Notícias

Languishing: a sensação de vazio potencializada pela pandemia

Profissional orienta como enfrentar a situação e voltar a ter uma vida prazerosa


Com a pandemia de Covid-19 a população viveu um trauma coletivo e, segundo especialistas, em algum momento todos nós experimentamos uma sensação de apatia. Essa sensação está sendo chamada pelos especialistas de languishing.

“O languishing é um sentimento de vazio, uma falta de perspectiva em relação ao futuro. Essa sensação de descontinuidade favorece a apatia geral e em algumas pessoas isso ficou mais evidente que em outras”, explica a psicóloga Gioconda Gomes e Silva.

A profissional orienta que é preciso estar atento ao desconforto causado pelo languishing, como não apresentar emoções frente aos acontecimentos da vida, ao nascimento de um bebê ou à morte de alguém. Por exemplo. “Parece que todas essas questões que vivemos nos últimos anos em relação à pandemia não nos deixam mais ter as reações que tínhamos antes. Essa apatia, esse mais do mesmo, esse esvaziar-se, caracterizam o languishing.

Gioconda cita ainda um caso muito comum que percebe no consultório: jovens na fase de escolha de carreira. “Eles deveriam estar empolgados com o fato de entrar na faculdade, mas se encontram perdidos, sem ter perspectiva de futuro, sem sonhar com algo novo para a própria vida. Nessa fase da vida, se espera da pessoa que ela tenha planos e projetos, e o que estamos observando neste momento é que ela não tem. Ela não consegue perceber um futuro favorável para os seus sonhos e para seus planos anteriores e ela se acomoda, deixa seus sonhos de lado e guardados”, detalha a psicóloga.

Sofrimento emocional

O languishing, por si só, tem causado sofrimento emocional nas pessoas. Embora não seja depressão nem ansiedade, se não observado com o cuidado que merece e não tratado, pode levar o indivíduo à depressão ou à ansiedade.

Para não deixar que o Languishing se torne algo pior, é preciso estar atento às próprias emoções e sentimentos. “É importante aprender a nomear o que se passa no seu interior para poder enfrentar melhor as circunstâncias que a vida oferece”, sugere Gioconta.

Ajuda profissional

Como saber o momento exato para procurar ajudar profissional? A psicóloga explica que é preciso identificar as emoções, verificar a facilidade (ou não) em lidar com os conflitos da vida e, a partir de então, ter um filtro para analisar questões como

Se lendo até aqui você percebeu que apresenta algumas características do Languishing, a psicóloga Gioconda Gomes e Silva preparou 5 dicas que vão te ajudar a enfrentar essa situação:

  • 1 – Reconheça e acolha as suas emoções

É muito importante você reconhecer, acolher e cuidar das suas emoções quando necessário. Uma forma interessante de fazer isso é nomeando. Quando eu nomeio a emoção, eu consigo deixar de fantasiar e trazê-la para mais próximo da minha realidade. Isso facilita bastante no processo de compreensão do que você está sentindo.

  • 2 – Pratique a atenção plena

Momentos de meditação, pequenas orações, momentos de contemplação da natureza. Aquele momento em que você vai tirar para esvaziar a mente, para pensar em uma única coisa, com atenção naquele único ponto. Pode prestar atenção na respiração, na paisagem, na oração que está fazendo ou na meditação.

  • 3 – Concentre-se nas suas necessidades básicas

Muitas vezes deixamos de cuidar de coisas como alimentação, tomar água de forma adequada, o sono (tem alguma coisa errada com o sono? Fique atento, cuide disso!) e a prática de atividade física diariamente. Tudo isso faz parte da sua saúde física e contribui com a saúde emocional.

  • 4 – Conclua suas tarefas

Sempre que for realizar uma tarefa, procure verificar os passos para poder executá-la no início, meio e fim. Coloque também um prazo para que você possa realizar essa tarefa. Isso fará com que você perceba o trabalho sendo desenvolvido, consiga ver o final do seu trabalho, diminua aquela ansiedade da ‘não conclusão’ e também evita a procrastinação. Perceber sua atividade sendo concluída vai gerar em você um bem-estar maior.

  • 5 – Tenha um tempo para você

Reserve um tempo para semear o seu bem-estar, para ficar com quem você gosta, para fazer atividades que você curte e deixam você satisfeito. Isso vai trazer para você uma sensação de plenitude. Busque tempo para fazer coisas para si e isso vai te ajudar muito no enfrentamento do Languishing.

Se com todo esse conteúdo você ainda se sentir perdido e não consegue se ver como protagonista da sua vida, busque ajuda profissional. A psicoterapia vai trazer você de novo para o centro da sua vida para ser autor da sua história.