Moradores da Aldeia Tapuia recebem atendimento do Sesc Saúde Visão
Situada no município de Rubiataba, adultos e crianças passaram por consultas oftalmológicas gratuitas
A unidade móvel do Sesc Saúde Visão esteve, nos dias 12 e 13 novembro, no município de Rubiataba, para atendimento oftalmológico junto à comunidade, bem como da população de Nova América, cidade vizinha. A ação ocorreu em parceria com o projeto Justiça Itinerante e a Prefeitura Municipal de Rubiataba.
Mas, desta vez, a ação contou com algo diferente. Mantendo seu compromisso com a inclusão social, o Sesc, também levou atendimento oftalmológico gratuito para a comunidade indígena Tapuia, localizada na região. A iniciativa, que refletiu o respeito à diversidade, proporcionou aos membros dessa comunidade o acesso a cuidados de saúde tão essenciais e, muitas vezes, tão distantes das realidades do interior do país.
Nos dois dias de trabalho, foram atendidos 48 pacientes da comunidade Tapuia, onde a unidade levou palestras sobre prevenção de doenças oculares e consultas completas com especialista em oftalmologia. O atendimento se estendeu também aos moradores de Rubiataba e Nova América, sendo no total, 86 pessoas consultadas.
Durante os dois dias, foram realizados mais de 134 atendimentos, desde crianças a idosos, entre a comunidade indígena e a população das duas cidades. A equipe foi formada por uma médica oftalmologista, e duas profissionais que auxiliaram nos exames preparatórios e para dilatação da pupila para os exames. Estes pacientes serão beneficiados com a doação dos óculos novos para melhoria da visão e, consequentemente, melhoria da qualidade de vida.
Filha de mãe “branca” (como é denominada a pessoa que não possui sangue indígena) e pai, um índio Tapuia, Ana Marcia da Costa, 41 anos, moradora da Aldeia a mais de 30 anos, passou pela consulta e foi uma das pacientes que receberá armação e lentes novas, que tem problema na visão desde os 20 anos. “Fiquei sabendo do atendimento do Sesc por meio da enfermeira que atende na Aldeia, onde ela me passou todas as informações sobre esse trabalho que está acontecendo. Desde quando era mais nova, eu passo por acompanhamento. Como estava precisando trocar o óculos, pois o meu não está bom, devido ser muito antigo, vim em busca de novos exames e ter a chance de adquirir um novo óculos. Para a gente é difícil pagar consulta e ter que deslocar para outro município, no caso em Ceres, para conseguir atendimento oftalmológico. Para mim e minha mãe, hoje com 75 anos, que também passou por consulta, foi muito bom, ficamos muito gratos pelo atendimento e educação dos profissionais”.
Juliana Aparecida da Silva Costa, de 21 anos, filha e neta de índios Tapuia, também foi em busca de atendimento para saber se as dores de cabeça que sente é algo relacionado a visão. “Essa é a minha primeira consulta. Eu vim porque tenho fortes dores de cabeça e estou com as vistas meio embaçada. O Cacique da Aldeia informou a gente que estava tendo atendimento gratuito. Daí então, vim em busca de fazer os exames e passar pelo atendimento médico. Após o atendimento, fiquei sabendo que vou precisar usar óculos. Estou satisfeita por não ter que pagar, pois hoje é muito caro comprar um.”
O Cacique da Aldeia, Dorvalino Augusto da Silva Tapuia, agradeceu ao Sesc pelo trabalho realizado. “Agradecemos a presença do Sesc na cidade com a realização do atendimento para a Aldeia. É muito importante esse trabalho porque a maioria não tem condição financeira para fazer um tratamento e o Sesc está oferecendo de forma gratuita”, falou o Cacique.
A Dra. Erika Cavalcante, coordenadora do Comitê de Acesso à Justiça do TJ Goiás, comentou sobre a importância da parceria e de ter dentro do projeto Justiça Itinerante a ação do Saúde Sesc Visão, que está beneficiando a comunidade Tapuia. “Para promover o acesso a gente precisa olhar não só para o jurídico, para os processos judiciais, a gente precisa olhar para as necessidades da comunidade. Então, essa comunidade, tem necessidades de saúde, locomoção, de documentação, que é a maior procura no sistema itinerante. E o Sesc nos ajuda muito promovendo aqui pra comunidade esse atendimento oftalmológico e depois retornar com os óculos. Isso significa para população uma oportunidade de ter atendido, pelo menos essa necessidade de saúde, além de outras que completam o evento. Então, o SESC entra com esse atendimento e que acaba facilitando as pessoas a ter acesso a outros serviços”, completou a Dra. Erika.
A gerente da unidade Sesc Saúde Visão, Kelly Cordeiro Ferreira Lopes, falou sobre o trabalho realizado em Rubiataba atendendo, também, a comunidade indígena Tapuia. “É muito importante estar mais uma vez com essa parceria da Justiça Itinerante com o Tribunal de Justiça de Goiás, onde podemos impactar positivamente o nosso público-alvo, que são pessoas em vulnerabilidade social. Hoje estamos em Rubiataba atendendo a comunidade indígena Tapuia, onde muitas delas estão recebendo atendimento oftalmológico pela primeira vez, onde podem ser diagnosticadas com as principais doenças que causam a cegueira, como a catarata, glaucoma e doenças da retina. Além disso, elas receberam atendimento completo e orientações oftalmológicas por meio da educação em saúde, além de poderem sair do consultório com a receita de óculos e poder escolher a sua armação, recebendo-o de forma gratuita”, explicou Kelly.
Leopoldo da Veiga Jardim, diretor regional do Sesc e Senac Goiás, comentou a importância termos estado presente em mais este trabalho em parceria com o TJ Goiás. “Ficamos muito felizes em poder estar junto em mais um evento promovido pela Justiça Itinerante, esse belo trabalho do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás, onde podemos atender diversas famílias em situação de vulnerabilidade social. Neste caso específico, reforço o impacto dessa ação que foi além do simples ato de oferecer consultas e exames. Podemos dizer que a equipe de profissionais do Sesc não só levou consigo equipamentos médicos e conhecimento técnico, mas também uma verdadeira mensagem de acolhimento e cuidado com a população indígena Tapuia, que, por vezes, enfrenta barreiras geográficas e socioeconômicas para ter acesso a serviços de saúde de qualidade”, finalizou o diretor.
Já para o presidente do Sistema Fecomércio Sesc Senac, Marcelo Baiocchi Carneiro, esta ação foi uma oportunidade de gerar melhor qualidade de vida para a comunidade Tapuia e, também, para a população de Rubiataba e Nova América. “O atendimento oftalmológico foi uma oportunidade de reverter a realidade de muitos que, até então, sofriam com problemas de visão não tratados, o que comprometia o seu bem-estar e a realização de atividades cotidianas, como o trabalho e os estudos. Para muitos, a simples possibilidade de melhorar a visão tornou-se um verdadeiro resgate da autonomia, da dignidade e da qualidade de vida. A emoção estava no olhar de cada indígena que recebia a notícia de que poderia retomar atividades que haviam sido limitadas pela dificuldade de visão. Essa ação também teve um profundo simbolismo para a própria comunidade Tapuia, que, ao ser atendida de forma direta e humanizada, se viu reconhecida e valorizada. A presença do Sesc foi uma demonstração concreta de que a saúde deve ser um direito de todos, independentemente de etnia, origem ou localização geográfica”, finalizou o presidente Marcelo.