Sesc Mesa Brasil realiza evento de encerramento da edição 2024 da Rede Recostura
Desfile contou com roupas produzidas por estudantes do curso de Design de Moda da Universidade Federal de Goiás (UFG) em colaboração com o Mesa Brasil
O Sesc Mesa Brasil, em parceria voluntária com o Curso de Design de Moda da Universidade Federal de Goiás (UFG), realizou no dia 6 de setembro, no salão de eventos do Sesc Faiçalville, o encerramento da edição 2024 do projeto Rede Recostura. O evento contou com um desfile como forma de celebrar o resultado de um projeto que une sustentabilidade, economia solidária e empreendedorismo social entre os participantes.
Além disso, durante o evento, foi realizada uma exposição, onde foi possível conhecer e adquirir produtos confeccionados pelas participantes do projeto ao longo do ano. Esses itens refletem a evolução e a criatividade que têm sido cultivadas pela Rede Recostura, demonstrando o crescimento e o talento das participantes em cada peça produzida.
A Rede Recostura é uma ação educativa realizada pelo Sesc Mesa Brasil em parceria voluntária com o Curso de Design de Moda da Universidade Federal de Goiás (UFG). A ação, conduzida por meio de oficinas, tem como foco capacitar pessoas para desenvolver produtos reutilizáveis, como absorventes ecológicos, e otimizar a captação de recursos para as instituições participantes do Programa.
Neste ano, a Rede Recostura se uniu ao FAV Fashion, um tradicional projeto de extensão da UFG, vinculado à Faculdade de Artes Visuais e ao curso de bacharelado em Design de Moda. O FAV Fashion, coordenado pelas professoras Isadora Medeiros, Marina Carmello e Lorena Abdala, chega à sua 15ª edição com o intuito de fomentar a criatividade dos estudantes de moda. Esta edição, além de manter seu compromisso com a inovação e a independência, buscou oferecer uma experiência imersiva que vai além do glamour dos desfiles tradicionais. O processo de seleção para a criação das peças de vestuário contou com 12 trabalhos escolhidos, onde cada estudante produziu dois looks em colaboração com as participantes do Mesa Brasil, unindo moda, memória e sustentabilidade.
A gerente do Sesc Mesa Brasil de Goiânia, Nayara Cintra, comentou sobre a importância deste projeto como forma de promoção da sustentabilidade e geração de renda. “A Rede Recostura é uma iniciativa que fortalece o trabalho do Sesc Mesa Brasil ao promover a sustentabilidade. Ela oferece aos participantes a oportunidade de transformar resíduos têxteis em novos produtos, contribuindo não só para a redução do desperdício, mas também para a geração de renda e o empoderamento das entidades sociais cadastradas. Através dessa rede, conseguimos unir sustentabilidade, criatividade e responsabilidade social em uma única ação”.
Raimunda Martins Pinheiro, representante do Centro de Trabalho Comunitário (CTC) Casa de Deus, que trabalha projetos socioeducacionais e profissionalizantes com crianças, adolescentes e idosos falou que participar deste projeto “é uma alegria muito grande participar deste projeto, onde o Sesc Mesa Brasil tem priorizado e valorizado a questão da formação. As participantes do CTC tem a maior alegria de poder fazer o curso pela Rede Recostura junto com o Mesa Brasil. Quero agradecer vocês pela parceria, pois o Sesc faz a diferença na vida do CTC e da comunidade que participa da instituição”, finalizou Dona Raimunda.
Já o diretor regional do Sesc e Senac Goiás, Leopoldo da Veiga Jardim, falou sobre esse projeto social do Sesc, no qual demonstra sua preocupação em promover apoio as entidades sociais cadastradas junto ao Mesa Brasil. “Após meses de intenso trabalho e dedicação, chegamos ao encerramento do Projeto Rede Recostura, uma iniciativa que transformou a forma como pensamos sobre sustentabilidade e responsabilidade social. Este projeto, uniu esforços em prol da redução de resíduos têxteis, pensando em ações sustentáveis, bem como o apoio a diversas entidades sociais com a geração de renda para os participantes envolvidos. O evento será um momento importante para mostrar o trabalho de qualidade realizado por essas pessoas”.
Marcelo Baiocchi, presidente do Sistema Fecomércio Sesc Senac, falou sobre a proposta do projeto e como essa iniciativa vai de encontro aos objetivos do Sesc de promover sustentabilidade e apoio social. “O Rede Recostura surgiu com uma proposta criativa e colaborativa promovendo reciclagem e reuso de tecidos que poderiam ser descartados de forma incorreta, prejudicando o meio ambiente. Mas além do aspecto ambiental, a iniciativa também focou em apoiar diversas entidades sociais, proporcionando a elas não apenas recursos materiais, mas também visibilidade e oportunidades de crescimento e, consequentemente, geração de renda. O sucesso do projeto Rede Recostura não teria sido possível sem a colaboração de uma rede diversificada de parceiros e voluntários. Juntos, conseguimos transformar desafios em oportunidades e criar soluções que beneficiaram tanto o meio ambiente quanto a sociedade. Cada passo dado na jornada do projeto reforçou a importância de unir forças em prol de um objetivo comum, e o resultado é uma prova concreta de que a sustentabilidade e o apoio social podem caminhar lado a lado”, finalizou Marcelo.