
Sesc Cidadania: confira o calendário escolar e as listas de material para 2026
-
1 min
-
09 de outubro
Publicado em 14/10/2025
Competição desafia estudantes a aplicar teoria e prática em lançamentos de foguetes movidos por reação química
Oito alunos do Ensino Médio, do Sesc Cidadania embarcaram nesta segunda-feira (13) para o Rio de Janeiro, onde participam da Olimpíada Brasileira de Foguetes (OBAFOG), uma competição nacional que reúne cerca de 90 equipes de todo o país. A disputa acontece na cidade de Barra do Piraí (RJ), a 133 km da capital, e vai até o dia 16 de outubro.
Os alunos foram classificados após se destacarem na etapa nacional, realizada em Goiânia, com lançamentos que ultrapassaram 100 metros de distância. A iniciativa é fruto de um projeto interdisciplinar desenvolvido pelos professores Christiam Petras Hummel (Física) e Frederico de Bastos Oliveira Dias (Química), que utilizam a prática dos lançamentos para conectar teoria e experimentação.
Os foguetes são movidos por propulsão química, resultado da reação entre bicarbonato de sódio e vinagre, o que permite aos estudantes compreenderem, na prática, conceitos de Física e Química. Dos oito alunos que embarcaram, cinco são do Programa de Comprometimento e Gratuidade (PCG), reafirmando o compromisso do Sesc em promover educação de qualidade e oportunidades de protagonismo juvenil.
“A importância de participar de um evento desse são várias. A começar pela relevância pedagógica do próprio projeto, que articula dois componentes curriculares tão complementares: química e física. Afinal, os foguetes são lançados por meio de propulsão de elementos químicos. Os alunos protagonizam ciência por meio da prática. Seja por meio do cálculo da trajetória do foguete, ou seja, pelo cálculo estequiométrico, por exemplo. Além disso, a experiência de uma competição olímpica acadêmica fora dos contextos escolares agrega na formação cultural do alunado e da própria instituição. Pois, além de fazer circular a qualidade do que é feito no Centro Educacional Sesc Cidadania, isso também faz os alunos interagir com outros estudantes, do Brasil inteiro”, destacou o coordenador pedagógico do Super Médio, Filipe Artur de Sousa Queiroz.
O presidente do Sistema Fecomércio Sesc Senac Goiás e vice-presidente da Confederação Nacional do Comércio (CNC), Marcelo Baiocchi Carneiro, ressaltou que iniciativas como essa demonstram o compromisso do Sesc com a formação integral dos jovens. “É uma alegria ver nossos estudantes alcançando voos cada vez mais altos, literalmente. A Olimpíada de Foguetes mostra o quanto a educação pode ser transformadora quando integra conhecimento, criatividade e oportunidades. O Sesc Goiás segue investindo em projetos que despertam o protagonismo juvenil e o interesse pela ciência”, afirma Baiocchi.
“Eles aprendem de forma prática, desenvolvem o trabalho em equipe e representam com orgulho o Sesc Goiás em uma olimpíada nacional. Essa classificação reafirma nossa missão de formar jovens preparados para o futuro”, destaca o diretor regional do Sesc e Senac Goiás, Leopoldo Veiga Jardim.
O embarque aconteceu no Aeroporto Santa Genoveva, em Goiânia, e foi marcado pela expectativa e entusiasmo dos alunos e do professor de química, Frederico de Bastos. Os alunos levam ao Rio de Janeiro não apenas foguetes, mas também sonhos, aprendizado e o orgulho de representar o Sesc e o estado de Goiás em uma competição nacional.
1 min
09 de outubro
2 min
08 de outubro
5 min
03 de outubro