Notícias

Show com Juraíldes da Cruz marca a abertura do Canto da Primavera 2022

A mostra, que é considerada a maior do estado de Goiás, terá 6 dias de apresentações musicais e oficinas formativas. Ao todo, 25 artistas subirão aos palcos pirenopolinos


De casa cheia, foi realizada, na noite desta terça-feira (30/08), a cerimônia de abertura da 21ª edição do Canto da Primavera, no Cine Pireneus, em Pirenópolis. A mostra de música é promovida pela Secretaria de Estado da Cultura (Secult), com correalização do Serviço Social do Comércio de Goiás (Sesc) e parceria com a prefeitura local. O evento segue até dia 4 de setembro e, além de apresentações musicais, contará com diversas atividades formativas, como oficinas de violão, guitarra, musicalização infantil, entre outras.

A solenidade de abertura contou com a presença de várias autoridades ligadas a secretarias e instituições envolvidas na produção da mostra musical. Abrindo o momento de falas, representando o prefeito Nivaldo Melo, o secretário de cultura de Pirenópolis, Ronaldo Félix, falou sobre a importância do evento para o fomento da cultura local e enfatizou que “Pirenópolis sempre falou muito sobre música, e o evento faz com que a cidade ganhe mais mais espaço no cenário músical”, disse.

O diretor de relações institucionais do Sesc-Senac Goiás, Orlando de Souza, representando Marcelo Baiocchi, presidente da Federação, agradeceu a parceria firmada entre Sesc, Secretaria de Estado da Cultura e prefeitura de Pirenópolis. “Cumprimos aqui o importantíssimo papel de apoiar e incentivar a cultura goiana”, afirmou. Orlando complementou dizendo que a mostra, além de promover a cultura, movimenta a economia. “O Canto da Primavera propicia grandes oportunidades para o universo da arte. É, sem dúvidas, um grande presente para Pirenópolis, para Goiás e para o público em geral. O evento também tem relevância no aspecto econômico, já que aquece o turismo e amplia a economia da cidade”.  

Já o secretário de Cultura, Marcelo Carneiro, afirmou que o Canto da Primavera valoriza a produção cultural goiana. "Os artistas que vão se apresentar nos palcos do Canto da Primavera, eles são plurais, podem estar em qualquer palco do Brasil e do mundo”, ponderou, e finalizou agradecendo a parceria do Sesc-GO para a realização do evento.

Iniciando as apresentações musicais da 21ª edição do Canto da Primavera, teve show com o cantor e compositor Juraíldes da Cruz. Com um repertório leve e poético, ele apresentou canções  com a temática da violência doméstica e contra a mulher. Ao final da apresentação, Juraíldes chamou ao palco a fã mirim e participante do Canto Kids, Ana Isabel, para cantarem, juntos, uma música.

Programação

As apresentações musicais vão ocorrer em três palcos, no Cine Pireneus, Prainha e Largo Beira Rio. Ao todo, 25 artistas subirão ao palco durante os seis dias de programação, os cachês variam de R$10 mil a R$ 17 mil. No sábado (03/09), Vitor Kley sobe ao palco do Largo Beira Rio. No repertório do porto-alegrense estão canções como ‘O Sol’, ‘Morena’ e ‘A Tal Canção pra Lua', além de outros sucessos autorais.  

Novidade

A grande novidade deste ano é o Estúdio Primavera, que dará oportunidade a 12 artistas e bandas, locais e regionais, de gravarem até duas músicas autorais. O processo de captação, edição, mixagem e masterização serão realizados por nomes renomados do cenário musical.

 

 

Foto: Yan Rissati/ Canto da Primavera