Publicado em 28/08/2025
Sesc Goiás lança 2ª edição da Trilha do Emagrecimento para incentivar saúde e qualidade de vida

Programa multidisciplinar une acompanhamento nutricional, avaliação física, atividade funcional e apoio motivacional em Goiânia
O Sesc Campinas, em Goiânia, deu início à segunda edição da Trilha do Emagrecimento, programa voltado para pessoas com sobrepeso ou obesidade que buscam perder peso de forma saudável, sustentável e com acompanhamento profissional. A iniciativa tem duração de 60 dias e combina atendimento nutricional individualizado, avaliações físicas, prática de atividade funcional e suporte em grupo.
De acordo com Michely Mariane, professora do Desenvolvimento Físico Esportivo (DFE) do Sesc Campinas, a proposta nasceu da necessidade de acolher pessoas de diferentes idades e condições de saúde: “A trilha surgiu com a necessidade de ver que pessoas de diferentes idades precisam cuidar e melhorar o seu condicionamento físico e o seu corpo. Nós temos jovens e pessoas da terceira idade. Pensamos em propostas que acolhem todos, com adaptações necessárias para cada realidade, seja obesidade, problemas no joelho ou na coluna. O importante é mostrar que todos podem se movimentar e sair do sedentarismo dentro de seus limites”.
A nutricionista Beatriz Teixeira, também do Sesc Campinas, reforça que a trilha vai além de dietas rápidas e incentiva mudanças reais de comportamento. “Nós sabemos que emagrecer não é tão fácil quanto parece. Para conseguir manter o emagrecimento a longo prazo é preciso motivação, entender os mecanismos que levam ao ganho de peso e fazer uma reeducação alimentar verdadeira. Os resultados da primeira edição foram surpreendentes, com destaque para a perda de gordura e ganho de massa magra, o que melhora o metabolismo e a autoestima. Nesta segunda edição, focamos ainda mais na composição corporal, com alimentação equilibrada e sem dietas malucas”, frisa a profissional.
Experiência dos participantes
Sandra Magalhães, assistente de patrimônio, participa pela primeira vez e já comemora os resultado: “Eu nunca tinha feito acompanhamento com nutricionista e gostei muito da proposta. Já perdi peso e medidas, além de melhorar minha disposição. Também consegui organizar melhor a alimentação e cuidar da saúde”, disse sorrindo.
Para a aposentada Mirian Rodovalho, que já havia participado de outras iniciativas semelhantes, a trilha traz estímulo extra: “Aqui a gente tem aulas bônus, como funcional e HIIT, que me desafiaram bastante. Achei muito estimulante. Não é fácil mudar a alimentação, mas com alto astral e motivação fica mais tranquilo. Eu já fazia pilates, mas o funcional trouxe um diferencial, porque não tem como relaxar: a professora está junto o tempo todo”.
O militar Júlio Santos, ainda ofegante após os exercícios, destaca os resultados rápidos e o comprometimento da equipe. “Já perdi três quilos em três semanas. Vim em busca de pequenas conquistas, mas os resultados superaram as expectativas. Além da perda de peso, já sinto mais disposição no dia a dia. Os profissionais são muito dedicados, não só durante as aulas, mas também nos acompanhamentos fora do Sesc, incentivando a gente a continuar firme”, conta.
Para o presidente do Sistema Fecomércio Sesc e Senac Goiás, e vice-presidente da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), Marcelo Baiocchi Carneiro, a Trilha do Emagrecimento reforça o compromisso social da instituição. “Nosso papel vai muito além da oferta de serviços. O Sesc e o Senac existem para transformar vidas. Projetos como este mostram que, com acompanhamento adequado e incentivo, é possível promover saúde, autoestima e qualidade de vida para milhares de pessoas”, ressalta.
O diretor regional do Sesc e Senac Goiás, Leopoldo Veiga Jardim, lembra que a integração das áreas de nutrição e esporte garante resultados mais sólidos. “O diferencial da Trilha do Emagrecimento é o acompanhamento próximo e multidisciplinar. Não se trata apenas de perder peso, mas de oferecer ferramentas para que as pessoas construam hábitos duradouros. Esse é o compromisso do Sesc: acolher, orientar e transformar”, destaca.
O Sistema Fecomércio, Sesc e Senac Goiás integra a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), presidida por José Roberto Tadros.
Como funciona
As atividades da Trilha do Emagrecimento incluem a chamada Trilha Funcional, modalidade criada especialmente para os participantes, realizada na unidade do Sesc Campinas em diferentes horários da semana. Além do acompanhamento individual, a nutricionista prepara um plano alimentar exclusivo, respeitando as particularidades e necessidades de cada participante. Embora não sejam obrigatórias, as aulas são recomendadas para potencializar os resultados.
Quem já é aluno do Sesc em alguma modalidade esportiva não precisa apresentar novo atestado médico, desde que esteja dentro do prazo de validade de um ano. Para quem vem de fora, o documento atualizado é exigido para garantir segurança durante os treinos.
Com iniciativas como essa, o Sesc Goiás reafirma seu compromisso de cuidar da saúde e do bem-estar da população. A próxima edição será realizada no segundo semestre, e inscrições e demais informações estarão disponíveis no site e nas redes sociais oficiais do Sesc, para que mais pessoas possam transformar seus hábitos e conquistar qualidade de vida.