Exercícios físicos ideais para cada fase da gestação
Professora do Sesc explica que mãe e bebê são beneficiados pela prática de atividade física durante a gravidez
O Momento Sesc saber desta semana aborda um tema muito importante para as mamães: os exercícios físicos ideais para cada fase da gestação. Muitas pessoas pensam que a prática da atividade física durante o período gestacional é contraindicada, mas Amanda Mohana, educadora física e professora de Pilates do Sesc Centro, em Goiânia, afirma que isso nada mais é do que um mito. “A verdade é que se a condição de saúde da mãe for favorável, ela deve praticar exercícios físicos durante o período gestacional e isso vai trazer inúmeros benefícios tanto para a ela quanto para o bebê”, garante a profissional.
Um estudo da Rambam Health Care Campus, de Haifa, Israel, em parceria com o Shaare Zedek Medical Center, mostrou que “as participantes que mantiveram os níveis de treino pré-gravidez até o parto relataram significativamente menos complicações reprodutivas do que aquelas que cessaram os níveis de treino antes do parto”. O estudo aponta também que a indicação é de 150 minutos de exercícios aeróbicos de média intensidade distribuídos por pelo menos três dias.
Mohana explica que as secreções e hormônios liberados durante a prática de atividades físicas beneficiam diretamente o bebê. “Melhora a oxigenação e até questões cognitivas dos bebês, podendo prevenir até diabetes no futuro”, destaca. Estudos clínicos apontam ainda que praticar exercícios físicos no período gestacional auxilia no menor ganho de peso da mãe, na recuperação mais rápida da frequência cardíaca, na melhoria da tolerância à glicose, redução da pressão arterial e diminuição do risco de depressão.
No entanto, a educadora física do Sesc Goiás alerta que nem todas as grávidas são indicadas para a prática de atividades físicas, por isso a liberação do médico obstetra é imprescindível.
Os exercícios adequados para cada fase da gestação precisam ser observados principalmente pelo profissional que vai conduzir a mãe, conforme alerta Mohana.
1º trimestre
Os enjoos, instabilidade e a alteração dos hormônios nesta fase deixam a mãe com menos disposição para a prática de atividade física, por isso Mohana orienta que os exercícios mais indicados são os alongamentos e caminhadas. “É compreensível porque é um corpo que está em mudança, então nesse período é importante escolher atividades que tragam conforto e segurança para a mãe”, adverte.
2º trimestre
“Este é o período de pico de energia durante todo o processo gestacional. É o momento em que a mãe tem um pouco mais de disposição, o seu coração bombeia o sangue duas vezes mais rápido, então ela se sente mais disposta”, explica a professora. Por isso, para o 2º trimestre ela sugere exercícios de alongamento e fortalecimento, principalmente de membros superiores e de coluna para ajudar nas alterações do centro de gravidade, do peso e da postura.
“Neste trimestre é onde a mãe tem a maior liberação de relaxina, o hormônio que faz com que as articulações e os ligamentos amoleçam e estiquem durante a gravidez, que é para quem sabe propiciar um parto normal”, lembra a profissional.
3º trimestre
Este é o trimestre com maior possibilidade de inchaço, aumento de peso e desconforto. Por isso, o ideal para essa fase é a prática de exercícios de alívio da lombar e mobilidade dos membros inferiores. “Algo fundamental neste trimestre é evitar exercícios na posição deitada por causa da compressão da barriga na veia cava da mãe, pois pode influenciar na oxigenação dela e do bebê”, alerta Mohana.
Acompanhamento profissional
É seguro ter um profissional qualificado para acompanhar os exercícios durante o processo gestacional. “Exatamente por que muitas mudanças acontecem neste período. Então eu venho frisar a importância do acompanhamento da equipe médica, da liberação do obstetra e também do acompanhamento de um profissional de educação física junto com toda a equipe da área da saúde”, sugere.
O Sesc Goiás oferta diversas modalidades esportivas em suas unidades de Goiânia e do interior. Confira todos os detalhes no site sescgo.com.br.