Notícias

Sesc Cidadania do Jd. América abre as portas para acolher estudantes da unidade Santa Genoveva

Remanejamento acontece no próximo ano. Espaço conta com estrutura mais ampla, além de oferecer recursos mais modernos


A partir do primeiro semestre de 2020, a unidade Escolar do Sesc Cidadania localizada no Setor Santa Genoveva, irá deixar de operar ofertando turmas de ensino fundamental e médio. A decisão foi tomada pela Diretoria Regional como uma medida de contenção e readequação de gastos, devido os reflexos negativos nas atividades do comércio e empresas, setores responsáveis pelo mantimento do Sesc. 

Os estudantes que hoje integram o quadro da instituição, terão espaço garantido no Centro Educacional Sesc Cidadania situado no Jardim América.  O espaço conta com uma estrutura mais ampla, com salas de aula tecnologicamente equipadas, recursos didáticos, audiovisuais e atividades extracurriculares com ambientes privilegiados. Sendo referência em todo estado na qualidade de ensino. 

O diretor regional do Sesc Senac, Leopoldo Veiga Jardim, informou que a medida foi tomada de forma a não prejudicar nenhum aluno. “O que estamos propondo aos pais é a realocação de seus filhos para um ambiente escolar muito mais estruturado, que vai acrescentar ainda mais no processo de formação destas crianças e jovens”, disse.  Leopoldo salientou ainda que as providências adotadas não afetarão em nenhuma hipótese o quantitativo de alunos atendidos pelo PCG (Programa de Comprometimento e Gratuidade).

Pai de uma aluna do 6º ano, o veterinário Helton Freires Oliveira, 38, se disse contente com a mudança. Para ele, a unidade do Jardim América pode oferecer um ensino ainda melhor para a filha Ana Luíza, de 11 anos. “Não vemos a distância como um problema. Nós estamos contentes com a mudança por conta da qualidade de ensino que a Ana Luíza vai receber. Não medimos esforços para dar uma educação melhor para ela. Sei que isso vai refletir no futuro dela, assim como o esforço dos meus pais e dos pais de minha esposa refletiram na nossa formação profissional. Tomando essa posição diante do ocorrido, damos um exemplo para que ela aplique em sua vida; sempre buscar o melhor sem deixar que os obstáculos e divergências a tire do caminho certo”, afirmou ele. 

A mãe da criança, Lilian Costa Santos, 30, contou que no primeiro momento Ana ficou triste ao receber a notícia do fim das atividades da unidade Santa Genoveva. Mas ao ser apresentada ao Sesc Cidadania do Jardim América, mudou o ânimo. “Ela ficou sim um pouco chateada, mas depois eu mostrei pra ela a estrutura da escola, o que ela teria acesso lá, as atividades que podia fazer. Não demorou cinco minutos para ela dizer que queria ir pra lá”, disse Lilian. 

Raimundo Nonato de Oliveira foi outro pai que também deu um depoimento satisfeito com a mudança proposta. Sua filha Maria Luíza Filho Oliveira, estuda no 7º ano. Vendo como uma boa chance de melhoria do ensino, ele agradeceu pela oportunidade de inclusão da filha. “De todas as conquistas recebidas neste ano, sem dúvida alguma, essa foi a melhor delas. Somos pais presentes nos estudos de nossos filhos e nos colocamos à disposição do Sesc para somarmos junto aos colaboradores, a disseminação da educação, sabedoria e do respeito ao próximo”, pontuou


O Centro Educacional Sesc Cidadania

Em sua proposta pedagógica, o Centro Educacional Sesc Cidadania tem a preocupação com a formação política, social, cognitiva e afetiva de seus alunos. A importância dada à formação pessoal do aluno pode ser percebida por meio das disciplinas extracurriculares, como xadrez e música, além dos espaços destinados à aprendizagem prazerosa e significativa, como laboratório de ciências biológicas, física e química, laboratório de internet, sala de artes e sala de música. Juntos, esses ambientes possibilitam a formação de indivíduos sensíveis, comprometidos com a realidade social e sujeitos ativos do seu próprio conhecimento.

Assim, a preocupação prioritária desta comunidade educativa é que o aluno, além de interagir com o conhecimento, transite por diferentes saberes, linguagens e fontes de informação, compreenda e questione a realidade - com bom senso e criticidade - proponha soluções, aprenda a vivenciar o afeto, a responsabilidade, o respeito, a solidariedade, o companheirismo, a tolerância, a paz. Na presença destes, os demais valores desenvolver-se-ão naturalmente no exercício da liberdade. 


  • Biblioteca

O espaço atende todos os alunos e servidores da unidade. Desenvolvendo constantemente ações de incentivo ao gosto pela leitura e auxílio às consultas, ao estudo e às pesquisas escolares impressas e eletrônicas. Está informatizada tanto para pesquisas e consultas quanto para o atendimento de empréstimos domiciliares. 

Em constante atualização, conta com acervo bibliográfico impresso e multimídia formado por livros didáticos, paradidáticos e literários; periódicos adquiridos por assinatura de jornais, revistas e gibis de circulação regional e nacional, além dos multimídia.  


  • Desenvolvimento Físico Esportivo

Visam estimular a ampliação das experiências relacionadas aos esportes e às atividades físicas, assim como a conscientizar para a importância da continuidade dessas práticas na vida cotidiana, para a melhoria da qualidade de vida e o bem-estar. A autonomia dos participantes, a integração, o respeito à diversidade e à inclusão social, o aprendizado e o desenvolvimento de habilidades corporais e cognitivas são pontos enfatizados. São oferecidos: karatê, xadrez, além de Atividades Psicomotora e Lúdica para Crianças (Apluc).


  • Desenvolvimento Artístico Cultural

Cursos de Dança, Teatro, Oficinas de Comissão de Frente e Corpo Musical da Banda Marcial Giuglio Settimi Cysneiros Sesc Goiás oferecidas pela unidade, voltadas para formação e aprendizado de conhecimento, informações e técnicas próprias à criação artística.

Realizados no contraturno, os cursos e oficinas atendem desde alunos dos segundos anos do Ensino Fundamental Anos Iniciais até as terceiras séries do Ensino Médio, com atividades desenvolvidas até às 19h.