Notícias

Oficina sobre a técnica de arte urbana lambe-lambe tem Cerrado como tema

Ação fez parte do 2º Circuito Literário do Sesc, que aconteceu de 13 a 21 de setembro em Goiânia, Anápolis e Jataí


Na última sexta-feira (20) aconteceu no Sesc Centro, em Goiânia, a oficina “Lambuza Cerrado: aprenda a técnica de lambe-lambe”, ministrada pela designer de interiores e artista de visual Vanessa Cordeiro de Souza. A ação fez parte do 2º Circuito Literário do Sesc, que aconteceu de 13 a 21 de setembro em Goiânia, Anápolis e Jataí. 

Lambe-lambe é uma técnica de arte urbana que consiste em pregar artes em papel nos muros da cidade. Os temas podem ser os mais variados, mas o assunto trabalhado na oficina do Circuito Literário foi o Cerrado, que recentemente tem sofrido com diversos episódios de queimadas. Vanessa destaca também que o Lambe também é uma forma de expressão política e de protesto.

“O que eu mais gosto no lambe é o fato dele ser bem democrático e acessível. E também por ser uma técnica de arte urbana. Todo mundo tem acesso às ruas. Às vezes as pessoas têm dificuldades para ir a museus e galerias. A rua não, a rua é bem democrática. Alcança mais pessoas e qualquer um pode apreciar”, completa Vanessa.

A fotógrafa Lidiane Satie afirma que sempre teve vontade de participar de uma oficina sobre essa técnica e aproveitou a oportunidade oferecida pelo Sesc. “Eu vim com tudo, para realmente aproveitar ao máximo. O que eu mais gostei foi da montagem, da própria colagem, da organização que precisamos ter para organizar ideias e pensamentos. Além das técnicas, que eu queria muito saber, pois nem tudo a gente acha na internet. A prática é outra coisa”, ressalta.

Já a estudante de medicina Gabriela Luz, conta que sempre gostou de arte e aproveitou a oficina para aprender mais. “Nunca tive muito contato com lambe-lambe, eu sabia o que era, mas nunca tinha feito. Gostei muito da apresentação inicial, trazendo o contexto do tema Cerrado, e da oficina em si, da parte de montar e de colar”, revela. 

Veja também: