Sesc Saber: os perigos do álcool em gel para os olhos
Momento Sesc Saber traz dicas de especialistas para você cuidar da sua saúde física e psicológica
Por causa da pandemia causada pela Covid-19 muitos serviços do Sesc estão suspensos ou funcionando com horário e capacidade reduzidos. E para que você não fique sem a assistência que merece e continue cuidando do seu bem mais precioso, sua saúde física e psicológica, é que toda semana você confere as dicas e orientações dos especialistas no Momento Sesc Saber. Queremos te ajudar a tornar o seu dia a dia mais fácil e saudável!
Perigos do álcool em gel para os olhos
Neste período de pandemia, o indicado por todos os órgãos da Saúde é que a população higienize as mãos com álcool em gel 70% com frequência. Essa é uma das medidas de proteção contra a Covid-19.
O que poucas pessoas sabem é que o álcool pode causar sérios problemas se entrar em contato com os olhos. O Ministério da Saúde francês divulgou dados alarmantes. Entre maio e agosto de 2020 foram registrados 63 casos de crianças com idade média de 4 anos que respingaram gel hidroalcoólico nos olhos. Entre os sintomas, pode-se observar vermelhidão, dor ou inflamação do olho ou da pálpebra. As autoridades informaram também que 2 casos resultaram em danos na córnea.
O oftalmologista Rafael Cardoso explica como a substância pode afetar a saúde ocular. “Se o álcool for diretamente nos olhos, pode causar de uma irritação leve até uma queimadura mais grave. Por isso, cuidado ao passar álcool nas mãos ou higienizar algum ambiente, espere o álcool secar, não toque os olhos”, orienta.
Por isso, sempre que usar álcool em gel em você ou em uma criança, certifique-se de que as mãos sequem adequadamente. Caso tenha contato direto com os olhos, a orientação do oftalmologista é lavar com bastante soro fisiológico. Se a ardência persistir, você deve procurar ajuda média especializada.
Como é aí na sua casa? Você toma esses cuidados? Compartilhe sua opinião com a gente nas nossas redes sociais oficiais!