Publicado em 21/07/2025
Café Sesc TRE debate o amor e as relações afetivas nos dias atuais
Psicanalista Luciene Godoy lota auditório do TRE-GO em palestra sobre os desafios do amor no século XXI
Na última sexta-feira, 18 de junho, o auditório do Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO) ficou lotado para receber a segunda edição do projeto Café Sesc TRE – Palavras que Conectam, um ciclo de encontros que promove reflexões sobre temas atuais e relevantes para a sociedade.
O destaque desta edição foi a palestra da psicanalista goiana Luciene Godoy, que provocou o público com a pergunta: “Sobre o amor: por que estamos com medo de amar? Estamos mesmo com medo de amar?” Luciene conduziu um bate-papo dinâmico e instigante sobre as dificuldades afetivas e os dilemas das relações amorosas na contemporaneidade.
“Escolher esse tema é uma atitude ousada e necessária. É algo muito século XXI, porque tudo na nossa vida depende do psíquico. Colocar uma psicanalista para falar sobre o funcionamento da mente nas relações amorosas revela um olhar sensível e avançado para as questões do nosso tempo”, afirmou Luciene.
Com graduação em Pedagogia pela Universidade Católica de Goiás (UCG) e especialização em Psicologia Clínica – Teoria Psicanalítica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), Luciene atraiu um público diversificado: profissionais de psicologia, estudantes, servidores do Sesc e do TRE-GO, além da comunidade em geral.
A abertura do evento foi conduzida pelo curador do projeto, o historiador e escritor Nasr Chaul, que agradeceu a presença do presidente do TRE-GO, desembargador Luiz Cláudio Veiga Braga, e de todos os participantes.
Para o presidente do Sistema Fecomércio Sesc Senac Goiás e vice-presidente da CNC, Marcelo Baiocchi Carneiro “A instituição valoriza iniciativas que promovem o desenvolvimento e formação integral do ser humano. Falar sobre amor, relações afetivas e saúde mental é tratar de temas essenciais para o bem-estar da sociedade e para a construção de um ambiente social mais saudável e equilibrado.”
“O Sesc cuida das pessoas, e esse cuidado passa também por fomentar debates sobre os desafios emocionais e afetivos da atualidade. Vivemos tempos acelerados, onde muitas vezes esquecemos do que é essencial: o afeto, a empatia e o entendimento do outro. Projetos como o Café Sesc TRE proporcionam esse espaço de reflexão e escuta, contribuindo para o fortalecimento das relações humanas,” diz o diretor regional do Sesc Senac, Leopoldo Veiga Jardim.
Ao final da palestra, Luciene Godoy respondeu às perguntas dos participantes e em seguida o público prestigiou o lançamento do livro “A Felicidade Não é Para Covardes”, escrito em coautoria por Luciene Godoy e pela jornalista e escritora Valéria Belém.
Projeto “Palavras que Conectam”
O Café Sesc TRE – Palavras que Conectam é uma iniciativa da Secretaria de Gestão da Informação do TRE-GO, por meio da Seção de Biblioteca e Editoração, e integra o Plano de Gestão 2024/2026. A curadoria é dos professores Nasr Chaul e Lisandro Nogueira.
Com encontros mensais, o ciclo de palestras segue ao longo do ano com uma programação diversificada, abordando temas ligados à filosofia, psicologia, comportamento, saúde mental e espiritualidade, com o objetivo de promover o bem-estar, estimular o autoconhecimento e refletir sobre os desafios do mundo contemporâneo. A participação é gratuita e aberta a todos os interessados.
Confira as próximas palestras do Café Sesc/TRE Palavras que Conectam:
Tema: Ansiedade e depressão
Data: 23 de agosto de 2025
Hora: 16h
Palestrante: Professor Doutor Christian Dunker
Tema: Uma história da velhice no Brasil:
Data:12 de setembro de 2025
Hora: 16h
Palestrante: Professora Doutora Mary del Priore
Tema: O suicídio no mundo contemporâneo
Data: 1º de outubro de 2025
Hora: 16h
Palestrante: Monja Coen
Tema: A era da ansiedade
Quando: 26 de novembro de 2025
Horário: 16h
Palestrante: Luiz Felipe Pondé