Professoras do Sesc dão dicas de brincadeiras para fazer com as crianças em casa
Confira as sugestões práticas e fáceis de realizar
Para muitos pais, manter as crianças ocupadas em casa durante o período de isolamento social tem sido um desafio e tanto. Por isso, nada melhor que ter opções de brincadeiras fáceis que além de mantê-las ocupadas ainda vai ajuda-as em seu desenvolvimento psicomotor.
Confira as dicas que as professoras Claudine Aurea Veras de Castro Buzaym, do Sesc Faiçalville, e Adriele Divina dos Santos, do Sesc Cidadania, prepararam para vocês.
Circuito psicomotor
Você vai precisar de mesinha ou cadeira (para a criança passar por baixo), brinquedos variados (que servirão como obstáculos) e toalhas enroladas para servirem como bambolês.
A criança precisa desviar dos obstáculos e pular dentro dos bambolês. O objetivo é derrubar o mínimo de obstáculos possível. Vale também premiar a criança ao final do circuito.
Ideal para crianças de 2 a 5 anos.
Bola no buraco
Você vai precisar de tesoura com ponta, tampa de caixa de sapato, bolinha pequena.
Faça dois buracos na tampa de sapato. O objetivo é conseguir colocar a bolinha nos buracos sem usar as mãos. Ideal para criar uma competição de quem acerta mais bolinhas no buraco.
Ideal para crianças a partir de 3 anos.
Pescaria
Você vai precisar de tesoura com ponta, tampinhas, barbante, fita adesiva, clips, palito de picolé ou lápis, caneta para desenhar, um pedaço de isopor plano.
Fure a tampinha com a tesoura e encaixe o clips. Faça isso em todas as tampinhas. Amarre o barbante no lápis/palito e prenda com a fita adesiva. Na ponta do barbante, amarre o clips meio aberto. Faça um desenho no isopor para ficar mais lúdico e depois é só tentar pescar as tampinhas.
Ideal para crianças de 3 a 5 anos.
Trilha de fita
Você vai precisar de fita adesiva colorida ou fita crepe e tampinha de garrafa.
Com a fita adesiva, crie um caminho na mesa imitando diferentes formas (ondulada em ângulos quadrados e retas). Depois, é só movimentar a tampinha no caminho dando petelecos com o dedo. Outra forma divertida é fazer uma bolinha de papel e movimentá-la pelo caminho soprando com um canudinho.
Outra variação desta brincadeira é colar a fita no chão. Assim a criança deve passar pisando sobre a fita até chegar ao final da trilha, essa brincadeira pode ser feita com mão livres, com a criança carregando uma bola e a equilibrando em uma colher ou equilibrando um objeto na cabeça.
Ideal para crianças de 3 a 6 anos.
Dona Aranha Embolada
Você vai precisar de papel, canetão e duas xuxinhas de cabelo.
Você pode fazer 3 desenhos iguais por 3 vezes ou 9 desenhos diferentes (ou 9 círculos coloridos). Pregue no chão na disposição 3x3.
Haverá um mestre que irá ditar o que o participante ou os participantes irão fazer.
Ex. Mão no desenho x e pé no desenho Y.
Para crianças que ainda não sabem o que é direita e esquerda, amarrar fita na mão e pé direito para diferenciar na hora do comando.
Ideal para crianças a partir de 3 anos.
Esconde varinha
Você vai precisar apenas de um objeto para esconder (sugestão: uma varinha)
O objetivo é esconder o objeto para que a criança o encontre. A pessoa que escondeu vai dando as dicas, se está “quente” ou “frio”. Quanto mais quente, mais próximo a criança estará do objeto escondido, quanto mais frio e congelante mais longe a criança está longe.
Ideal para crianças a partir de 3 anos.
Cama de gato ou teia de aranha
Você vai precisar de barbante, lã, fio ou corda, fita adesiva.
Com uma linha mais grossa, colada com fita adesiva, na parede de um corredor ou entre os pés e encosto de algumas cadeiras, assemelhando - se a uma teia de aranha, as crianças deverão atravessar a teia passando pelos espaços formados entre as linhas sem encostar para que a aranha não os pegue.
Ideal para crianças a partir de 3 anos.
Vôlei adaptado
Você vai precisar se um tecido ou linha (que fará o papel da rede de vôlei) e uma bola
Sobre o encosto de duas cadeiras afastadas uma da outra, amarrar um tecido ou uma linha, para fazer o papel da rede. As crianças, deverão se posicionar cada uma de um lado do tecido e deverão jogar a bola uma para a outra sem deixar que esta caia no chão ou que pingue. Esta brincadeira pode ser realizada com as mãos, com os pés ou até mesmo sentado no chão.
Ideal para crianças a partir de 3 anos.