Sesc Saber: porque muitas pessoas ainda têm medo de dentista
A odontofobia é causada por vários fatores, entre eles o medo da dor
Você já ouviu falar em odontofobia? A odontofobia é o medo de dentista. Uma pesquisa realizada pela British Dental Health Foundation mostra que 36% das pessoas que não foram ao dentista regularmente disseram que o principal motivo era o medo. O levantamento também mostra que 9% a 15% da população dos Estados Unidos evita ir ao dentista por causa da odontofobia.
A cirurgiã-dentista Ludimila Rispoli Moura, da equipe de Saúde Bucal do Sesc Goiás, explica que esse medo de dentista está relacionado a vários fatores. Um deles é o medo da dor.
“Os tratamentos odontológicos no passado eram muito dolorosos, mas hoje não é mais assim, pois temos recursos tecnológicos que minimizam esse limiar de dor”, relata.
Outro fator, aponta Ludimila Rispoli, era a cultura que muitos pais tinham de fazer os filhos a associarem a ida ao dentista com a punição. “Por isso hoje a gente pede e orienta que os pais não façam isso”, revela.
Já as crianças podem apresentar medo de dentista quando fazem essa associação negativa (ir ao dentista é uma punição) ou quando têm uma experiência negativa e desenvolvem o trauma.
Como perder o medo
O medo de dentista pode trazer prejuízos para saúde como um todo, desde a perda precoce dos dentes a problemas emocionais causados pela baixa autoestima. Sendo assim, o melhor remédio é superar essa fobia.
Uma das formas é encontrando um profissional de sua confiança e conversando com ele sobre o seu medo. Se mesmo assim não adiantar, é aconselhável procurar ajuda psicológica. O importante é encontrar formas de gerenciar este medo, de modo que ele não prejudique sua saúde bucal.