Saúde Bucal: Os cuidados com os dentes precisam virar hábito
Entenda a importância de realizar consultas regulares ao dentista
A saúde bucal desempenha um papel importante no bem-estar geral de uma pessoa. Além de garantir um sorriso radiante, manter uma boa saúde bucal contribui para a saúde do corpo em geral. Escovar os dentes regularmente, usar fio dental e visitar o dentista com frequência não apenas previne cáries e doenças periodontais, mas também pode ajudar a evitar problemas de saúde mais sérios, como doenças cardíacas e diabetes.
No entanto, a falta de cuidados com a saúde bucal pode levar a uma série de complicações. Cáries não tratadas podem resultar em dor intensa, infecções e até mesmo perda dentária. Além disso, doenças periodontais, como gengivite e periodontite, não só causam desconforto oral, mas também estão associadas a problemas de saúde sistêmica, como doenças cardíacas, respiratórias e inclusive aumentar o risco de doenças em mulheres gestantes. A falta de cuidado também pode afetar a autoestima e a confiança de uma pessoa devido a problemas estéticos, como mau hálito e dentes desalinhados.
Portanto, é essencial que tenhamos consciência sobre a importância da saúde bucal e, assim, buscar e incentivar hábitos saudáveis desde a infância. Educar as pessoas sobre os benefícios de uma boa higiene oral e garantir acesso adequado aos cuidados odontológicos são passos fundamentais para prevenir uma série de problemas de saúde e promover uma vida mais saudável e feliz.
Um ponto importante que se deve ter atenção é em relação a nossa alimentação. Uma má alimentação pode contribuir com o aparecimento de problemas bucais. Quando não nos alimentamos corretamente pode ocorrer a falta de vitaminas, sais minerais e proteínas, fazendo com que o nosso sistema imune fique baixo, deixando o nosso corpo mais suscetível a infecções e doenças bucais. Outro ponto importante é quando o alimento que consumimos possui excesso de açucares (inclusive em bebidas), pois eles vão propiciar o desgaste dental e principalmente o acometimento de doenças como a cárie dentária.
A chefe de clínica odontológica do Sesc Goiás, Ludimila Rispoli, disse que a saúde bucal não se limita apenas na realização da higiene bucal, mesmo que essa higiene seja uma parte primordial dentro do processo de manutenção da saúde bucal. “A higiene bucal auxilia para evitar o desenvolvimento de problemas bucais e dentários. Mas a saúde bucal vai além. Ela envolve o ato de falar, sorrir, ingerir alimentos, saborear, é o ato de transmitir emoções e autoconfiança, ou seja, a saúde bucal interfere na nossa saúde em geral.”
Já o cirurgião dentista do Sesc, Pedro Rodrigues, comentou sobre os principais cuidados que temos que ter para prevenir as doenças bucais. “Precisamos concentrar na utilização de uma escovação ideal, com o uso de uma escova macia de um creme dental a base flúor, além do uso do fio dental, de uma alimentação rica em sais minerais, vitaminas e proteínas, principalmente evitando o uso em excesso de alimentos com alto índice de açúcar. Lembrando que cada indivíduo tem sua particularidade, onde recomendamos uma visita ao dentista a cada seis meses.”
O conteúdo faz parte do Momento Saber, uma iniciativa do Sistema Fecomércio, Sesc e Senac, que tem por presidente Marcelo Baiocchi. O Sistema integra a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), presidida por José Roberto Tadros.
Clique no vídeo e confira a entrevista completa com os especialistas.