Notícias

Goianos reforçam doações para população do RS por meio do Sesc Mesa Brasil

Mais de 100 toneladas de donativos já foram arrecadadas pelo Programa Sesc Mesa Brasil em Goiás para ajudar o povo gaúcho


Sesc Mesa Brasil recebeu 106.460kg de alimentos, 78 mil garrafas de água, além de volume expressivo de roupas, cobertores, calçados, produtos de higiene e limpeza, que serão distribuídos para instituições e famílias atingidas pelas enchentes no Rio Grande do Sul (RS). Na primeira quinzena de maio, Sesc Goiás, em parceria com a empresa de logística Vit Log Transportes, já liberou três carretas com donativos para os gaúchos. Os produtos foram entregues ao Sesc Mesa Brasil no RS, para a distribuição. 

Peças de vestuário, alimentos não perecíveis, água e produtos de limpeza foram doados ao Sesc Mesa Brasil durante os eventos - ‘Histórias – Show do Século’ 2024”, dia 4/5, no Estádio Serra Dourada, e durante a 77ª Exposição Agropecuária de Goiás, realizada entre os dias 16 e 26 de maio, no Parque de Exposições de Goiânia, Setor Nova Vila, Goiânia (GO). 

Funcionários do Sistema Fecomércio, Sesc, Senac Goiás e voluntários têm atuado de forma coletiva para separar e etiquetar todos os produtos, otimizando e facilitando a distribuição lá no RS. Essa união de esforços tem agilizado o trabalho no Mesa Brasil e fazendo com que os donativos cheguem o mais breve possível ao povo gaúcho. 

Para o presidente do Sistema Fecomércio, Sesc e Senac, Marcelo Baiocchi, “a união de esforços dos goianos nessa ajuda aos nossos irmãos gaúchos, que acontece por meio do programa Sesc Mesa Brasil, é uma mobilização fundamental para conseguirmos o maior volume de donativos”. “Por isso”, continua o presidente, “agradecemos a todos os artistas e todas as pessoas que puderam doar uma sacola de alimentos ou outros itens”. 

Ainda de acordo com Marcelo Baiocchi, “nós precisamos de voluntários para nos ajudar na separação e organização dos donativos que estão nos galpões do Sesc Mesa Brasil que serão encaminhados aos nossos irmãos gaúchos.”  

Maior banco de alimentos

O diretor regional do Sesc e Senac, Leopoldo Veiga Jardim, lembra que o “programa Mesa Brasil existe desde agosto de 2004 em Goiás, sendo uma unidade em Goiânia e outra em Luziânia, inaugurada em junho/2023”. 

Ainda de acordo com o diretor Leopoldo da Veiga, “a importância do programa tem forte adesão de empresas interessadas em contribuir, pois atualmente, são cerca de 400 instituições sociais cadastradas em 40 municípios goianos. 

Em Goiás, o programa tem a parceria de doadores tais como produtores rurais, atacadistas, varejistas, centrais de distribuição e abastecimento de alimentos, dentre outras empresas”, relaciona o diretor regional das instituições. 

O serviço é a maior rede privada de bancos de alimentos da América Latina no combate à fome e o desperdício, a partir de doações de parceiros e contribui para a garantia da segurança alimentar e nutricional de pessoas em situação de vulnerabilidade em todo o Brasil. 

Segundo a gerente do Mesa Brasil em Goiânia, Nayara Cintra, “as instituições goianas que quiserem ser beneficiárias do Mesa Brasil devem ser cadastradas no programa e possuir o Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ), ata de diretoria, plano de ação, lista de beneficiários, não cobrar pelos serviços prestados e não ser uma instituição pública, dentre outros quesitos. 

Além disso, é feita uma avaliação técnica, por assistente social e nutricionista, para verificar a situação de vulnerabilidade e as condições para recebimento das doações e quem quiser doar para o programa deve fazer contatos pelos telefones (62) 3522-9500 ou via WhatsApp (62) 9994-8642”, completa Nayara Cintra. 

Cenário no RS

O governo estadual do Rio Grande do Sul publicou, na 2ª edição do Diário Oficial do Estado (DOE), em 21/5, o Decreto 57.626, que entrou em vigor na mesma data da publicação, que atualiza a lista de municípios em estado de calamidade pública e em situação de emergência. 

No documento foram identificados 78 municípios em estado de calamidade e 340 em situação de emergência. A Defesa Civil estadual tem atuado para atender a população afetada e garantir a segurança das pessoas. 

Confira os números atualizados em 28/5, 9h, municípios afetados: 469; pessoas em abrigos: 48.789; desalojados: 581.638; afetados: 2.345.400; feridos: 806; desaparecidos: 53; óbitos confirmados: 169; pessoas resgatadas: 77.712; animais resgatados: 12.521. Mais detalhes no link Defesa Civil atualiza balanço das enchentes no RS - 28/5, 9h - Defesa Civil do Rio Grande do Sul

Rio Grande do Sul tem extensão territorial de 281.730,2 km², ocupando mais de 3% do território brasileiro, sendo o nono maior Estado brasileiro. Dividido em 497 municípios, tem 11,3 milhões de habitantes, conforme dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o que corresponde a 6% da população nacional. 

O volume populacional fica atrás apenas de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Bahia. A densidade demográfica é de 39,8 habitantes/km². A capital, Porto Alegre, é o município mais populoso com 1,4 milhão de pessoas.