Notícias

Turismo Termal: benefícios das águas quentes para o corpo e a mente

Profissional explica que propriedades terapêuticas das águas termais de Goiás são reais; confira quais são


As águas termais de Goiás têm ou não propriedade terapêutica? De acordo com o fisioterapeuta e professor do curso de Estética e Cosmética da Faculdade Senac Goiás, Cristiano Pereira, a resposta é sim. “Isso não é lenda. As águas termais têm magnésio, cálcio, potássio, sódio, enxofre, entre outros minerais benéficos para o nosso corpo e para a nossa saúde”, garante. 

Entre os benefícios citados por Cristiano estão o relaxamento muscular, a desintoxicação, a melhora da circulação sanguínea e até a melhora no aprendizado. Confira: 

Relaxamento muscular: em pessoas que sofrem com dores articulares, como artrite ou tendinite, as águas termais têm efeito analgésico e anti-inflamatório, proporcionando alívio natural da dor. 

Detox: na parte estética pode-se citar a desintoxicação, devido à abertura de poros causada pelo aumento do fluxo sanguíneo, o que leva à eliminação de toxinas, ao suor e a consequente liberação de impurezas na pele, à regeneração celular, à redução da retenção de líquidos e o estímulo do sistema linfático. “Além de contribuir para a hidratação da pele”, completa Cristiano. 

Melhora da circulação sanguínea: o professor explica que devido à vasodilatação, “o coração bate mais rápido e isso melhora a troca gasosa ou troca sanguínea”, garantindo uma série de benefícios como mais energia e disposição, a regulação da temperatura corporal, um melhor funcionamento do cérebro, prevenção de varizes e inchaços, entre outros.  

Melhora no aprendizado: De acordo com Cristiano, este é um benefício que poucas pessoas conhecem. “Pessoas que estão no momento de ENEM, de ENAD, de concursos públicos, OAB, entre outros, elas estudam, estudam, estudam e esquecem que é preciso relaxar. Por causa dessa circulação sanguínea aumentada, e eu tenho um aumento da circulação encefálica, melhorando o aprendizado”, explica.

Melhora na saúde das vias respiratórias: Segundo Cristiano, o enxofre existente nas águas termais, na medida certa, auxilia na melhora de doenças como asma ou bronquite. “Para pessoas que sofrem com asma ou bronquite, a água termal tem esse benefício de melhorar as vias respiratórias”, constata.

Apesar de todos os benefícios, o profissional do Senac alerta para os cuidados e contraindicações. Como no caso de mulheres gestantes. Para elas, o profissional orienta evitar não só a água muito quente, mas também a água muito fria. Pessoas que sofrem com diabetes e cardiopatas, descompensados, também devem evitar as águas termais. 

“No caso do cardiopata descompensado, ele pode ter uma parada cardiorrespiratória. Já no caso do diabético descompensado, a água termal vai enfraquecer o capilar e qualquer risco pode causar uma lesão grande”, detalha Cristiano. 

O Fisioterapeuta esclarece ainda que o tempo ideal para permanecer nas águas termais para fins terapêuticos é de 15 a 30 minutos. 

Cidades goianas com águas termais

Caldas Novas, Rio Quente, Jataí, Aragarças. Essas cidades são os principais destinos para quem busca Turismo Termal em Goiás. O Sesc Goiás está presente em duas delas: Caldas Novas e Jataí. 

No Sesc Caldas Novas o turista encontra uma mega estrutura, com hospedagem, parque aquático, trilha, pista de cooper, capela, espaço cultural, recreação, lanchonete, sala de jogos, biblioteca, playground, lago e muito mais, além de pensão completa para hóspedes. Já no Sesc Thermas Jataí, o público pode aproveitar o parque aquático com muita recreação, música boa, lanchonete e uma vista maravilhosa para o lago Bonsucesso.

Para usufruir de todos os serviços pagando valores especiais, o trabalhador do comércio de bens, serviços e turismo deve estar com a credencial Sesc atualizada. Para atualizar, basta acessar o site sescgo.com.br. 

O Sesc é uma instituição do Sistema Fecomércio, Sesc e Senac, que tem por presidente Marcelo Baiocchi Carneiro. O Sistema integra a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), presidida por José Roberto Tadros.