Notícias

Projeto de educadora do Sesc Cidadania recebe premiação nacional na 1ª edição do Prêmio Educador FTD Educação

“O mundo que eu quero: análise do clima urbano” é o projeto vencedor na categoria steam, assinado pela professora Keyla Vaz do Sesc Cidadania. Editora FTD é a realizadora do edital, que teve cerca de 400 trabalhos inscritos


A professora de Geografia das 1ª e 3ª séries do ensino médio do Sesc Cidadania, Keyla Vaz Silva, conquistou o primeiro lugar na categoria steam, da rede particular de ensino, com o trabalho “O mundo que eu quero: análise do clima urbano”, no Prêmio Educador FTD Educação. O edital recebeu cerca de 400 inscrições de todo o Brasil.

O evento de premiação foi no dia 8/2, no espaço State Innovation Center, em São Paulo (SP). A categoria steam (science, technology, engineering, arts e mathematics / ciência, tecnologia, engenharia, artes e matemática) trouxe a proposta da integração dos conteúdos dessas áreas no processo de ensino e aprendizagem. O principal objetivo dessa abordagem interdisciplinar é formar indivíduos preparados para enfrentar os desafios da atualidade, de forma inovadora, equilibrando habilidades técnicas e criatividade.

Os vencedores receberam vale-presente de R$ 7.000,00, certificado, troféu e placa de menção honrosa para as escolas que representam. A comissão organizadora avaliou que o projeto da educadora Keyla Vaz “foi reconhecido pelo impacto transformador na educação, criatividade, inovação pedagógica e capacidade de inspirar mudanças positivas na comunidade escolar. A conquista refletiu a dedicação, competência e visão inspiradora de toda equipe envolvida no trabalho”.

“O Sistema Fecomércio, Sesc, Senac acredita que a educação é capaz de transformar vidas e impulsionar o desenvolvimento econômico e social no nosso Estado e do país. O resultado de conquistar o primeiro lugar em uma premiação nacional da Editora FTD atesta que estamos no caminho certo. Nossas equipes de educadores e auxiliares são comprometidas e nos ajudam no cumprimento da nossa missão”, destaca o presidente do Sistema Fecomércio, Sesc e Senac Goiás, Marcelo Baiocchi.

O diretor regional do Sesc e Senac Goiás, Leopoldo Veiga Jardim, afirma que “trabalhamos cada dia com mais dedicação, foco e propósito para entregarmos os melhores serviços, com qualidade e resultados que fazem a diferença positiva na vida das pessoas. Sabemos que a educação é a base do crescimento e desenvolvimento dos nossos alunos. A professora Keyla Vaz nos representou nesse prêmio da FTD Educação de forma grandiosa e vitoriosa, pois ela revelou para uma plateia nacional um projeto feito ao lado de uma equipe de outros educadores e seus alunos”.

Para a professora Keyla Vaz “foi um momento inesquecível, em que me senti como se estivesse em um sonho. Nunca imaginei viver uma situação em que o professor fosse o centro das atenções, sendo reconhecido e reverenciado. Acredito que todos os professores deveriam ter condições de sair da invisibilidade e experimentar momentos como esse. É o primeiro ano desse prêmio da FTD, mas já estou pensando no próximo projeto para concorrer ao prêmio em 2025. A FTD divulgou que o prêmio será anual. Saí de lá com a expectativa de desenvolver outros projetos, por ver que as atividades no Sesc Cidadania fazem a diferença e impactam positivamente a vida dos nossos alunos”.

A educadora corrobora com seus dirigentes quando diz que “o Sesc nos estimula e nos incentiva a desenvolver novos planejamentos. Nossa equipe é unida, comprometida, engajada e atuamos com a visão de conceber projetos interdisciplinares. É uma prática no Sesc Cidadania de criar vários programas, porque faz parte da metodologia pedagógica da unidade”.

O mundo que eu quero: análise do clima urbano” analisou o clima urbano, os diferentes usos e ocupações do solo com foco na configuração das ilhas de calor e de frescor em duas áreas em Goiânia, o Parque Vaca Brava e a Praça da Família, na unidade Sesc Cidadania. Equipe do projeto investigou, compreendeu e propôs soluções que mitigaram os impactos das ilhas de calor. Por meio de atividades interdisciplinares, o objetivo do trabalho foi o de comprovar que em áreas com mais vegetação e menor quantidade de edificações o comportamento da temperatura e umidade relativa do ar proporcionam um conforto térmico e possibilitam a infiltração da água, promovendo um ambiente urbano mais equilibrado e saudável.

Prêmio

O prêmio foi direcionado aos educadores e/ou gestores que desenvolveram projetos educacionais inovadores no decorrer dos anos letivos de 2023 e 2024, fazendo uso das soluções educacionais da FTD Educação e que atendiam uma das seis categorias do edital: steam; ESG (environmental, social and governance – ambiental, social e governança); avaliação de desempenho educacional; ensino de língua inglesa; iônica (plataforma digital da FTD Educação) e literatura.

Segundo a organização, o Prêmio Educador FTD Educação veio com o compromisso de disseminar boas práticas educacionais do Brasil, valorizar o profissional da educação e reconhecer a educação de qualidade, protagonizada por professores e gestores educacionais e pedagógicos, da educação básica, da educação infantil ao ensino médio, e educação de jovens e adultos de escolas públicas, privadas, filantrópicas, rurais ou urbanas de todo o país.

As premiações contemplaram um projeto por categoria, sendo um trabalho da rede pública e um da rede particular, alcançando 12 premiados. Desses 12 vencedores, dois projetos, um da rede pública e um da rede particular, que tiveram as melhores notas também levaram o prêmio especial - uma viagem pedagógica internacional, a qual deve ser realizada entre fevereiro deste ano até fevereiro de 2026. Os trabalhos premiados também serão divulgados nos meios de comunicação da FTD Educação, sendo a Revista Mundo Escolar, Portal Conteúdo Aberto e na plataforma Iônica.

A conclusão do projeto do Sesc Cidadania “O mundo que eu quero: análise do clima urbano” evidenciou importantes relações entre o ambiente urbano e o conforto térmico, contribuindo para a compreensão do impacto do clima em diferentes espaços na cidade. Os dados finais obtidos apontaram uma temperatura de 38,7ºC e umidade de 21% na Praça da Família e no Parque Vaca Brava, onde há predominância de vegetação, os dados foram de 31,1ºC e 32% de umidade.

O Sesc é uma instituição do Sistema Fecomércio, Sesc e Senac, presidido por Marcelo Baiocchi Carneiro. O Sistema integra a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), presidida por José Roberto Tadros.