Estalos e dor para abrir e fechar a boca: você pode estar com disfunção da ATM
Articulação Temporomandibular (ATM) conecta mandíbula ao crânio, permitindo movimentos como mastigar e falar. Saiba como prevenir disfunção
Você sente estalos durante a mastigação? Sente dores ao abrir e fechar a boca? Isso pode ser uma disfunção da Articulação Temporomandibular (ATM) e esse é o tema do Momento Sesc Saber dessa semana. O cirurgião-dentista e gerente do OdontoSesc, Fernando Augusto Machado Alves, explicou o que é disfunção da ATM, os sintomas, as causas e como prevenir.
Sentir dores na hora de mastigar, de abrir ou fechar a boca ou “deslocar” a mandíbula podem ser sinais de disfunção da ATM. Antes de esclarecer do que se trata tal disfunção, o gerente do OdontoSesc explica que ATM é a articulação que conecta a mandíbula ao crânio, permitindo assim movimentos multifuncionais como mastigar, falar, bocejar, entre outros. A ATM se movimenta em várias direções, por isso ela é tão importante para as principais funções durante o dia a dia.
Sendo assim, a disfunção da ATM ocorre quando existe algum distúrbio no movimento da articulação ou na musculatura ao redor. “O paciente vai sentir dificuldade ao abrir e fechar a boca, vai ouvir trepidações, estalos e até mesmo o que chamam de deslocamento da mandíbula. O deslocamento é quando a articulação sai do lugar original dela e o paciente não consegue abrir ou fechar a boca, o famoso travamento, em que o paciente fica com a boca aberta”, descreve o Fernando Augusto.
Além dos sintomas citados pelo dentista, outros sintomas podem aparecer, como dores de cabeça na região temporal e dores no ouvido.
A disfunção da ATM pode ocorrer por diversas causas. “É realmente multifatorial porque nós temos um sistema estomatognático, que é o sistema que envolve a mastigação. Um complexo de músculos, ossos e ligamentos que causam várias disfunções”, explica Fernando Augusto. Sendo assim, podem causar a disfunção da ATM a má postura, os microtraumas causados pela falta de dentes e o estresse.
Sobre o estresse, o gerente do OdontoSesc esclarece que “hoje em dia é muito preponderante nos pacientes, que chegam muito estressados, com isso vem o bruxismo e o apertamento que geram a hipomobilidade da mandíbula, que é a movimentação inferior à capacidade, e a hipermobilidade, que é a movimentação além do que a articulação pode aguentar”.
De acordo com Fernando Augusto, não existem relatos na literatura que falem de disfunções temporomandibulares em crianças.
Como prevenir
Além de se consultar com um dentista anualmente, o profissional orienta que para prevenir a disfunção da ATM o ideal é manter uma vida saudável, praticando exercícios físicos regulares e controlando estresse, o que evita problemas de oclusão, como o bruxismo e o apertamento dental. O dentista finaliza dando duas orientações também muito importantes: “Mastigar bem os alimentos e escutar o seu corpo. Percebeu ou ouviu algum movimento estranho, diferente do normal, procure seu cirurgião-dentista”, ressalta Fernando Augusto.
O tratamento inicial da ATM é o controle da dor, que é o que mais incapacita o paciente. Depois desse controle, o profissional vai buscar a causa da disfunção, o que pode resultar em fisioterapia e, em alguns casos, em microcirurgias.
Cuidados
A melhor forma de cuidar da saúde bucal é consultando o dentista regularmente. O Sesc Goiás oferece tratamento odontológico para trabalhadores do comércio e seus dependentes, com credencial atualizada, nas unidades de Anápolis, Caldas Novas, Campinas (Goiânia), Centro (Goiânia), Itumbiara e Jataí.
A pré-inscrição para o atendimento pode ser realizada no site sescgo.com.br.