escritora Monja Coen ministrou, nesta quarta-feira, 1º de outubro, uma palestra sobre espiritualidade e os desafios emocionais da contemporaneidade. O evento integrou a quinta edição do projeto Café Sesc/TRE: Palavras que Conectam, realizado no auditório do Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO), em Goiânia.
Referência no Brasil na divulgação do budismo Soto-shu, Monja Coen iniciou sua fala convidando o público a uma breve prática de respiração consciente e silêncio meditativo, como forma de reconectar corpo, mente e espírito em meio à rotina acelerada. “Quando nos permitimos silenciar, encontramos espaço para ouvir não apenas o outro, mas também a nós mesmos”, afirmou.
Ao longo da palestra, a monja destacou a importância de cultivar a empatia, a compaixão e o equilíbrio interior diante das intensas transformações sociais e tecnológicas. “Precisamos aprender a cuidar uns dos outros. Quando fazemos o bem, não apenas ajudamos quem está ao nosso lado, mas também fortalecemos a nós mesmos”, disse.
Ela também refletiu sobre as pressões emocionais enfrentadas na atualidade, como a ansiedade, a sobrecarga de informações e a necessidade de corresponder a padrões sociais. Segundo a Monja Coen, a prática da espiritualidade e da atenção plena pode ser o caminho para equilibrar emoções, fortalecer vínculos humanos e construir uma sociedade mais solidária.
Ao final da palestra, a líder espiritual interagiu com os participantes, tirou fotos e autografou suas obras literárias, que têm alcançado leitores em todo o país.
Para o presidente da Fecomércio GO, Marcelo Baiocchi Carneiro, a presença de uma liderança espiritual do porte de Monja Coen reforça o compromisso do Sistema Fecomércio Sesc Senac em promover cultura, conhecimento e qualidade de vida. “São ações que estimulam o autoconhecimento e fortalecem a nossa relação com a comunidade”, destacou Baiocchi.
O diretor regional do Sesc Senac em Goiás, Leopoldo Veiga Jardim, também ressaltou a relevância do encontro. “Trazer a Monja Coen para esse diálogo é proporcionar ao público a oportunidade de refletir sobre o autoconhecimento e o cuidado coletivo. Esse é um dos objetivos do Café Sesc/TRE, criar espaços de conexão que vão além do cotidiano”, afirmou.
Criado em junho deste ano, o Café Sesc/TRE: Palavras que Conectam nasceu com a proposta de ser um espaço acolhedor e reflexivo para o compartilhamento de ideias, saberes e experiências. Os encontros contam com a curadoria dos professores Nasr Chaul e Lisandro Nogueira e têm reunido convidados de destaque em diferentes áreas do conhecimento, ampliando o diálogo com a sociedade.
Próxima palestra:
Tema: A era da ansiedade
Data: 26 de novembro de 2025
Hora: 16h
Palestrante: Luiz Felipe Pondé