Notícias

Alunos da 3ª Série do Ensino Médio apresentam Instalações Artísticas

Projeto do Sesc Cidadania destaca criatividade e aprendizado em salas temáticas que exploram a diversidade cultural e arte contemporânea



O projeto Instalações Artísticas, realizado pelos alunos da 3º série do Ensino Médio do Sesc Cidadania, nesta segunda-feira (25), se tornou um marco no calendário escolar. Sob a orientação do professor de artes, Bruno Leonardo Souza Alves, a atividade promoveu a integração, a prática de conteúdos aprendidos e a diversidade cultural. Pensado também entre os alunos em meado de setembro e outubro, o conteúdo proporcionou aos estudantes a oportunidade de vivenciar a arte contemporânea em um formato lúdico e interativo.

As salas 08, 09, 12 e 13, no bloco do Ensino Médio, transformaram-se em cenários repletos de surpresas. Cada turma criou uma instalação artística visual, representando temas diversos com o objetivo de explorar a diversidade cultural e os conceitos da arte contemporânea.

Segundo o professor, o projeto envolveu todas as etapas do processo criativo. “Os alunos se dedicaram para entender como se cria arte contemporânea, desde a escolha de uma temática até o desenvolvimento do projeto e a montagem das instalações. Cada sala foi ambientada de uma forma diferente, integrando o público às obras de arte. Foi um momento rico, em que eles adquiriram conhecimento enquanto se divertiam”, afirmou Bruno.

A aluna Maria Eduarda, da 3º série B, compartilhou que a sala dela foi inspirada em brincadeiras de infância, “a nossa sala buscou relembrar momentos que marcaram nossas vidas. Foi emocionante trazer essas memórias para finalizar o ano de forma animada”. Já Geovana Silva, a colega de turma, complementou, “o que somos hoje reflete o que vivemos no passado. Foi um trabalho cheio de significados”.

A 3º série C surpreendeu ao recriar o universo do faroeste, com desenhos, figurinos e uma ambientação temática. “Montamos uma sala de faroeste para demonstrar esse ambiente mais antigo, clássico, dividimos tarefas e valores entre os colegas para produzir tudo. Foi muito especial”, contou o aluno Lucas Henrique, vestido como cowboy.

Já a 3º série D trouxe a temática Baile de Favela. A aluna Isadora Moreira explicou a escolha com um sorriso nos olhos. “Queríamos mostrar como essa manifestação cultural é parte essencial da diversidade brasileira. Apesar de muitas vezes ser marginalizado”, relatou Isadora sobre a cultura que carrega histórias importantes, especialmente para jovens da periferia. 

Mas a experiência não parou por aí. Nos corredores da unidade do Sesc Cidadania, panfletos com o título "Procurado" e fotos de alunos chamavam a atenção. Cada corredor exibia cartazes com imagens que despertavam a curiosidade. No corredor das turmas da 3ª série do Ensino Médio, uma fila ansiosa diante de uma porta lacrada com fitas zebradas, mantendo o ambiente em suspense. Era a sala temática da 3º série A, apelidada de "sala de crimes".

Com segurança à porta e um clima de mistério, a sala revelava um jogo de detetive transformado em arte. “A ideia foi trazer um jogo de detetive para a vida real. Criamos uma cena de crime com suspeitos, evidências, cenários e uma representação detalhada do que seria uma investigação”, Isabela Gusmão, aluna da turma, explicou o conceito. Vestida como detetive, junto com um colega, Isabela guiava os alunos visitantes por um cenário inteiramente vermelho, que incluía a vítima, perfis dos suspeitos e as cenas do mistério. Todo o trabalho foi produzido e planejado pelos alunos, com a orientação do professor. Apenas dez pessoas por vez podiam entrar para participar do enigma e ajudar a desvendar o mistério. A sala, imersa em tensão e criatividade, conquistou olhares atentos e mentes curiosas, proporcionando uma experiência interativa e inesquecível.

Cada detalhe do ambiente mostrava o cuidado e a dedicação dos alunos, que transformaram a sala de aula em um palco para a arte contemporânea, repleto de significado, emoção e um toque de mistério.

Para a orientadora pedagógica Thatyane Pimentel, o projeto simboliza integração, aprendizado e criatividade. “É um diferencial do Sesc Cidadania, permitindo aos alunos vivenciar conteúdos de forma prática, divertida e marcante. Esse trabalho deixa uma marca registrada e faz parte das atividades que encerram o ano letivo com excelência”.

Marcelo Baiocchi Carneiro, presidente do Sistema Fecomércio Sesc Senac, o projeto reforça o compromisso da instituição com a formação integral. “Promover experiências que unem teoria e prática, valorizando a cultura e a criatividade, é essencial para o desenvolvimento dos nossos jovens”, afirmou.

O diretor regional do Sesc Senac Goiás, Leopoldo Veiga Jardim, destacou o impacto do projeto. “O Projeto Instalações Artísticas é uma experiência cheia de significados que reafirma o compromisso do Sesc Cidadania em oferecer uma educação que transcende o conteúdo, integrando cultura, criatividade e prática pedagógica. É a educação promovendo cidadania e transformando vidas.”

No encerramento da atividade, as turmas visitaram as salas umas das outras, compartilhando histórias e celebrando a diversidade cultural retratada em cada ambiente. Com toda certeza para esses alunos, o retorno para casa será carregado de memórias inesquecíveis, grande aprendizado em arte contemporânea, prontos para serem compartilhados com a família e a comunidade.