Notícias

Café e vinho escurecem os dentes?

Cirurgiã-dentista do Sesc Goiás explica que o principal cuidado com a saúde bucal é a escovação regular após as refeições


Tomar uma xícara de café logo pela manhã ou apreciar uma taça de vinho ao fim do dia são hábitos comuns. No entanto, muitas pessoas se preocupam com o impacto dessas bebidas na coloração dos dentes. Mas será que há como evitar essas manchas? Conversamos com a cirurgiã-dentista do Sesc Goiás, Nathallia Cristinna Sebba Ferreira, para esclarecer essa questão e dar orientações indispensáveis sobre a saúde bucal.

Como os dentes ficam manchados?

De acordo com Nathallia, os alimentos que ingerimos diariamente possuem pigmentos que podem se depositar na superfície do dente. “Apesar de vermos nossos dentes lisos no espelho, eles possuem uma estrutura porosa, permitindo a passagem de líquidos e bactérias. Quando ingerimos alimentos pigmentados e não realizamos a higienização correta, há o risco de manchamento”. 

A especialista ainda explica que o café e o vinho são também um dos grandes responsáveis por esse efeito, afinal, “são bebidas que tomamos durante momentos de distração, como no trabalho ou em eventos sociais, e muitas vezes não realizamos a escovação logo após. O pigmento presente nessas bebidas fica em contato prolongado com os dentes, facilitando a formação de manchas”, alerta Nathallia. Entretanto isso não é uma regra do acontecimento, “a coloração dos dentes não é determinada apenas pelos alimentos e bebidas que consumimos, mas também pelo processo natural de envelhecimento”, explica a cirurgiã-dentista. “Com o passar dos anos, ocorre uma produção maior de dentina, a camada interna do dente, que tem um tom mais amarelado. Esse é um processo fisiológico e não significa necessariamente que os dentes estão manchados ou que há falta de higiene. Para quem deseja um sorriso mais claro e harmonioso, o clareamento dental pode ser uma ótima opção, pois age quebrando os pigmentos naturais e externos sem comprometer a estrutura dentária”, explica.

Como prevenir?

A dentista orienta que o principal cuidado com a saúde bucal é a escovação regular após as refeições, porém “caso não seja possível escovar imediatamente, um enxágue bucal com água já ajuda a remover o excesso de pigmento”, afirma. E sobre o uso de enxaguantes bucais, ela pede um cuidado: “Os que contêm clorexidina são indicados para tratamentos específicos e não devem ser usados diariamente sem orientação odontológica, pois podem causar manchas nos dentes”, revela.  

Um novo sorriso, uma nova confiança

Um sorriso iluminado pode transformar não apenas a aparência, mas também a autoestima. No Sesc Goiás, o atendimento especializado em clareamento dental tem proporcionado essa mudança a muitos pacientes, como do paciente, Aurelino Pires, diretor de Controladoria e Finanças, que decidiu investir no próprio bem-estar e se surpreendeu com o resultado.

Aurelino já frequentava o Sesc Campinas há algum tempo e confiava na seriedade dos serviços oferecidos. No entanto, nunca havia considerado um clareamento dental até perceber o quanto seus dentes estavam manchados pelo consumo frequente de café e outros alimentos pigmentados. “Eu sempre tive vergonha do meu sorriso. Meus dentes eram muito amarelos, e isso me incomodava profundamente. Quando soube que o Sesc oferecia clareamento a um valor acessível e com profissionais qualificados, decidi tentar. Fiz seis sessões e, para minha surpresa, o resultado foi incrível!”, conta Aurelino, com entusiasmo.

Além da mudança estética, ele destaca o cuidado e a atenção da equipe odontológica, especialmente da dentista Natália, responsável por seu tratamento. “Ela me explicou tudo com muita paciência, tirou todas as minhas dúvidas e me acompanhou durante todo o processo. Fez praticamente um milagre! Meus dentes ficaram muito mais claros, e o melhor: não senti nenhuma sensibilidade durante o tratamento”. A experiência trouxe mais do que um novo sorriso; trouxe confiança. “Hoje, sorrio sem medo, sem receio. Antes, eu tentava esconder os dentes, evitava fotos… agora, sinto orgulho do meu sorriso”, relata o paciente.

Mas Aurelino também aprendeu que manter o clareamento exige cuidados contínuos. “A Dra. Natália sempre reforçou a importância da manutenção. O ideal é escovar os dentes após qualquer refeição, mas quando isso não for possível, um simples enxágue já ajuda a minimizar os efeitos de bebidas como café”, observa.  

O presidente do Sistema Fecomércio Sesc e Senac Goiás, Marcelo Baiocchi Carneiro, reforça o compromisso da instituição, no qual “a iniciativa faz parte do compromisso em promover a saúde bucal acessível e de qualidade para a população, com o apoio da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), presidida por José Roberto Tadros, o Sesc Goiás investe continuamente na ampliação e aprimoramento dos serviços odontológicos, garantindo um ótimo atendimento, de muita qualidade para trabalhadores do comércio e comunidade em geral. Esse compromisso reforça a missão de oferecer bem-estar e qualidade de vida por meio de uma ampla variedade de tratamentos odontológicos.”, destaca Baiocchi.

Além do clareamento dental, o Sesc Goiás oferece uma variedade de tratamentos, como restauração, tratamento de canal, cirurgia, laserterapia e aparelhos ortodônticos. “Tudo isso faz parte do nosso objetivo em garantir o acesso a saúde bucal de forma acessível e de qualidade para a população”, afirma o diretor regional do Sesc e Senac Goiás, Leopoldo Veiga Jardim.

Grato pelo atendimento que recebeu, Aurelino faz questão de recomendar o tratamento. “Sou prova viva de que vale a pena! É um investimento na autoestima e na saúde bucal. Agradeço imensamente à Dra. Natália e a toda a equipe do Sesc por esse ótimo trabalho”, conclui.

Se você também deseja recuperar a confiança ao sorrir, o Sesc Goiás está pronto para te ajudar. Agende uma consulta e descubra como um pequeno passo pode fazer uma grande diferença na sua vida!

Confira o cronograma de atendimento odontológico do 2º trimestre de 2025 no Sesc Goiás:

Sesc Centro: 1 de abril, 2 de maio e 2 de junho

Sesc Campinas: 1 de abril, 14 de abril, 2 de maio, 15 de maio e 2 de junho

Sesc Itumbiara: 2 de abril, 5 de maio e 3 de junho

Sesc Jataí: 3 de abril, 6 de maio e 4 de junho

Sesc Anápolis: 7 de abril, 7 de maio e 5 de junho

Sesc Caldas Novas: 2 de abril, 5 de maio e 3 de junho

Quer saber mais sobre os serviços odontológicos do Sesc Goiás? Confira o calendário de pré-inscrição na aba Saúde Bucal.