
Sesc Centro sedia 3ª mostra do Korean Film Festival (KOFF) e Festival do Minuto
-
11 min
-
11 de agosto
Publicado em 10/08/2025
Fortalecendo a cena artística, o projeto dá início a uma maratona cultural que vai circular por diversas cidades de Goiás e da Bahia
A vila São Jorge, na Chapada dos Veadeiros, foi palco da abertura da 3ª edição do Claque Cultural, realizada ontem, 8 de agosto. O cantor Toni Garrido, encantou o público com um show vibrante na Praça do Artesão. A noite contou ainda com apresentações de dois artistas locais selecionados por meio do edital do projeto, o DJ Dante e Pacatto do Alto.
Com o objetivo de valorizar a produção artística regional e movimentar a economia criativa, o evento marcou o início da circulação do Claque Cultural 2025, uma realização do Governo de Goiás e Sesc. Nesta edição, o projeto abrange sete cidades goianas, além de um polo na Bahia, reunindo artistas selecionados via edital.
“Começar esta edição em um lugar tão especial como São Jorge é motivo de orgulho, pois a missão do Claque é valorizar a produção artística do nosso estado e levar cultura de qualidade para diferentes territórios. É um projeto que fomenta a cultura, o comércio e o turismo ”, afirma Marcelo Baiocchi Carneiro, vice-presidente da CNC e presidente regional do Sistema Fecomércio Sesc Senac.
Além de shows, o Claque irá promover ações e apresentações em diversas linguagens, como teatro, dança, circo, literatura e artes visuais, ocupando espaços públicos e ampliando o acesso à cultura. “É uma grande satisfação para o Sesc realizar, ao lado do Governo de Goiás, mais uma edição do Claque Cultural, incentivando a democratização da cultura e o fortalecimento da identidade regional”, destaca Leopoldo Veiga Jardim, diretor regional do Sesc e Senac Goiás.
“Estamos aqui presenciando mais uma ação do Claque Cultural, a segunda edição em parceria com o Governo do Estado. Nosso compromisso é mostrar o que há de melhor em Goiás e fomentar a economia criativa local. Aqui em São Jorge, oferecemos uma prévia do que será essa intensa maratona cultural que irá envolver todo o estado nos próximos meses”, ressalta o subsecretário do Trabalho e Renda da Secretaria da Retomada, Teófilo Neves.
“Esta noite é muito especial, pois estamos recebendo a abertura do Claque, uma maratona cultural que é fruto da parceria entre o Governo de Goiás e o Sesc. É muito importante essa valorização da cultura local, pois estimula e promove o turismo na região”, agradece o prefeito de Alto Paraíso, Marcus Rinco.
O cantor Toni Garrido destaca a importância de iniciativas como o Claque. “É com uma felicidade enorme que estou aqui em São Jorge. Esse projeto é muito especial, pois credencia iniciativas artísticas e culturais que precisam ser celebradas e fortalecidas. É um prazer imenso abrir essa edição do Claque e poder compartilhar minha música e energia com vocês, que são a alma desta região tão rica em cultura.”
“Ser selecionado para fazer a abertura aqui em São Jorge foi uma surpresa maravilhosa”, disse o cantor Pacatto. O DJ Dante, artista nato de Alto Paraíso, também manifestou sua gratidão por participar desse momento. “Fiquei muito feliz em ser contemplado. Meu trabalho é resgatar a essência da música, que, de certa forma, se perdeu na era virtual”, explica.
Claque Cultural 2025
Nesta edição, o Claque Cultural contempla diferentes polos de apresentação em Goiás, como Anápolis, Alto Paraíso, Caldas Novas, Goiânia, Jataí, Morrinhos e Jussara. Os artistas inscritos também puderam optar pelo polo nacional, com apresentações previstas nas cidades baianas de Salvador, Porto Seguro, Santo Antônio de Jesus, Alagoinhas, Feira de Santana e Jacobina. O edital prevê cachês entre R$ 2 mil e R$ 24 mil, de acordo com a categoria da proposta.
Para garantir maior organização e transparência no processo seletivo, a divulgação dos resultados será feita de forma escalonada por polo. O primeiro resultado a ser divulgado foi do polo de Alto Paraíso, os demais serão anunciadas em breve nos canais oficiais do Governo de Goiás e Sesc.
11 min
11 de agosto
7 min
07 de agosto
3 min
04 de agosto