Sesc Saúde Visão inicia o ano com entrega de óculos para população da região de Rubiataba
Ação faz parte do programa Justiça Itinerante promovida pelo Tribunal de Justiça de Goiás em parceria com o Sesc
Até onde a vista alcança!
Esse é o lema que o Sesc Saúde Visão possui e que, por onde passa, realiza atendimentos com a finalidade de identificar problemas visuais, além de promover ações educativas, prestando serviços em oftalmologia, de forma gratuita, tendo como um dos seus objetivos minimizar as vulnerabilidades sociais, bem como promover a inclusão.
Assim, com foco no bem-estar das pessoas, a unidade móvel do Sesc Saúde Visão esteve no dia 13 de janeiro, na sede do Tribunal de Justiça de Rubiataba (GO), para entrega de 132 óculos completos para os moradores desta cidade e de Nova América, município vizinho. Destes, 46 óculos beneficiaram a Aldeia Tapuia que fica situada próximo à cidade de Nova América.
A ação foi promovida pelo Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO) em parceria com o Sesc, por meio do programa “Justiça Itinerante”, uma ação social que visa atender, inicialmente, os povos Calungas e indígenas, bem como atender famílias mais carentes. Estiveram presentes no evento, além do juiz Alex Alves Lessa, da comarca de Rubiataba e coordenador do Observatório de Direitos Humanos do TJGO, o prefeito de Nova América, Cleber Junio; a vice-prefeita de Rubiataba, Maria Rufino; o presidente da Câmara Municipal de Rubiataba, Marcio Alves e de Nova América Cleiton Tapuia, entre outras autoridades.
Glaucia Chaves Tapuia, 30 anos, uma das contempladas da Aldeia Tapuia, ficou agradecida por ganhar os óculos, pois já estava difícil enxergar devido a problemas identificados nos olhos, comprometendo sua visão. “Fiquei sabendo da consulta que o Sesc estava realizando em Rubiataba, isso no mês de novembro, e resolvi fazer porque minhas vistas estavam embaralhadas. Hoje estou aqui e consegui pegar meus óculos, por isso quero agradecer ao Sesc por ter nos ajudado fazendo a consulta e dando os óculos de forma gratuita.”
“Estamos na segunda etapa da Justiça Itinerante, uma parceria entre o Tribunal de Justiça e o Sesc que representa grande gratificação por ajudar as pessoas mais carentes da região, sobretudo a população da tribo indígena Tapuia. Hoje a gratificação é ver a realização do sonho de muitas pessoas e o sorriso no rosto desde a pessoa idosa a uma criança. Portanto, a minha satisfação aqui reflete em grande agradecimento e os meus parabéns ao Tribunal de Justiça e ao Sesc por este projeto tão importante que trouxe dignidade a essas pessoas”, comentou o juiz Alex Alves Lessa, da comarca de Rubiataba e coordenador do Observatório de Direitos Humanos do TJGO.
Gerente do Sesc Saúde Visão, Kelly Cordeiro comentou sobre a entrega dos óculos. Para ela, essa ação é mais que simplesmente entregar um objeto, mas sim proporcionar mais qualidade de vida e dignidade para a população carente. “Hoje entregamos mais que óculos, mais que um objeto, proporcionamos mais qualidade de vida para os moradores da região e eles poderão enxergar a vida com outros olhos, com mais detalhes e com mais cor. Poderão brincar, estudar e trabalhar com mais dignidade e mais autonomia.”
O diretor regional do Sesc e Senac, Leopoldo Veiga Jardim, comentou sobre a importância desta ação como forma de promover o bem-estar e inclusão de diversas pessoas em vulnerabilidade social. “Iniciamos bem o ano com uma ação de grande importância para muitas pessoas da região de Rubiataba. A entrega de óculos é uma iniciativa que reflete o compromisso do Sesc Goiás com o bem-estar dos goianos, garantindo que todos tenham acesso aos cuidados essenciais para sua saúde ocular. E neste caso específico conseguimos atender também a comunidade indígena Tapuia, um exemplo de como o Sesc promove a saúde de forma acessível a todos, respeitando a diversidade.”
Marcelo Baiocchi Carneiro, presidente do Sistema Fecomércio Sesc Senac, disse que essa ação “proporciona mais autonomia e qualidade de vida a quem mais necessita, além de levar esperança e alívio, permitindo que mais pessoas enxerguem um futuro com mais clareza e oportunidades. Para muitas pessoas das cidades de Rubiataba e Nova América, bem como para indígenas da Aldeia Tapuia, essa data ficará marcada como o momento de resgate da dignidade. A entrega desses óculos não é apenas um gesto de assistência, mas uma ação transformadora e, por isso, estamos felizes por iniciar o ano com essa grande ação e, com certeza, neste ano de 2025, teremos muito mais”, concluiu Marcelo.