Estudantes do Sesc Cidadania brilham com Medalhas na Olimpíada Nacional de Ciências
Dentre os medalhistas, 14 são estudantes do Sesc Cidadania
Na noite de 1° de fevereiro, o Centro de Cultura e Eventos da Universidade Federal de Goiás (UFG) foi palco da entrega das medalhas da Olimpíada Nacional de Ciências (ONC). Dentre os medalhistas, 14 são estudantes do Sesc Cidadania, com menções honrosas, medalhas de prata e de ouro.
A ONC é uma competição realizada no Brasil para estudantes do ensino fundamental e ensino médio. Ela tem como objetivo estimular o interesse pelas ciências e promover a descoberta de talentos na área. A ONC abrange disciplinas como Física, Química, Biologia, Astronomia e Matemática, sendo um grande desafio a ser cumprido pelos estudantes.
"Eu sempre me interessei por essa área de química, física e biologia, e eu não acreditei quando eu ganhei uma medalha de prata. Toda essa trajetória foi muito importante pra mim, como aluna, e eu espero que essa seja a primeira de muitas realizações. Eu tô muito feliz" Ana Beatriz Monteiro , aluna da segunda série do ensino médio do Sesc Cidadania, que recebeu a medalha de prata pelo seu desempenho na olimpíada.
Os benefícios de se participar de uma olimpíada como a ONC são diversos, acrescentando e ofertando oportunidades únicas para os estudantes que possuem interesse em competir, como ressaltou o estudante Luiz Eduardo Weber, aluno do 7° ano do ensino fundamental do Sesc Cidadania, premiado com a medalha de prata. "Eu fiquei muito feliz porque esse é um marco na nossa vida e para a nossa carreira, por mais que eu ainda não vá trabalhar por agora, isso entra no currículo para sempre. Eu fiquei muito feliz por receber essa medalha", ressalta Luiz Eduardo.
Dentre os alunos medalhistas, Warley Junio Bittencourt Dourado, do 6° ano, comentou que não esperava conseguir a aprovação, e que a surpresa foi muito positiva, já que a sua irmã, Luiza Bittencourt Dourado, também aluna do Sesc Cidadania, havia conseguido a mesma premiação na olimpíada de 2022. " Eu não esperava isso. A minha irmã já foi premiada, e eu pensei que eu não seria, porque a prova era bem difícil", comenta Warley. "Eu fico muito feliz de ver ele seguindo esse bom exemplo", comemora Luiza. Os dois irmãos receberam a medalha de prata na olimpíada.
A solenidade ressaltou a importância da olimpíada como uma experiência enriquecedora para os estudantes, evidenciando que os finalistas e medalhistas, ao compor apenas meio por cento dos participantes, têm um diferencial significativo, como explicou Jean Carlo Catapreta, coordenador da ONC. "Vocês todos que estão aqui são privilegiados, foram aproximadamente 115 mil estudantes que se inscreveram na ONC, e cerca de 500 foram premiados com as medalhas e menções honrosas. Vocês fazem parte daquele meio por cento que fazem a diferença", parabeniza Jean Carlo.
A reitora da Universidade Federal de Goiás, Angelita Pereira de Lima, destacou que a participação dos alunos em uma olimpíada acrescenta bastante à jornada educacional. "As olimpíadas são uma ação completa do ponto de vista da aprendizagem e apresentam resultados importantíssimos. Muitos dizem que os finalistas e os medalhistas têm uma chance muito maior, um preparo muito maior para ingressar nas melhores universidades do país", destaca a reitora.