Publicado em 08/09/2025

Alunos do Sesc Cidadania participam do 3° Xadrez no Cubo  

  • Educação

 

No total, 13 representantes receberam medalhas e troféus em quatro categorias 

                               

O Centro Educacional Sesc Cidadania foi representado por 13 alunos em quatro categorias durante o Xadrez no Cubo, um campeonato que reúne os 20 melhores enxadristas de cada categoria, que participaram do Circuito Escolar de Xadrez no decorrer do ano. O evento aconteceu no último sábado (6) e domingo (7) no Shopping Flamboyant em Goiânia e reuniu competidores de diversas escolas da capital. Os 20 alunos selecionados de cada categoria receberam troféus que premiaram o desempenho deles durante o Circuito. Já os três primeiros vencedores de cada categoria receberam medalhas e troféus pela colocação na disputa do Xadrez no Cubo. 

De acordo com o professor de xadrez do centro Educacional Sesc Cidadania, Hélio de Oliveira Neto, o Xadrez no Cubo é etapa final do Circuito Escolar de Xadrez, que é a culminância de seis etapas anteriores. “Só participam desta final aqui os 20 melhores de cada categoria, então esse torneio é muito importante o mais esperado do ano para esses meninos, porque eles lutam durante as seis etapas para estarem aqui”, destaca. 

O Xadrez no Cubo é um festival com várias competições e consequentemente, vários estilos, como o blitz, o xadrez rápido, o bullet e outros estilos de xadrez. Os cinco primeiros colocados de cada categoria fizeram uma simultânea contra o Mestre Krikor, que é um dos melhores jogadores do Brasil. 

Hélio explica que cada etapa é realizada em uma escola diferente. São mais de 60 escolas da rede privada, da rede municipal e projetos sociais com representantes dentro dessa competição. “Por isso eu valorizo muito esses alunos que estão aqui, independente se eles ganham ou perdem, porque só para competirem, eles treinaram bastante, já que o nível do xadrez goiano é muito alto”, frisa. 

Segundo o professor, os alunos do Sesc participaram do evento graças ao Circuito Escolar de Xadrez, que faz um trabalho brilhante em incentivar esses alunos e promover essa chance para eles, já que a modalidade, além de ser um esporte e um jogo, é uma ferramenta pedagógica que auxilia não só na parte cognitiva e pedagógica, mas na questão social também. “O Circuito Escolar de Xadrez tem um papel muito importante e proporciona a esses alunos uma experiência fantástica, para que eles possam interagir, jogar e crescer cada vez mais”, elucida. 

De acordo com Hélio, o xadrez dentro do Sesc Cidadania vai muito além de uma disciplina na grade curricular, “pois é uma ferramenta pedagógica para com as outras disciplinas, porque ele trabalha algumas especificidades como a concentração, a tomada de decisão, a memória, atenção, a socialização e o controle emocional. A criança que começa a praticar o xadrez como um esporte mesmo, apresenta uma evolução não só formativa, mas uma evolução emocional e social, se tornando uma criança bem mais desenvolta e mais preparada para a vida”, destaca.

 Marline Oliveira Sales, mãe do vice-campeão, Gabriel Sales conta que o gosto pelo xadrez vem de família. “O pai e o irmão dele também jogam. O irmão dele, o Pedro Lucas Souza Sales está na terceira categoria, que é do sexto ao oitavo ano. Desde os 4 anos ele já se interessou e no ano passado, quando entrou para o fundamental no Cidadania, ele começou a fazer aula de xadrez e logo já entrou no treinamento para campeonato. Já desde as primeiras etapas foi bem, e é o esporte que ele mais gosta. É o único que ele não desiste. É apaixonado pelo xadrez” destaca.  

 Para a mãe de outros dois competidores, Flávia Ramalho Monteiro, ver os filhos Gabriel e Matheus Monteiro interagindo dentro de casa e na equipe com o professor Hélio é grandioso, porque o desenvolvimento deles não é só no xadrez, mas sim na vida de uma forma geral. “O xadrez possibilita novos conhecimentos, novas formas de raciocínio dentro dos próprios componentes curriculares da escola. O Mateus está no sétimo ano e o Gabriel no quarto ano, então isso facilita também até dentro da escola. Além disso, ajuda na socialização nos jogos, não só no circuito, mas na equipe de treinamento, com as famílias juntas no processo do circuito em todas as etapas. Isso faz com que o xadrez cresça na minha família e na família dos outros meninos também. O professor Hélio é um grande incentivador, não só do meu filho, mas de todos os enxadristas dessa equipe. Então a gente se integra e se conecta com o xadrez e as famílias”, explica. 

 

Confira quem são os alunos que competiram no Xadrez no Cubo: 

  

Categoria 1 – do 1º ao 3º ano 

 2º colocado: Gabriel Sousa Sales 

 15º colocado: Jonas Soares 

 17ª colocada: Leonora de Castro Buzaym 

   

 

 

 

 

Categoria 2 – 4º e 5º ano

2º colocado: Gabriel Monteiro 

4º colocado: Sebastião Alves 

10º colocado: Rodrigo Batista 

13º colocado: Matheus Aragão 

19ª colocada: Luiza Pinheiro 

20º colocado: Bruno Santiago 

 

Categoria 3 – do 6º ao 8º ano

 14º colocado: Pedro Lucas Souza Sales 

 19º colocado: Christian Josué 

   

 

 

 

 

 

Categoria 4 – do 9º ano ao Ensino Médio 

 2ª colocada: Maria Vitória de Souza 

20° colocado: Raul de Macedo  

  

  

 

Veja mais notícias

Sesc Goiás abre inscrições para vagas remanescentes na educação em 2026

  • 2 min

  • 26 de setembro

Leia mais

Monja Coen participa do Café Sesc/TRE com reflexão sobre os desafios emocionais da contemporaneidade

  • 3 min

  • 25 de setembro

Leia mais

Sesc abre período de rematrículas da Educação para 2026 com prazo até 15 de outubro

  • 1 min

  • 22 de setembro

Leia mais

Curso de Gestantes do Sesc Goiás retorna com foco em orientações práticas e rede de apoio

  • 6 min

  • 04 de agosto

Leia mais