Sesc Cidadania inicia o ano letivo com mais de 2.300 alunos
Escola da Inteligência, Educação Ambiental, Educação Financeira e Banda Sinfônica são alguns dos projetos da instituição
O ano letivo de 2020 já iniciou no
Centro Educacional Sesc Cidadania, em Goiânia. Mais de 2.300 alunos retornaram
para as salas de aulas no dia 20 de janeiro. A instituição oferece aos seus
educandos uma proposta arrojada e inovadora, visando uma educação que
possibilite estruturar a formação dos jovens, preparando-os para o exercício
pleno da cidadania.
Para isso, o Sesc Cidadania conta
com vários projetos que contribuem com a formação dos alunos como a Escola da
Inteligência, Educação Ambiental, Educação Financeira, Banda Sinfônica, Jogos
Internos, Super Médio e Sesc Cidadania e o Mundo. Veja mais detalhes destes
projetos que atendem o Ensino Fundamental e Médio da instituição:
Escola da Inteligência
A Escola da Inteligência é um
programa que tem o objetivo de desenvolver a educação socioemocional no
ambiente escolar. Fundamentada na Teoria da Inteligência Multifocal, elaborada por
Augusto Cury, a metodologia promove, por meio da educação das emoções e da
inteligência, a melhoria dos índices de aprendizagem, redução da indisciplina,
aprimoramento das relações interpessoais e o aumento da participação da família
na formação integral dos alunos. Todos os envolvidos, professores, alunos e
familiares, são beneficiados com mais qualidade de vida e bem-estar psíquico.
Educação Ambiental
Em parceria com a Cooperativa dos
Funcionários dos Sesc Cidadania (COOPREFESC), este projeto tem o intuito de
fornecer uma Educação Ambiental aos alunos por meio de ações
didático-pedagógicas e atividades de caráter popular e inclusivo, não limitado
apenas ao ambientalismo, mas que atinge também as relações homem/natureza e
indivíduo/sociedade.
Segundo a direção da instituição,
é importante que na escola os alunos busquem soluções criativas e
cientificamente fundamentadas na abordagem do tema. “Não basta tornar os alunos
ecologicamente alfabetizados, é preciso fazê-los portadores de um sentimento
inseparável do compromisso com a preservação da vida em todas as suas formas”,
afirmou o diretor do Sesc Cidadania, Luiz Edgar Riekehr Junior.
Educação Financeira
Compreender os conceitos e as
relações entre produto, serviço, consumidor e direitos básicos, assim como tornar
os jovens consumidores conscientes, são alguns dos objetivos do projeto Educação
Financeira. O programa tem parceria com a Caixa Econômica Federal e o Sistema
de Cooperativas de Crédito do Brasil (Sicoob).
Banda Sinfônica
A Banda Sinfônica do Sesc
Cidadania tem um papel muito importante dentro da instituição por trabalhar a
música como ferramenta complementar na construção do aluno, visando o papel
social, educacional e musical. A participação facultativa dos alunos na
banda demonstra um real interesse pela música e pelo ciclo de amizade e
companheirismo que são desenvolvidos entre eles no decorrer das aulas e ensaios
dos grupos, fator importante no desenvolvimento de perspectivas de
relacionamentos sociais na formação da individualidade.
Jogos Internos
Os jogos Internos do Centro
Educacional Sesc Cidadania, o JICESC, tem por objetivo contribuir com o
processo de educação do aluno por meio do esporte. O JICESC é voltado para
todos os alunos do Ensino Fundamental Anos Iniciais, Ensino Fundamental Anos
Finais e Ensino Médio. São disputados
jogos nas modalidades: voleibol, basquete, futsal, handebol, queimada, cabo de
guerra, xadrez, salto em altura, salto em distância, bambolê, boliche, corrida
do saco gigante, entre outras.
Super Médio
O Sesc Cidadania oferecerá, neste
ano, o curso pré-vestibular Super Médio. O objetivo é que os alunos do Ensino
Médio tenham oportunidade de aperfeiçoar as técnicas de redação e o aprofundamento
dos conhecimentos nas diversas áreas do ensino. O curso será realizado no turno
vespertino para os alunos de 3ª série do Ensino Médio.
Sesc Cidadania e o Mundo
O Projeto Sesc Cidadania e o
Mundo tem o objetivo de tirar o aluno da sala de aula e proporcionar a ele uma
viagem entre as diversas culturas e histórias presentes no planeta. Os
educandos analisam a influência das culturas no ensino-aprendizagem e na
construção de identidades a partir das diferenças, aprofundando o conhecimento
e o conceito sobre a diversidade cultural na escola e na sociedade. O
procedimento metodológico é de natureza qualitativa desenvolvida através de
pesquisa bibliográfica exploratória sobre um determinado país e suas culturas.