Notícias

Mostra de Saberes: Sesc Faiçalville realiza exposição de projetos feitos por alunos da educação infantil

Trabalhos contemplaram diversos temas e foram escolhidos pelos próprios estudantes da unidade


Emoção, orgulho e sentimento de ‘dever cumprido’. Essa é a sensação descrita pela psicóloga Nayara Souza Rodrigues ao ver a apresentação e o projeto desenvolvido pelo filho, Heitor Rodrigues, sobre o Cerrado, exibido na “Mostra de Saberes: Ciências, Culturas, Tecnologias e Sustentabilidade” que aconteceu no Sesc Faiçalville ao longo desta quarta-feira (27). 


Durante todo o ano de 2024, a unidade desenvolveu 13 trabalhos didáticos de acordo com os interesses das crianças de todas as turmas da educação infantil. As temáticas, escolhidas e propostas pelos estudantes, foram elaboradas dentro e fora da escola, com o intuito de incentivar a participação do núcleo familiar no processo de aprendizagem. 


Os projetos exibidos envolveram temas como erradicação da pobreza; fome zero e agricultura sustentável; saúde e bem-estar; educação de qualidade; igualdade de gênero; água potável e saneamento; energia limpa e acessível; trabalho decente e crescimento econômico; indústria, inovação e infraestrutura; redução das desigualdades; cidades e comunidades sustentáveis; consumo e produção responsáveis; ação contra a mudança global do clima; vida na água; vida terrestre; paz, justiça e instituições eficazes e parcerias e meios de implementação. 


“É muito importante saber que a escola se compromete com esse tipo de valor, que é se preocupar com a natureza. O Heitor se envolveu bastante, ele levou o projeto para dentro de casa, o dele era uma “Aventura no Cerrado”, e ele fez uma viagem para o Araguaia e ficou super empolgado vendo o pé de pequi, comendo cajuzinho do Cerrado…É muito legal ver a transposição do conhecimento dentro de casa e no dia a dia. [...] O Sesc entra como um agregador aos valores que a família cultiva, que é cuidar não só de si, mas do ambiente que a gente está e das pessoas que estão ao nosso redor e o cuidado com o meio ambiente”, destaca Nayara.


O estudante Miguel Henrique, de 6 anos, que fez um projeto sobre sistema solar, garante que não só aprendeu sobre o tema, como também gostou de ter participado do projeto ao lado dos colegas de classe e da família.  “Eu fiz uma lupa, fiz desenhos, o Sol…Eu também estudei sobre o Sol e fiz várias coisas. [...] O que eu mais gostei de fazer foi o Sol. Lá em casa, minha mãe e meu pai também ajudaram e gostaram de fazer”, destacou. 


O diretor regional do Sesc Goiás, Leopoldo Veiga Jardim, destaca que o projeto simboliza “um momento de integração entre as famílias, estudantes e profissionais pedagógicos, além de um importante passo para aprendizagem dos alunos, permitindo que eles aprendam sobre diferentes assuntos de forma dinâmica”. 


Segundo a diretora pedagógica da unidade, Maria do Socorro, a Mostra de Saberes é a oportunidade da instituição mostrar para a comunidade o que as crianças aprenderam ao longo do ano no contexto investigativo. 


“É um momento muito esperado por todos, pelas crianças, pelas famílias e pela nossa equipe, que se prepara muito. Nós temos a grande honra de mostrar o que as crianças aprenderam no percurso”, diz. 


Para a coordenadora pedagógica do Sesc Faiçalville, Isabela Segato, a importância do evento transcende as barreiras da instituição e serve não só para ajudar no desenvolvimento dos alunos, como também para demonstrar os avanços da instituição. 


“É o momento da escola mostrar para comunidade o conhecimento científico, cultural, sustentável, com uma vertente tecnológica e acima de tudo sustentável e uma aprendizagem lúdica e significativa que o Sesc prioriza nas escolas. Vivenciar esse momento, resultado de um trabalho de percurso que não só a escola acredita, mas também que as famílias abraçaram, é gratificante”, diz. 



Um momento de transposição e emoção


A mostra não só proporcionou momentos de alegria e orgulho para os alunos, mas também reforçou a importância do ambiente escolar como espaço de descoberta e socialização. Os pais puderam ver de perto o desenvolvimento das crianças, que expressaram suas ideias e sentimentos através da dança, que foi apresentada inicialmente. Logo após, os pais puderam conhecer os projetos das crianças.  


"Fico muito feliz em acompanhar esse evento pelo segundo ano consecutivo. Ver o desenvolvimento e o crescimento do meu filho no Sesc enche nossos corações de orgulho!", ressalta Camila Pyres, mãe do Theo.


De acordo com a professora de Corpo e Movimento do turno vespertino, Daniela de Castro Lopes, o projeto que ela realizava na sala de aula tinha como proposta a dança e a música, permitindo que os alunos vivenciassem a proposta por meio dos movimentos. “É sempre muito gratificante perceber o envolvimento das crianças dentro daquele contexto que eu proponho, que é o da dança e da música”, afirma.


Os pais do Levi e da Cora, ficaram emocionados ao acompanhar a apresentação da filha. De acordo com eles, é o último ano da pequena Cora na educação infantil. “Já temos um filho que passou pelo Sesc Faiçalville e achamos esse espaço físico incrível, com muito verde, área aberta e vivencias desde a primeira infância”, relata o pai, Frederico Rabelo. “Agradeço a toda equipe do Sesc por todos esses cuidados ao longo dos anos com nossos filhos!”, conclui a mãe, Érica Caetano.


Karla Pereira Mendes, a mãe do pequeno Luiz Felipe, conta que se emocionou durante toda apresentação. “A turma do meu filho apresentou a Casa de Cora Coralina, e foi muito enriquecedor, pois eu nunca havia o levado para conhecer”, conclui Karla.


Além de fortalecer os vínculos entre escola e família, a Mostra de Saberes reafirma a importância das atividades pedagógicas que valorizam a autonomia e a participação ativa das crianças.