Notícias

A importância do Folclore no desenvolvimento lúdico das crianças

O Folclore ajuda a despertar a imaginação a criatividade e o lúdico e, tudo isso contribui para o desenvolvimento saudável e bem-estar da criança.


Quando falamos em Folclore logo lembramos dos contos da Mula sem Cabeça, Saci Pererê, Curupira, Iara Mãe D'Água e muitas outras. Mas afinal o que é Folclore? Além dos mitos ou lendas que passam de geração em geração, o Folclore também engloba as festas populares tradicionais de uma determinada região, aqui em Goiás por exemplo, temos a Procissão do Fogaréu na Cidade de Goiás, Cavalhadas em Pirenópolis, Romaria do Muquém em Niquelândia e a Festa do Divino Pai Eterno em Trindade. 

E para que a tradição seja mantida e repassada de geração em geração é preciso estudar sobre o Folclore Brasileiro para poder despertar em crianças e jovens, uma curiosidade sobre os antepassados e estimular o interesse pela riqueza cultural de cada região do país. Além disso, o Folclore ajuda a despertar a imaginação a criatividade e o lúdico e, tudo isso contribui para o desenvolvimento saudável e bem-estar da criança.  

“A criança por natureza é curiosa, então o folclore por envolver histórias e personagens fantasiosos, ajuda as crianças no desenvolvimento psicossocial e imaginário, além do mais importante, que é aprender brincando,” descreve Marcelo Augusto, bibliotecário do Sesc Centro. 

Nas escolas do Sesc o trabalho realizado não é diferente. Tem sido trabalhado com os alunos dos 1ºs e 2ºs anos através de parlendas, quadrinhas, cantigas e brincadeiras. “Já no 3º ano é trabalhado mais especificamente o folclore regional quando os alunos trabalham o conteúdo sobre a história de Goiânia. Eles têm trabalhado até com participação de artistas em eventos (ex.: Helena Vasconcelos),” relata Gissane Rezende professora do Sesc Cidadania.

“No quarto ano costumam explorar obras folclóricas através de diversos livros como o de Ricardo Azevedo. Tem um evento também que envolve muito essa questão, chamado o DIA DOS AVÓS”, descreve Gissane. 

E você quais referências folclóricas te trazem boas lembranças da época de criança? Atualmente tem participado de alguma festa votiva ou alguma representatividade na cultura folclórica?