
Alunos do Sesc Cidadania representam Goiás na Olimpíada Brasileira de Foguetes no Rio de Janeiro
-
3 min
-
14 de outubro
Publicado em 03/10/2025
Cerca de 2 mil pessoas, entre familiares e comunidade, prestigiaram os projetos dos alunos do 6º ao 9º ano
A manhã do último sábado (27/9) foi marcada por conhecimento, criatividade e engajamento social no Sesc Cidadania, com a Feira Cultural 2025. O evento trouxe como tema central os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), propostos pela Organização das Nações Unidas (ONU), que buscam construir um futuro mais justo e sustentável para todas as pessoas.
Com a participação dos alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental Anos Finais, a feira reuniu aproximadamente 2 mil pessoas, entre familiares, professores e comunidade. Os estudantes apresentaram projetos que abordaram desde a erradicação da pobreza e igualdade de gênero até questões como água potável, energia limpa, preservação da vida terrestre e marinha.
Para o presidente do Sistema Fecomércio Sesc e Senac Goiás e vice-presidente da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), Marcelo Baiocchi Carneiro, momentos como esse representam um dos pilares da instituição. “Para nós, a Feira Cultural representa um dos pilares da nossa missão, a formação cidadã. É um momento em que a escola mostra seu papel e convida a família a participar. Cada projeto apresentado pelos alunos é uma forma de aprender, compartilhar e ajudar a construir um mundo melhor”, ressalta Baiocchi.
O diretor regional do Sesc e Senac Goiás, Leopoldo Veiga Jardim, reforçou a relevância do projeto. “É gratificante ver o quanto os alunos abraçam as atividades propostas pelos professores. A Feira Cultural 2025 é uma oportunidade de aprendizado, ao trabalharem os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, os estudantes desenvolvem consciência social, responsabilidade e entendem, desde cedo, seu papel na construção de um mundo mais justo”, pontua.
As apresentações foram divididas entre os 17 ODS, cada turma responsável por um objetivo específico. A aluna do 8º ano E, Ana Júlia Lino de Matos, explicou a escolha do tema Vida na Água: “Muitas vezes as pessoas pensam que a vida na água está apenas nos oceanos. A gente quis mostrar também rios, cachoeiras, nascentes. É um tema muito negligenciado e queríamos trazer essa reflexão”. A preocupação com o meio ambiente também foi lembrada pela aluna do 9º ano, Giovana Leal. “Com as maquetes, mostramos como o desmatamento prejudica os ecossistemas e pode levar à extinção de animais. Entendi o quanto cada pequena ação ajuda a tornar o mundo melhor”, refletiu a estudante.
E teve aluno que deu vida a um personagem folclórico, como é o caso de Gustavo Calixto, do 9º A, que estava na feira vestido de Curupira para apresentar o ODS 15, sobre a Vida Terrestre: “O objetivo é recuperar e proteger os ecossistemas terrestres para que animais, plantas e futuras gerações possam usufruir da natureza sem destruí-la”, explicou Gustavo.
A participação das famílias foi um dos pontos altos do evento. Laudice Calixto, mãe de Gustavo, elogiou o empenho dos alunos: “É muito gratificante ver esse trabalho que agrega para eles e para nós como família. Nosso filho está no Sesc Cidadania desde o 1º ano e sempre vimos dedicação e amor no ensino”, disse ela, sorrindo.
No decorrer da Feira Cultural, a gestora de Educação do Sesc Goiás, Luciana Carniello, acompanhou as atividades e ressaltou a importância de abrir a escola para a comunidade. Luciana afirmou que “vivemos um desafio constante de competir com as telas. Trazer famílias para dentro da escola em um sábado de manhã é motivo de muita satisfação. Aqui não oferecemos apenas conteúdos curriculares, mas também educação socioemocional, que empodera os alunos e dá sentido ao conhecimento”.
A coordenadora dos anos finais, Vânia Rios, ressaltou o propósito educativo da feira, onde “cada turma trabalhou com um ODS, aprofundando desde a erradicação da pobreza até a sustentabilidade. Aqui, queremos conscientizar nossos alunos e famílias de que um mundo melhor depende de cada um de nós”, completou.
Adélia Laura Félix, mãe de José David, do 7º ano, e de mais dois Josés, estudantes da escola, acompanhando todos os trabalhos e segurando uma muda de pitanga, compartilhou sua emoção ao ver o desenvolvimento dos filhos. “Os meus três filhos cresceram dentro desta escola. Essa feira é muito importante, porque fala de temas que impactam o mundo. Recebi uma mudinha de pitanga e vou plantar na fazenda. Esse gesto simboliza o futuro que queremos deixar”, disse ela, abraçando o filho com força e lhe dando um beijo de orgulho. O próprio José David completou: “Fico feliz em passar conhecimento para a minha mãe”, retribuindo o abraço.
No Sesc Cidadania tem uma juventude consciente
As falas dos estudantes também mostraram como o aprendizado foi internalizado. Emilly Ferreira, do 7º ano E, resumiu: “Aprendi sobre respeitar”. Já sua colega Juliana Silva Teixeira destacou a amplitude das desigualdades: “Elas não são só econômicas, mas também raciais, de gênero, religiosas e sociais. Aprendi que podemos mudar isso, e que a atitude precisa vir da gente”.
Durante toda a manhã, temas como água, energia, meio ambiente e justiça social envolveram não só os alunos, mas também suas famílias. Os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU foram o ponto de partida para reflexões, debates e projetos desenvolvidos por nossos jovens alunos, que estão focados em construir um futuro melhor.
O Sistema integra a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), presidida por José Roberto Tadros.
3 min
14 de outubro
1 min
09 de outubro
2 min
08 de outubro