Contato com a natureza garante bem-estar emocional as crianças
Atividades ao ar livre e ligadas a natureza são fundamentais para um bom desenvolvimento infantil
A Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), divulgou em 2021, nota de alerta sobre o papel da natureza na recuperação da saúde e bem-estar de crianças e adolescentes durante e após a pandemia de Covid-19. A recomendação geral da SBP diz que devemos apoiar iniciativas da sociedade civil e políticas públicas destinadas a aumentar o acesso e o contato das crianças e das famílias, especialmente as mais vulneráveis, com a natureza, o ar livre e a conservação das áreas naturais.
Estimular hábitos saudáveis através do contato com a natureza impacta diretamente no desenvolvimento infantil. A prática de exercícios físicos e o contato com o meio ambiente garantem o bem-estar emocional das pequenas e pequenos. Estar na natureza permite um reequilíbrio com a humanidade.
Segundo a professora da educação infantil do Sesc Goiás, Thays Lopes,” o contato com a natureza possibilita a interação com diferentes texturas e cores. A natureza por si só, contribui para o desenvolvimento infantil, estimulando as habilidades socioemocionais e o contato com o outro, que é tão importante para a educação infantil, para a criança. A criança está inserida num mundo muito urbanizado e isso reduz o acesso à natureza”.
Os pequenos ou pequenas têm inúmeras possibilidades de aprender sobre o mundo, interior e exterior. Os prejuízos que as crianças que não são expostas aos ambientes naturais acontecem de formas diversas, como a limitação de seus sentidos, reduzindo as chances de descobertas ligadas ao universo infantil. A natureza contribui para o melhoramento da saúde mental das crianças e gera calma para o ambiente comum. Traz para as crianças o desenvolvimento e estimula as habilidades socioemocionais, promove a interação com o outro e com espaço. E colabora com a noção de pertencimento do mundo físico, interior e natural em que a criança está inserida.
Dicas de atividades para fazer com as crianças
Levar as crianças aos bosques, praças e espaços abertos é muito importante. O que você pode fazer nesses espaços? Pode levar objetos como panelinhas, brinquedos de casa, de preferência os que não sejam industrializados, caixas e vasilhas para que a criança use sua criatividade e imaginação criando novas brincadeiras. Isso estimula a criatividade, a interação com o outro, a relação e a exploração da natureza.
O contato com a natureza no Sesc
A educação infantil do SESC proporciona às crianças uma convivência próxima com a natureza através dos parques, do pomar e da horta. A educadora destaca que "fizemos muitos desenhos de observação, recolhemos folhas, flores e pedras para construir mandalas na sala de aula, produzimos desenhos com esses elementos naturais, autorretratos. Trabalhamos com projetos que visam o contato com a natureza, o conhecimento das árvores frutíferas. A questão da natureza aqui é trabalhada por si só, do que ela pode nos trazer e o que podemos utilizar dela em nossas atividades”.
A professora Thays ressalta que “as crianças ficam muito felizes em ter esse contato com a natureza, pois aguça a curiosidade permitindo conhecer e explorar o local e o que ele tem a oferecer. O retorno das aulas presenciais foi uma libertação. Quando as crianças voltaram das aulas remotas para sala de aula e o ambiente aberto da escola, ficaram contentes, colocaram para fora aquela energia que estava presa nelas, exploraram e usaram desses ambientes para libertação mesmo. Além de usar todo esse ambiente para o desenvolvimento de suas habilidades e competências, notamos que esse reencontro fez muito bem trazendo saúde física e mental”.
Auxílio no desenvolvimento
Especialistas orientam que o contato com a natureza permite melhoria no desenvolvimento neuropsicomotor, tende a desencadear um menor risco de doenças crônicas e problemas de saúde ao longo da vida. Outro grande ganho é o fortalecimento da imunidade. Tocar a terra, a grama e elementos da natureza ajuda a criar anticorpos que previnem diversos problemas de saúde como hiperatividade, obesidade e miopia.
Benefícios que podemos destacar neste contato entre criança e natureza são pontuais como: Incentiva o bem-estar físico e mental das crianças; melhora o processo de aprendizagem e o desempenho escolar; estimula as habilidades socioemocionais e o convívio social.