Alunos do Sesc Cidadania fazem exposição interativa sobre Biomas Terrestres
Trabalhos foram exibidos para estudantes do 2º e 3º ano do Ensino Médio
Como forma de ampliar o conhecimento e ressaltar a importância dos Biomas Terrestres, os alunos do 1º ano do Ensino Médio do Sesc Cidadania, em Goiânia, realizaram na última sexta-feira (28) uma exposição de trabalhos sobre a temática. O projeto integrou diferentes áreas de conhecimento como biologia, geografia, ciências sociais e economia e teve como objetivo compreender a complexidade das interações entre os ecossistemas, a biodiversidade e as atividades humanas. Vale salientar que o Sesc Cidadania é uma instituição do Sistema Fecomércio, Sesc e Senac, que tem por presidente Marcelo Baiocchi Carneiro e diretor regional Leopoldo Veiga Jardim. O Sistema integra a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), presidida por José Roberto Tadros.
Cada sala de aula foi separada por uma temática. O grupo 1, do 1ªA, ficou responsável por falar sobre a Floresta Equatorial - Mata Atlântica - Mangue, Vegetação litorânea. Já o grupo 2, 1ªB, foi focado no Cerrado/Savana - Pantanal - Mata dos Cocais, enquanto o grupo 3 (1ªE) tratou sobre Caatinga - Vegetação desértica. Já o grupo 4 (1ªC), falou sobre Tundra - Floresta Boreal ou Taiga - Araucária - Floresta temperada e o grupo 5 (1ªD) abordou sobre Vegetação mediterrânea - Pradarias – Estepes.
Os trabalhos foram exibidos aos alunos do 2º e 3º ano do Ensino Médio e incluíram uma diversidade de materiais indo desde slides, desenhos, pinturas feitas à mão, tudo isso para criar um ambiente imersivo e melhorar a compreensão sobre o tema. De acordo com a professora de geografia e titular do projeto, Keyla Vaz, o projeto é uma forma de trabalhar a interdisciplinaridade entre os alunos e professores de todas as áreas. “A ideia é a gente trabalhar de forma bem interdisciplinar. Tem professores de todas as áreas, como de linguagem, de artes, de biologia, de geografia e áreas bem diversas”, destacou.
Ela ainda complementa afirmando que “o foco é que eles entendam a característica de cada bioma, usando material reutilizável. Eles tem que saber a característica do clima, relevo, vegetação, geografia, solo, os animais, e aí eles conhecem o ambiente como um todo. Eles criaram em cada sala uma imersão dos biomas, então a pessoa quando entra é como se ela estivesse dentro de um bioma. E o foco é ver também como o ser humano está tratando esses ambientes, tratando esses problemas ambientais”, diz.
A estudante do 1º ano Liz Camilo, de 15 anos, afirma que, mesmo com os desafios, a experiência serviu de bastante aprendizado. “Nosso projeto foi um pouco desafiador de fazer, tivemos algumas desavenças, mas no final deu tudo certo. É bem aliviante ver o trabalho concluído e aprendi muita coisa", destacou.
Com a finalização do projeto, os alunos foram avaliados e passaram por uma avaliação online para testar os conhecimentos obtidos durante o trabalho. De acordo com Keyla, o objetivo do projeto é também preparar os alunos que vão prestar vestibular ou Enem. “O mais legal do projeto é que tem a parte prática e a gente mostra como isso é cobrado também nos vestibulares porque a gente trabalha com o projeto sim, mas a gente prepara eles para fazer vestibulares e o Enem. Essa cultura do Sesc em relação a trazer projetos no processo de aprendizagem é muito importante e os meninos trazem um feedback muito bom”, destaca.
O presidente do Sistema Fecomércio, Sesc e Senac, Marcelo Baiocchi, reforça que “a ação cumpre um dos pilares da instituição em oferecer um ensino de qualidade para os alunos, além de reforçar os biomas brasileiros e sua importância para a sociedade”. O diretor regional do Sesc e Senac, Leopoldo Veiga Jardim, afirma que “os projetos permitem a formulação de estratégias para conservação mais eficazes, considerando os aspectos ecológicos, socioeconômicos e a promoção do uso sustentável dos recursos naturais”.
Outras notícias


