Logo Sesc Goiás

Publicado em 14/10/2025

Artistas goianienses abrem a maratona do Claque Cultural em Jataí

  • Cultura
Artistas goianienses abrem a maratona do Claque Cultural em Jataí

O primeiro fim de semana do evento na cidade foi marcado por diversos estilos musicais e programação infantil  

 

 No último fim de semana, entre os dias 10 e 12 de outubro, o Sesc Jataí se transformou em palco do Claque Cultural com a realização de diversas apresentações artísticas. A abertura aconteceu com o músico Jataiense Jacó Saxofonista que revisitou clássicos da música nacional e internacional, em seguida a o grupo goianiense Nóys é Nóys agitou a galera com muito samba raiz. No sábado a magia arrancou sorrisos e surpreendeu crianças e adultos com o show do ilusionista Hawey, já mais tarde foi a hora da cantora Cejane Verdejo subir ao palco ao lado do músico Raphael Gomes com grandes sucessos do pop rock em formato acústico.

Já no domingo (12) o cantor Fred Monteiro abriu a programação do dia com muito sertanejo, pop rock e MPB, mais tarde, a programação ficou por conta da Cia Ju cata Histórias com o espetáculo infantil Fantástico Cotidiano e para fechar o primeiro fim de semana com chave de ouro a banda local, Rock Zero60 embalou diversos ritmos que marcaram gerações no rock.

A próxima atração será realizada no dia 26 com apresentações de dança com o grupo Maculelê arte e dança às 11h, mais tarde tem teatro infantil com o grupo Maracatu Leão do Cerrado, às 15h e show de pagode com o grupo Naquele Pike. O Claque Cultural na cidade de Jataí segue até o dia 31 de março de 2026 com atrações diversas que incluem dança, música, teatro, audiovisual e artes visuais. Para conferir o cronograma completo, basta acessar o perfil do Claque Cultural no Instagram. A programação será publicada mensalmente.

“O Claque Cultural chega à Jataí com uma maratona de apresentações gratuitas, mostrando o quanto o governador Ronaldo Caiado apoia e valoriza a cultura e os artistas de Goiás. São 23 milhões de reais investidos, junto com o Sesc, para fomentar a arte e toda a cadeia produtiva de turismo e eventos”, ressalta o secretário de estado da Retomada, César Moura.

De acordo com o presidente do Sistema Fecomércio Sesc e Senac Goiás, e vice-presidente da Confederação Nacional do Comércio (CNC), Marcelo Baiocchi Carneiro, o Claque é uma das maiores oportunidades que o público tem para contemplar o trabalho dos artistas de maneira gratuita e acessível. “É maravilhoso o que o Claque proporciona, tanto para quem faz arte, quanto para quem aprecia, por isso convido a população de Jataí a aproveitar essa oportunidade de conhecer os artistas que vão se apresentar em nossa unidade durante esse período”, ressalta.

Para o diretor regional do Sesc Goiás, Leopoldo Veiga Jardim, o evento é a prova de que o Governo de Goiás e o Sesc valorizam a cultura goiana. “Nosso maior objetivo com o Claque é fazer com que as pessoas tenham acesso à cultura. Queremos que a população jataiense celebre esse momento, no qual vamos transformar o Sesc Jataí em um palco para que artistas talentosos tenham a chance de se apresentar e mostrar que vale a pena viver a arte”, destaca.

 

O Claque Cultural

O Claque Cultural foi lançado em 2021 para fomentar o trabalho dos artistas que foram impactados pela pandemia de covid-19. A iniciativa contempla diversas expressões artísticas, como artes cênicas, artes visuais, literatura, música e audiovisual. O evento também fortalece a economia dos municípios por onde passa, com destaque para a contratação de estrutura para os eventos, além dos impactos positivos nos setores de alimentação e de hospedagem.

Nesta edição, o Claque Cultural contempla diferentes polos de apresentação em Goiás. Em Goiânia, Anápolis, Jataí e Caldas Novas, as atividades começam em outubro de 2025 e seguem até março de 2026. Já Alto Paraíso recebeu o projeto de 2 a 4 de outubro; Morrinhos, de 16 a 18 do mesmo mês; e Jussara, de 12 a 14 de novembro. Pela primeira vez, o evento realiza apresentações fora do Estado, tornando a Bahia o polo de circulação nacional, que acontece de dezembro de 2025 a março de 2026, enquanto a mostra de audiovisual, presente em todos os polos, acompanha toda a temporada, de 1º de outubro de 2025 a 31 de março de 2026.

 

Confira a próxima programação:

Dia 26/10
11h – Companhia Maculelê Arte e Dança
15h – Maracatu Leão do Cerrado
18h – Grupo Naquele Pike

Veja mais notícias

Anápolis celebra o talento goiano na abertura do Claque Cultural

  • 3 min

  • 20 de outubro

Leia mais

Claque Cultural transforma Morrinhos em um grande palco de arte e diversão

  • 3 min

  • 14 de outubro

Leia mais

Jataí recebe o Claque Cultural a partir de hoje (10) com show de samba do grupo Nóys é Nóys

  • 4 min

  • 10 de outubro

Leia mais

Claque Cultural chega à Jataí neste fim de semana

  • 4 min

  • 06 de outubro

Leia mais