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Mundo geek: um mercado em ascensão

Só no ano de 2021, o setor de licenciamento no Brasil, que reúne os produtos ligados aos personagens mais famosos, faturou mais de R$ 21 bilhões


Super-heróis, games, animes, mangás e séries. O mercado geek está crescendo cada vez mais em todo o mundo, conquistando pessoas de todas as idades. Uma pesquisa da empresa Newzoo, que faz análises sobre jogos de videogame, mostrou que 2,7 milhões de gamers (jogadores) gastarão aproximadamente US$200 bilhões com a indústria de jogos até 2023. 

Mas afinal que mercado é esse em ascensão? De acordo com o coordenador técnico de Esporte e Lazer do Sesc Goiás, Samuel Stival, o consumo do mundo geek é recente. “Esse universo ganhou um salto de popularidade na década de 90 com os países nortes americanos e no Brasil o consumo surgiu a partir dos anos 2000”, explica.

Ele destaca que o avanço da tecnologia é um dos fatores da escalada do mercado geek, associado a democratização desse universo que atende públicos de diferentes faixas etárias.  “Hoje você vê crianças consumindo histórias em quadrinhos, assim como adultos consumindo séries, por exemplo”, pontua.

Só no ano de 2021, o setor de licenciamento no Brasil, que reúne os produtos ligados aos personagens mais famosos, faturou mais de R$21 bilhões. O número representou um crescimento de 5% em relação ao ano anterior, que por sua vez também já havia tido uma alta no faturamento, mesmo durante a pandemia.

“E por que essa fatura tão alta? Justamente porque o mercado geek é de fácil alcance. Hoje eu abro as minhas redes sociais e estou consumindo cultura geek. Eu quero jogar? Eu abro o aplicativo e já participo de uma comunidade de jogos”, afirma o coordenador técnico de Esporte e Lazer do Sesc Goiás, Samuel Stival.

Contudo ele ressalta que ainda o mercado geek é caro e é preciso desembolsar um valor alto para consumir alguns itens.  Conforme uma pesquisa realizada pela Rakuten Digital Commerce, em 2019, o público geek tende a gastar 40% a mais do que a média nacional. O estudo também mostrou que, de modo geral, o ticket médio de compras pelos geeks é de R$548, enquanto a média nacional é R$329.

“O Sesc entra nessa contraposição oferecendo eventos de entretenimento geek que tudo que está sendo visto no mundo, o nosso cliente de Goiás, por meio do Sesc Geek, pode experimentar”, afirma Samuel Stival.

A última edição do Sesc Geek, nos dias 15 e 16 de outubro, no Sesc Faiçalville, em Goiânia, atraiu um público de mais de 8 mil pessoas. A próxima edição será em Anápolis, nos dias 21 a 27 de novembro, na unidade do Sesc na cidade. A programação contará com shows, oficinas, jogos virtuais, batalha Just Dance, apresentação Cosplayer e K-popers. Clique aqui e confira. 

O Momento Saber é uma iniciativa do Sistema Fecomércio Sesc-Senac, que tem por presidente Marcelo Baiocchi. O Sistema integra a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), presidida por José Roberto Tadros.