Publicado em 27/06/2025
Turma do 4º ano do Sesc Cidadania apresenta culminância do projeto “Regiões Brasileiras”

Crianças vivenciam o aprendizado sobre a diversidade cultural brasileira de forma lúdica e significativa
Uma ação que teve início no primeiro bimestre e encerra o terceiro bimestre no Sesc Cidadania ganhou vida em uma tarde de quarta-feira (25/7), com a culminância do projeto “Regiões Brasileiras”, protagonizada pelos alunos do 4º ano.
O auditório foi um espaço de protagonismo para o brilho das crianças, que se apresentaram em grupos, vestidas com trajes típicos de cada região do Brasil, Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul. Eram cabelos amarrados com laços, chapéus de palha, rosas de peão e muitos outros detalhes que evidenciavam a riqueza cultural representada por cada grupo. Nos olhares e nas roupas, os pequenos traduziam o orgulho de representar o Brasil.
Os alunos subiam ao palco para contar, com propriedade, o que aprenderam ao longo do projeto. Explicavam características geográficas, elementos da cultura, comidas típicas, fauna e flora. A cada nova fala, gritos de apoio e aplausos repercutiam, em sinal de orgulho e amizade entre os colegas.
As professoras também participaram ativamente do processo, que envolveu aulas expositivas, discussões temáticas, pesquisas, leituras complementares e por fim, a culminância com apresentações e degustação de pratos típicos de cada região.
“A culminância é o momento em que o aluno se torna protagonista e entende que o conhecimento também se vive com afeto, significado e encantamento”, destacou a professora Jadi Lovi, do 4º ano B. “O projeto das regiões brasileiras tem como objetivo ensinar os alunos sobre a diversidade cultural brasileira, que sofre influência dos povos originários, indígenas, europeus e africanos. Conhecer essa diversidade ajuda os alunos a preservar e valorizar a nossa cultura, que é o nosso maior patrimônio”, completou.
A professora Jéssica Borges Santos, do 4º ano A, celebrou o resultado: “As crianças estão completamente felizes, conseguiram falar, participaram com entusiasmo… Nossa culminância foi um sucesso!”
A aluna Valentina, do 4º ano A, representou a região Norte, de um jeito tão meigo e gentil, ainda balando o vestido rodado. “Aprendi sobre as árvores da região, a fauna e a flora, como a seringueira e a castanheira. Descobri várias espécies de animais e comidas, como tacacá, tucupi, açaí com farinha… Também conheci o boto cor-de-rosa e a arara. Eu achei tudo muito legal e amei fazer esse trabalho sobre a região Norte”, contou empolgada.
Durante o projeto, foram abordadas todas as cinco regiões do Brasil sob os aspectos históricos, econômicos, sociais e geográficos. Incluindo clima, relevo, hidrografia, vegetação, cultura, culinária e costumes locais. Também foram promovidas discussões sobre a preservação ambiental e a preparação dos alunos para o mundo globalizado, incentivando a compreensão da diversidade, em todas as esferas: econômica, social, cultural e política.
O momento mais aguardado foi o encerramento, quando os alunos puderam experimentar as comidas típicas de cada região, levadas por eles mesmos. O espaço estava cuidadosamente decorado, com mesas temáticas e os trabalhos expostos, formando um grande mosaico cultural. A emoção era visível nos rostos das crianças ao verem tudo montado com tanto carinho.
Para o presidente do Sistema Fecomércio, Sesc e Senac Goiás, e vice-presidente da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), Marcelo Baiocchi Carneiro, ações como essa mostram o verdadeiro papel transformador da educação. “O Sesc tem esse compromisso com a formação integral das crianças, despertando nelas o senso de pertencimento, valorização da cultura e do conhecimento de forma lúdica, afetiva e significativa. Educação de qualidade se faz com vivência e encantamento, e é isso que vemos aqui hoje”, pontua.
O diretor regional do Sesc e Senac Goiás, Leopoldo Veiga Jardim, também elogiou a iniciativa: “É gratificante ver o quanto nossos alunos se envolvem com os projetos propostos pelas nossas unidades. O Sesc acredita na força da educação como ferramenta de transformação social, e a culminância das Regiões Brasileiras é um exemplo claro do quanto é possível aprender brincando e partilhando”.
O Sesc é uma instituição integrante do Sistema Fecomércio, Sesc e Senac, presidido por Marcelo Baiocchi Carneiro. O Sistema compõe a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), presidida por José Roberto Tadros.
O projeto “Regiões Brasileiras” possibilitou aos alunos do 4º ano uma experiência prática, criativa e afetiva sobre o conteúdo estudado. A culminância transformou o conhecimento em vivência, despertando protagonismo e pertencimento nas crianças.
A ação reforça o compromisso do Sesc com uma educação que une saber, cultura e encantamento.
Ver essa foto no Instagram