Notícias

Sesc promove aulão de matemática para jovens do programa Aprendiz do Futuro

Com parceria técnica do Sesc Goiás o programa beneficiará os jovens por meio de um preparatório para o Desafio Aprendizes da Matemática


O auditório do Sesc Cidadania recebeu, na tarde do dia 9 de agosto, para um aulão de matemática, mais de 200 jovens participantes do “Desafio Aprendizes da Matemática”. O desafio faz parte do programa Aprendiz do Futuro, maior programa de sócio aprendizagem do Brasil, idealizado pelo Governo do Estado de Goiás, por meio do Goiás Social, com execução da Rede Nacional de Aprendizagem, Promoção Social e Integração (Renapsi) e parceria técnica do Sesc Goiás, e que tem como objetivo incluir jovens em situação de vulnerabilidade no mercado de trabalho. São jovens entre 14 e 16 anos, inscritos no CadÚnico, estudantes da rede estadual de educação, entre outras características que o possibilitam participar do programa.

O “Desafio Aprendizes da Matemática” é uma oportunidade única para jovens de Goiás demonstrarem suas habilidades matemáticas e competirem por prêmios, incluindo um intercâmbio cultural para a Europa. A competição é destinada a reconhecer e premiar os talentos matemáticos entre os jovens aprendizes. Este desafio não só promove a educação matemática, mas também incentiva o desenvolvimento de habilidades críticas para o mercado de trabalho e a vida cotidiana.

Para realização da prova final do Desafio, que acontecerá no dia 31 de agosto, os jovens já vêm estudando durante o semestre, por meio de pílulas de conhecimento, tendo todo o conteúdo pedagógico, da disciplina de matemática (são 12 no total), desenvolvido pelos professores do Sesc Cidadania e disponibilizada para a Renapsi incluir na plataforma de estudos do programa.

E, para prepará-los da melhor forma possível, o Sesc promoverá dois aulões de matemática, um já realizado no dia 9 e o outro que acontece no dia 16 de agosto. Este primeiro aulão, ministrado pelo professor de matemática do Sesc Cidadania, Igor Maciel Resende de Oliveira, abordou os seguintes conteúdos: Conjuntos Numéricos e Operações; Potenciação e Radiciação; Sistema Cartesiano, Produto Cartesiano e Relação Binária; Paralelismo (Teorema de Tales) e Teorema de Pitágoras; Razão Trigonométrica no Triângulo Retângulo e Ângulos Notáveis; Estatística: Média Aritmética e Ponderada, Mediana e Moda.

Já no próximo aulão, a também professora de matemática da Escola Sesc Cidadania, Heloísa Andréia de Macedo Bezerra, ministrará os conteúdos: Função: Variável dependente e independente; Função do 1º Grau: Zero da Função; Função do 1º Grau: Gráfico da função, Crescimento e Decrescimento, Lei de Formação; Função do 2º Grau: Definição, Zero da Função; Função do 2º Grau: Gráfico e coordenadas do vértice; Ângulos (Classificação dos ângulos, Complementar e Suplementar) e Proporção.

O professor Igor Maciel, comentou a importância do aulão para os jovens. “O aulão é um preparatório para os alunos realizarem o Desafio Aprendizes da Matemática, onde trabalharemos os conceitos básicos importantes da matemática que consistem também nos conceitos que são aplicados no dia a dia. Nosso objetivo é que os alunos consigam se sentir preparados para realizar a prova no dia 31 de agosto.” Ele também falou a respeito do desenvolvimento dos conteúdos. “O levantamento dos conteúdos foi em conjunto com a equipe da Renapsi, pensando numa possibilidade de pegar os conteúdos que estejam mais presentes no cotidiano deles, pois são todos aprendizes já inseridos no mercado de trabalho”, concluiu ele.

A jovem Maria Eduarda Alves de Oliveira, 16 anos, participante do programa Aprendiz do Futuro, comentou sobre a participação dela no Desafio. “Eu estou muito confiante em poder participar, é uma grande oportunidade não só para mim, mas para outros jovens. E eu espero que seja uma conquista para mim. Eu penso em ser psicóloga, pois acho que desde pequena eu sempre gostei muito de ajudar as pessoas, de ouvir uma parte delas e eu acho que é isso que acabou me interessando pela psicologia. Com estes aulões eu espero absorver bastante coisa, porque eu tenho certeza que eu posso conseguir ganhar esse prêmio.”

Para o diretor geral da Renapsi, Juan Carlos Moreno Lozano, a parceria com o Sesc Goiás é muito importante para realização deste trabalho. “Nós estamos, hoje, aqui, unidos para um evento muito importante, que são as Olimpíadas da Matemática, uma ação que nos leva a um patamar mais elevado, como programa líder aqui no Brasil. Nós sabemos muito bem, para a gente poder ter sucesso na vida, nós precisamos fortalecer as ferramentas dos jogos. Uma delas é a matemática. A matemática é universal, é uma linguagem universal, que faz parte da sociedade, que você encontra em todas as carreiras e em todas as partes da vida. Então, por isso é importante essa relação com o Sesc como parceiro técnico que nos traz toda essa metodologia e solidez em relação com a matemática.”

Luciana Caniello, Gerente de diretrizes educacionais do Sesc e Senac, comentou sobre a parceria do Sesc no programa, bem como a importância desta ação para os estudantes participantes do programa. “O Sesc preza muito pela educação de qualidade. Quando nós recebemos o convite para colaborar com essa parceria do Desafio da Matemática, faz muito sentido para o Sesc, porque os nossos professores, que já estão acostumados com a educação de qualidade social para trazer os jovens para dentro desse contexto, compraram a causa, elaboraram o material que está sendo utilizado pelos alunos para estudar e se preparar para as provas e, além disso, ministrarão as aulas para esses alunos.” Luciana também comentou sobre como será a avaliação no dia 31 de agosto. “A prova foi preparada exatamente para dialogar com o conteúdo que os alunos já estão estudando, tanto na lista de conteúdos e de exercícios disponíveis na plataforma, com o conteúdo ofertado pelos professores nas aulas, e essa prova vai ter 50 questões.”

O diretor regional do Sesc e Senac Goiás, Leopoldo Veiga Jardim, falou da importância de os alunos aproveitarem a oportunidade que o Sesc Goiás, nessa parceria, oferece. “Aproveitar essa oportunidade é fundamental, porque o Desafio Aprendizes da Matemática não vai só tratar exatamente do conteúdo curricular da matemática. Ele também trabalha raciocínio lógico e senso de preparação socioemocional para que os alunos possam estar preparados. Nossos professores tiveram muito cuidado em preparar os conteúdos e o aulão vêm para coroar essa parceria e apoiar os jovens neste Desafio.”