Sesc Goiás divulga resultado do Claque - Retomada Cultural
Informes sobre o resultado dos selecionados no Edital Claque – Retomada Cultural, para o polo de Goiânia
O Serviço Social do Comércio (Sesc Goiás) divulgou nesta quarta-feira, 07 de dezembro, o resultado com os selecionados para o Edital Claque - Retomada Cultural, referente ao polo de Goiânia. O projeto é uma realização do Sesc e do Governo de Goiás por meio da Secretaria de Estado da Retomada.
A lista com os nomes dos selecionados foi divulgada no site do Sesc. A equipe realizadora entrará em contato de acordo com a contratação, não sendo necessário o envio de nenhuma documentação até o momento que for requerida. Os agendamentos das datas de execução das propostas selecionadas se darão de forma fracionada no decorrer do período de realização do evento.
Com o objetivo de fomentar o cenário artístico goiano, este ano serão investidos R$20 milhões no projeto, contemplando as áreas de música, artes cênicas, artes visuais, literatura e áreas afins. Todas as apresentações acontecerão presencialmente nos municípios de Rio Verde, Luziânia, Jaraguá, Posse, São Miguel do Araguaia, Itumbiara, Cidade de Goiás e Goiânia. Sendo que os selecionados para os polos do interior serão divulgados posteriormente, exclusivamente pelo site do Sesc Goiás.
O presidente do sistema Fecomércio, Sesc e Senac, Marcelo Baiocchi, ressalta a importância do projeto, que nasceu durante a pandemia. “Nós vimos as dificuldades que os artistas estavam passando pela falta de eventos e contratação, foi quando nós definimos, um evento pra ajudar e fizemos em 2021 um projeto com 600 artistas, que se apresentaram de maneira on-line, agora será realizado em oito municípios. Os milhões que estamos colocando aqui são muito pouco perto do que a cultura merece. Nós estamos e temos que fazer isso para que a nossa história não morra”, destaca.
Para o diretor regional do Sesc e Senac, Leopoldo Veiga Jardim, “o Sesc Goiás, com a sua missão institucional, vai levar cultura para todo estado de Goiás nesta segunda edição do Claque de uma forma mais robusta com o apoio do governo de Goiás”, frisa.
O secretário da Retomada, César Moura, destaca a importância do projeto como uma ferramenta para movimentar o cenário cultural. “Além de estimular e reconhecer a produção artística goiana, o Claque Retomada Cultural tem papel relevante na movimentação econômica em vários setores ligados ao setor cultural. Criar oportunidades que gerem emprego, renda e o desenvolvimento regional é uma constante nas ações do Governo de Goiás, e não é diferente neste caso”, destaca o titular da secretaria.
O Claque – Retomada Cultural é uma iniciativa do Sistema Fecomércio Sesc Senac, que tem por presidente Marcelo Baiocchi. O Sistema integra a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), presidida por José Roberto Tadros.