Circuito Sesc de Corrida de Rua reúne mais de mil atletas durante evento
Ação foi separada entre modalidades corrida kids, caminhada de 2,5 km e as corridas de 5 km e 10 km para adultos
Em busca de promover saúde e lazer, o Sesc Faiçalville, que fica na Avenida Ipanema, em Goiânia, serviu de ponto de largada para mais uma edição do Circuito Sesc de Corridas, que aconteceu no último sábado (21). O evento contou com a presença de mais de mil atletas e foi separado entre as modalidades corrida kids, caminhada de 2,5km e as corridas de 5km e 10km para adultos.
A primeira corrida a ser feita foi a kids, que englobou as faixas etárias de 2 a 12 anos. Os percursos foram de 50 m (faixa de 2 e 3 anos); 100m (faixa de 4 e 5 anos); 150m (faixa de 6 e 7 anos); 200m (faixa de 8 e 9 anos); 250m (faixa de 10 e 11 anos) e 300m (para 12 anos). Um dos participantes foi o pequeno Henrique Cardoso, que acompanhou o pai, o servidor público Leandro Cardoso da Silva, na competição. Para o genitor, o momento serviu para incentivar o filho a praticar atividades físicas, além de uni-los para fazer uma modalidade esportiva juntos.
“Eu resolvi trazer o Henrique para a corrida junto comigo porque eu já tinha participado de outras edições da corrida do Sesc e eu acho muito importante incentivar ele a estar fazendo esporte e atividade física. É o momento de nós estarmos fazendo isso junto, então eu fiz questão de trazê-lo para estar incentivando ele a praticar esportes e atividade física e estar sempre junto comigo, me acompanhando nessas atividades. Eu acho muito importante o Sesc continuar promovendo esses eventos porque é uma oportunidade para a gente, que faz parte da família Sesc, poder ter esse incentivo de estar praticando esportes e atividades físicas e trazendo toda a família para acompanhar e ver”, destaca.
De acordo com o assessor de Esportes e Recreação do Sesc, Wellington Cortes, o evento é uma forma de estimular a realização de atividades por meio das corridas. “O Sesc tem a preocupação em trazer o esporte de forma participativa. É um evento que, por mais que seja competitivo, ele fomenta e estimula a participação do trabalhador do comércio, do público em geral e dos dependentes a fazer uma atividade física regular através da corrida. A corrida é um dos esportes mais democráticos que a gente tem no país. Basta ter um tênis, uma bermuda e uma camiseta e sair para correr nas ruas de Goiânia e Goiás”, explicou.
Segundo o coordenador Regional de Lazer do Sesc, Samuel Machado, o circuito “incentiva a prática de atividade física e combate o sedentarismo”. Ele ainda complementa afirmando que “o Sesc é referência na promoção de eventos de lazer, em eventos de incentivo à prática de atividades físicas e de incentivo a hábitos de lazer, sendo uma peça fundamental em Goiás e no Brasil para incentivo de eventos para hábitos saudáveis”.
Quem participou da caminhada de 2,5 km foi a auxiliar administrativo do Senac de Aparecida de Goiânia, Isabelly Sthephany dos Santos. Ela nasceu com um tumor no cérebro e teve que passar por duas cirurgias para a retirada, além de 48 sessões de quimioterapia. Ela chegou a ficar internada por 27 dias e aos 4 anos de idade acabou perdendo a visão.
Mesmo tendo uma limitação visual bilateral total, foi nos esportes que ela encontrou um ponto de paz e uma forma de superar limites. “Eu gosto muito de praticar esportes, eu já fui atleta de judô por 1 ano, ganhei medalha em primeiro lugar em João Pessoa, então o esporte me faz bem. Quando eu vi o circuito Sesc, fiquei muito interessada por ser um esporte e por me fazer tão bem”, destacou.
A profissional de educação física Hagne Costa também esteve presente na corrida de 5 km. Ela conta que o motivo da participação foi para incentivar um aluno que chegou a perder 70 kg e estaria realizando a primeira corrida.
“Eu sempre quis fazer uma corrida. Falei que esse ano eu ia fazer uma, mas vim para incentivar o meu aluno, que treina comigo, que teve uma perda significativa de peso entre 70 kgs. Ele vai fazer a primeira corrida dele e eu estou indo para incentivá-lo, porque eu sei o quanto o esporte ele entra na vida das pessoas e transforma”, finaliza.
Para proporcionar um momento de descontração, o ponto de largada contou com espaços kids, composto por pula pula, carrinhos de algodão doce e pipoca e outros brinquedos. Os adultos também puderam aproveitar o espaço Zen, que ofertava massagens gratuitas. Todo o percurso contou com sinalização, fiscais e carros de apoio, que auxiliaram os atletas durante o período. Ao final, os vencedores subiram até o pódio e receberam os respectivos prêmios ao final de cada prova.
De acordo com o presidente do Sistema Fecomércio, Sesc e Senac Goiás, e vice-presidente da Confederação Nacional do Comércio (CNC), Marcelo Baiocchi Carneiro, “essa iniciativa do Sesc é um convite à prática de exercícios físicos e a uma vida mais saudável. O objetivo é proporcionar aos trabalhadores do comércio, serviços, turismo e à população como um todo um momento de lazer por meio de uma prática esportiva”.
O diretor regional do Sesc e Senac Goiás, Leopoldo Veiga Jardim, ainda enfatiza que, “as corridas Sesc são formas de democratizar as atividades físicas na prevenção de patologias decorrentes do sedentarismo, assegurar e facilitar o acesso dos comerciários e seus dependentes, sem deixar à margem os aspectos educativos e socializadores desencadeados por esta prática esportiva”.