Notícias

Sesc destaca importância dos valores esportivos com alunos nos Jogos da Educação Infantil (Joedi)

Atividades foram entre os dias 21 e 27 de setembro, nas unidades Sesc Anápolis, Faiçalville e Universitário. Em mais de uma década de existência, os jogos destacam o espírito esportivo


Sob o tema ‘valores esportivos’ os Jogos da Educação Infantil (Joedi), na unidade do Sesc Faiçalville, completaram onze anos, considerando que a primeira edição foi em 2013. Na unidade Sesc Universitário, as atividades iniciaram em 2017. Os jogos acontecem também no Sesc Anápolis, por ser as três unidades em que o Sesc tem turmas da educação infantil. O período dos jogos foi entre 21 e 27/9, com abertura no primeiro dia, a programação seguiu entre 23 e 27/9. O encerramento foi dia 27/9, com presença das famílias, que tiveram a oportunidade de entregar e colocar as medalhas em seus filhos.

De acordo com a diretora da educação infantil no Sesc Faiçalville, Maria do Socorro Rios da Silva, “na educação infantil temos crianças de três a seis anos e os jogos são baseados em brincadeiras lúdicas. Os jogos são mais simples seguindo a faixa etária e, especialmente, neste ano, homenageamos os jogos olímpicos. Tivemos atividades que remetiam ao futebol, atletismo, basquete, natação, dentre outras modalidades”.

“Nossa avaliação é que a semana é muita intensa, cheia de aprendizado sobre a cultura esportiva e o viver em comunidade. Joedi exige um olhar atento, principalmente, das professoras e nossas equipes técnicas, para auxiliar as crianças a lidar com o trabalho em times. Os resultados foram de muita alegria, entusiasmo, envolvimento das crianças, com participações da comunidade escolar e das famílias, que também incentivaram os filhos”, diz Maria do Socorro.  

A diretora da educação infantil no Sesc Universitário, Francisley Araújo, conta que, “durante os jogos, o que conta é a participação, a colaboração das crianças e que elas se divirtam. Todos ganham medalhas de participação e é muito legal ver a empolgação dos nossos alunos, pois tudo é feito de forma lúdica. Nossas atividades no Joedi são formadas por circuitos motores terrestres e aquáticos e as brincadeiras são voltadas para o esporte”.

“Reforçamos que a participação efetiva de todos foi de extrema importância, porque contribuíram para que os jogos fossem um sucesso. Trabalhamos com o conceito de repassar aos nossos alunos que ganhar é muito bom, mas durante o percurso também teremos momentos de perdas. E tudo bem, pois perder nos faz crescer. Paramos para refletir sobre o nosso comportamento, sobre o empenho dos alunos e como podemos melhorar nossas atitudes”, destaca a diretora Maria do Socorro.

A diretora Francisley Araújo, avalia que, “os resultados foram muito positivos. Nosso intento foi desenvolver atividades que possibilitassem situar o movimento em relação aos jogos, através de duas dimensões: subjetiva e a objetiva. Na subjetiva o movimento comunica, mobiliza o outro e é capaz de provocar transformações. Já a transformação objetiva tem relação às competências motoras das crianças, que lhes possibilitam a agir sem o auxílio dos adultos”, detalha Francisley Araújo. “Por isso”, continua a diretora, “pensamos com muito carinho e trabalhamos junto às professoras de corpo e movimento formas de incentivar o desenvolvimento dos alunos, pois a criança conhece o mundo é no movimento e no toque. Aí vemos os jogos como impulsionadores do desenvolvimento dos alunos. A próxima edição do Joedi será em setembro de 2025 e a participação será aberta aos matriculados na educação infantil do Sesc Goiás”, anuncia  Francisley Araújo.

União de todos

Esse foi o segundo ano que a aluna do jardim um, Olívia dos Santos Nascimento, participou do Joedi, informa sua mãe, Nathália dos Santos Lemos do Nascimento. “Ano passado ela estava no maternal e participou. Mas neste ano foi especial. Ela ficou muito empolgada com a chegada do Joedi”. O Sesc faz toda a preparação com as crianças e com os pais para realizar os jogos, reforça Nathália dos Santos. “Eu sou uma mãe que gosta de participar. Fiz um grupo das mães da sala da Olívia para conseguirmos camisetas, animar a torcida e participar de toda a programação”, enfatiza.

Emoção e empolgação dos alunos são evidências citadas pela mãe de Olívia. “Achamos muito importante e emocionante esses jogos. Minha filha fica muito feliz em participar e interagir com todos os colegas. Ela nos conta tudo o que fez nos jogos, quando chega em casa. Além da abertura da programação ter sido muito linda, acederam a tocha, como é feito nas olimpíadas, capricharam na decoração, teve banda de música, o Sesc incentiva e apresenta o esporte aos alunos ainda pequenos, no ensino fundamental. Com a Olívia, por exemplo”, Nathália revela que, “se ela conhece o esporte dessa forma tão lúdica e passa a gostar das atividades, futuramente, ela poderá se despertar e seguir uma carreira como atleta e, quem sabe, ela poderá chegar às olímpiadas”, diz Nathália.

Neste ano, os jogos fizeram toda a diferença positiva no desenvolvimento de Olívia, na avaliação da sua mãe. “Foi muito bom para ela, para o seu desenvolvimento e a interação com as outras crianças. Período do Joedi é um dos momentos mais maravilhosos que tem no ano. O ‘arraiá’ (festa junina) é muito bom, a cantata de natal é muito boa. Mas, o Joedi é maravilhoso. Os pais se enturmam, todos se juntam, tem música, tem torcida e é muita união”, avalia Nathalia.

“As equipes do Sesc se empenham bastante para realizar o Joedi. Eles envolvem a família e todas as crianças. Esse ano foi maravilhoso. Teve uma banda maravilhosa. Decoração maravilhosa. A medalha veio linda”, ressalta Nathalia. “Estou muito feliz com os resultados e no próximo ano estaremos lá participando e torcendo. As mães amam participar. Melhor ainda é que o Sesc busca muito isso – a participação e a união de todos. Foi lindo. Foi maravilhoso”, sintetiza Nathalia dos Santos.