VII Mostra Sesc de Cinema divulga selecionados
Mulheres dominam a sétima edição da mostra, com 25 diretoras entre as 33 obras audiovisuais selecionadas. Duas obras de Goiás foram selecionados
Mais de 1.300 obras audiovisuais de todas as regiões do país se inscreveram para participar da VII Mostra Sesc de Cinema. Foram selecionados 33 filmes (27 curtas, 2 médias e 4 longas), que comporão a mostra nacional, sendo 10 referentes ao Panorama Infanto-Juvenil. Em novembro, haverá a exibição das produções vencedoras em Belém (PA).
Conheça agora os selecionados da mostra, que terão a oportunidade de serem exibidos por todo o país. Além disso, nesta edição, a MSDC concederá prêmios em um valor total de até R$280 mil em licenciamentos.
Clique aqui e confira os selecionados
Os filmes vencedores trazem temas que mostram a riqueza da cultura nacional, seja ela retratada nas grandes cidades ou em pequenos povoados. As histórias versam sobre o cangaço nordestino; as dificuldades dos negros no mercado de trabalho, as mulheres indígenas Tupinambá do Sul da Bahia; o encontro de ribeirinhas da Amazônia; a experiência de Brasília à espera da primavera, uma ficção que tem o sistema de transportes do Rio de Janeiro como pano de fundo; as mulheres que foram a base da primeira seleção feminina de futebol; entre outras. Este ano, as mulheres foram a maioria entre os selecionados na mostra nacional, com 25 realizadoras, quase o dobro do registrado em 2023. No Panorama Infantojuvenil, 6 dos 10 filmes premiados são dirigidos por mulheres.
Goiás
Duas obras audiovisuais de Goiás foram selecionadas. São elas:
- Cabeça de fogo – Direção Lidiana Reis Goiás (Panorama Brasil)
- Entre Ruas e Memórias - Direção Nice Guimarães (Panorama Goiás)
Neste ano o Sesc recebeu cerca de 27 inscrições de filmes goianos. Filmes que trazem formatos e experimentações distintas com dispositivos que podem ser usufruídos com leveza e liberdade, oportunizando ao público conhecer outras realidades e modos de pensar nossa cultura.
De acordo com a assessora técnica de Cultura do Sesc Goiás, Carolina Breviglieri Leiva, “o Estado de Goiás tem nos apresentado produções diversas e complexas que vem se fortalecendo ao longo dos últimos anos e a existência da Mostra Sesc de Cinema tem contribuído para a valorização e fortalecimento das referidas produções do campo audiovisual no Estado.”
A Mostra Sesc de Cinema é uma das principais iniciativas de incentivo ao cinema independente do país e busca ampliar o acesso da população às obras nacionais, que expressam a diversidade contemporânea brasileira.