Teatro itinerante é o destaque do primeiro dia do Claque Retomada Cultural na Cidade de Goiás
Goiás é quarta cidade do interior a receber o projeto, que segue até domingo, levando atividades artísticas e culturais para toda população
Nesta sexta-feira (3), vilaboenses e turistas vivenciaram um dia recheado de atividades culturais. Com realização do Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Retomada, e do Serviço Social do Comércio (Sesc Goiás), o Claque Retomada Cultural será palco para mais de 70 propostas artísticas. O evento segue até domingo (5), e a programação completa está disponível na landing page do Claque Retomada Cultural.
A programação do primeiro dia começou no Cine Teatro São Joaquim, foi uma tarde repleta de contação de histórias. Logo após, as vielas da cidade histórica foram palco para um espetáculo itinerante. A atriz Ludmyla Marques, falou da importância do Claque Retomada Cultural para o fomento da cultura. “Nosso trabalho é um espetáculo de rua, interagindo com a arquitetura e espaços da cidade. Esse incentivo do Claque é muito importante para que possamos retomar a cultura nesse pós pandemia”, disse.
E na terra de um dos mais importantes festivais de cinema, não poderia faltar programação de audiovisual. Para Vini Soares, diretor do filme Kuta: conexão Brasil - Angola, é um privilégio ter seu curta exibido em um local como o Cine Teatro São Joaquim. “Posso dizer que comecei minha formação cinematográfica aqui. Foi incrível ver meu filme e presenciar a reação das pessoas assistindo. Só tenho a agradecer por esta oportunidade”, afirmou.
À noite, o Mercado Municipal foi palco para as atrações musicais. O cantor e compositor Gustavo Veiga encerrou a programação do dia. “Estou muito feliz e grato por estar aqui. O projeto está contribuindo não só com os artistas, mas com a música e a cultura goiana”.
O presidente do Sistema Fecomércio, Sesc e Senac Goiás, Marcelo Baiocchi, pontuou a necessidade e importância de promover o Claque Retomada Cultural no interior goiano. “Além da capital, o projeto vai atender sete municípios, promovendo a maior retomada cultural de Goiás. Além do incentivo aos artistas, essa descentralização vai movimentar a economia em vários pontos do estado”, disse.
Para o diretor regional do Sesc-Senac, Leopoldo Veiga Jardim, o projeto está cumprindo com seu propósito de democratizar a cultura. “Goiás é a quarta cidade do interior a sediar o Claque Retomada Cultural. Estamos muito felizes com o resultado. É gratificante ver o apoio e participação de toda população”, afirma.
Segundo o secretário da Retomada, César Moura, o sucesso das edições do Claque Retomada Cultural no interior está ligado à parceria com as prefeituras. “O empenho dos prefeitos e dos servidores municipais faz toda a diferença na divulgação e na plateia cheia em todas as noites do evento. Sem esta parceria seria muito difícil conquistar esta meta”, destaca.