Publicado em 28/07/2025
Caminhada Ecológica 2025 reforça a consciência ambiental no Cerrado e ao longo do Araguaia
Durante cinco dias, atletas e apoiadores percorreram 310 km levando uma mensagem de preservação ambiental e conectando tradição, saúde e sustentabilidade
Com realização do Sesc Goiás, a 32ª edição da Caminhada Ecológica reafirma seu papel como uma das mais importantes iniciativas de conscientização ambiental da América Latina. O evento reforça o compromisso com a preservação do Cerrado e da bacia do Rio Araguaia, além de promover a educação ecológica como ferramenta essencial para um futuro mais sustentável.
Entre os dias 22 e 26 de julho, a Caminhada percorreu cerca de 310 km, reunindo 30 atletas, sendo 5 mulheres e 25 homens, que, ao superar seus próprios limites físicos, também defenderam a urgência de proteger os nossos recursos naturais. A jornada, iniciada em Trindade, passou por diversas cidades goianas, como Goianira, Brazabrantes, Caturaí, Inhumas, Itauçu, Itaberaí, Goiás, Faina, e Araguapaz, com termino às margens do Rio Araguaia, em Aruanã.
A chegada dos atletas foi marcada por emoção e simbolismos, com o tradicional mergulho no Rio Araguaia. Para a atleta Sandra Rodrigues, que participou pela sexta vez da caminhada, o sentimento permanece o mesmo. “São mais de 300 quilômetros de muita superação e propósito. Estamos aqui para levar a mensagem da preservação da natureza. Agradeço ao Sesc por tornar tudo isso possível. Sem esse apoio, não estaríamos aqui”, pontua.
Veterano com 30 participações, o atleta João Batista de Souza celebra em ver seu filho seguir seus passos. “Participo desde o início, agora estou entregando essa tradição para meu filho. Esse ano ele foi muito bem, eu estou muito feliz. A caminhada vai além do físico, é um ato de cuidado com a saúde e com o meio ambiente”, disse emocionado.
Alexandre de Assis Souza, filho de João Batista, em sua segunda participação, comenta sobre o valor simbólico e afetivo da Caminhada. “A gente vem pelo Araguaia, pela preservação, e pra incentivar outros a fazerem o mesmo. Vi meu pai participar várias vezes, agora eu venho também. É uma tradição que passou de pai pra filho, e o Sesc faz parte dessa história com todo o apoio que oferece”, afirma
Para o presidente do Sistema Fecomércio Sesc Senac Goiás, Marcelo Baiocchi Carneiro, o evento reflete o compromisso da instituição com a sustentabilidade. “A Caminhada Ecológica representa nosso engajamento com o desenvolvimento sustentável, a educação ambiental e a qualidade de vida. Apoiar esse projeto é uma forma concreta de contribuir com a preservação do Araguaia e do Cerrado”, reforça.
O diretor regional do Sesc Goiás, Leopoldo Veiga Jardim, destaca o poder transformador da ação coletiva. “A participação do Sesc vai além da presença física, queremos inspirar mais pessoas. Que cada passo dessa caminhada ecoe nas escolas, nas cidades e nos lares. A conscientização ambiental começa com pequenas atitudes e ganha força com a união de todos”, finaliza.
A Caminhada Ecológica 2025 é uma realização do Sesc Goiás e do jornal O Popular, com patrocínio da Unimed Goiânia e apoio da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO), Governo de Goiás, Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), Centro de Diagnóstico por Imagem, Casa do Pica-Pau e Höhl John Deere.