Notícias

Alunos do Sesc Cidadania participaram de um animado bate-papo com ilustrador de livros infantis

Ação faz parte do projeto “Encontro com Escritores” realizada por meio da Biblioteca da Escola


Você já teve vontade de conversar com o escritor daquela obra literária que tenha gostado muito? E conhecer a pessoa por trás das belas ilustrações que vemos nos livros? Pois é, entre os dias 17 a 19 de setembro, os alunos do Centro Educacional Sesc Cidadania tiveram essa oportunidade por meio do projeto “Encontro com Escritores”, realizado desde 2007, mediado pela Biblioteca da instituição. A ação possibilita a presença dos escritores e/ou ilustradores dos livros adotados pela equipe pedagógica para o ano letivo.

Na tarde do dia 18 de setembro, no auditório da Escola, foi a vez dos alunos das diversas turmas do Ensino Fundamental I (do 3º ao 5º ano) encontrar e conhecer um pouco do trabalho realizado por Salmo Dansa, ilustrador de vários livros infantojuvenil, entre eles, “O Segredo da Lagartixa”, escrito pela sua mãe, Lecticia Dansa, que foi a obra escolhida para nortear um bate-papo superlegal com nossos pequenos leitores. O objetivo do Encontro é promover a socialização entre quem escreve/ilustra com que lê as publicações adotadas nos diversos segmentos de ensino.

Salmo é carioca e trabalha com ilustrações de livros desde 1992, além de ser coautor de várias obras literárias. Sua carreira já iniciou durante seus estudos na Universidade, onde trabalhou em Agência de Publicidade, inclusive como diretor de arte. Entre os seus diversos trabalhos, está o livro “Lendas Negras” de autoria do escritor Júlio Emílio Braz, de 2001, onde, além de ilustrar a obra, foi quem sugeriu o título. Outra grande parceria foi com o escritor Leo Cunha, tendo ilustrado cinco obras, sendo que duas delas tiveram o texto criado a partir das suas imagens. Diversos autores tiveram em seus livros a criatividade de Salmo, como Rogério Andrade Barbosa, Luiz Antônio Aguiar, Manoel Motta, entre outros.

No encontro com os alunos, o ilustrador contou um pouco da sua história, carreira e sobre sua técnica, ou seja, o que é para ele a técnica de ilustração de livro. “Eu tenho uma técnica que desenvolvi de uma maneira diferente, porém cada ilustrador tem sua forma de trabalhar, ou seja, possui uma técnica própria. Mas eu fui desenvolvendo uma variedade de técnicas, onde eu gosto de adequar o texto a uma determinada conversa sobre o tema proposto. Eu gosto de pensar a técnica em função do livro”, comentou Dansa. Para ele a experiência de estar frente a frente com as crianças “foi emocionante, porque dar para sentir um afeto muito espontâneo das crianças, elas se contagiam muito, é como se estivéssemos no meio de uma festa, celebrando a sua presença, posso dizer que é tocante.”

A Evelina Jacinto da Rocha, bibliotecária do Sesc Cidadania, falou sobre o projeto. “A escola adota livros literários e os alunos fazem a leitura dessas obras, então pensamos, por que não trazer os escritores para dialogar com os seus leitores? Assim, surgiu a ideia do Encontro que, desde 2007, é realizado pelo Sesc Cidadania, que oferece a oportunidade de as crianças conhecerem os escritores, ilustradores, tradutores e adaptadores de vários clássicos infantis.”

Outro comentário da Evelina foi em relação a receptividade das crianças, onde disse que é “muito gratificante ver as crianças em contato com quem faz os livros, eles estão se identificando e gostando muito. É importante ressaltar que a oportunidade de, também, trabalhar as imagens dos livros com os alunos, possibilita uma criatividade e uma interpretação que vai longe, diferente da escrita, onde você está preocupado com a ortografia e a coesão do texto. A imaginação deixa tudo mais livre”, finalizou ela.