Sesc Centro realiza segundo espetáculo do Simpósio Shakespeare em dois atos
Evento contou com a presença de atores e palestrantes e discutiu sentimentos e emoções abordados em obras do dramaturgo inglês
Na noite da última terça-feira (26), o Sesc Centro recebeu a segunda etapa do Simpósio Shakespeare em dois atos. Realizado em parceria com a União Brasileira de Escritores Seção Goiás (UBE-GO) e a Academia Goiana de Letras (AGL), o evento “Mesa Redonda II - Shakespeare - Líricas” tratou temas como amor, ciúme e desejo – sentimentos representados na obra do dramaturgo inglês – e suas compreensões sobre o assunto, com a presença de atores e palestrantes.
A apresentação teve como mediador Ademir Luiz, membro da AGL e presidente da UBE, que destacou a importância do apoio e da possibilidade de discutir o tema com a população em uma perspectiva mais ampla e dinâmica.
“Eu acho que falar de clássicos é sempre fundamental. E talvez Shakespeare seja o clássico maior. Então, trazer isso para Goiás, e o Sesc ajudar nisso, é enriquecedor e mostra o quanto o Sesc está contribuindo com a cultura”, destacou.
Logo no início, os atores Lino Araújo e Thaise Monteiro contracenaram alguns trechos de cenas cômicas de “A Megera Domada” e recitaram alguns sonetos de obras de Shakespeare. Antes mesmo de entrar em cena, os artistas realizam toda uma preparação a partir da seleção dos textos que serão abordados, uma vez que as escolhas são estruturadas com base nas falas dos palestrantes. Para eles, a ação serve para destacar a área da literatura e trazer aspectos ainda desconhecidos pela população.
“É muito importante porque, no caso desse evento, você está trazendo um dos clássicos da literatura mundial para o povo, ainda com coquetel em que as pessoas podem confraternizar, conversar, se conhecerem e, posteriormente, ouvir falar desse autor, contando com uma apresentação artística para abrir”, ressalta.
Enquanto os atores se responsabilizavam por trazer momentos cômicos e emitiam sonetos, os palestrantes Adalberto de Queiroz, Tobias Goulão e Paulo Cruz discutiram temas sociais remetendo aos sentimentos abordados pelo artista. “O drama da tela, o drama do teatro, ele nada mais é do que o drama humano do dia a dia”, destacou Tobias.
O diretor regional do Sesc Goiás, Leopoldo Veiga Jardim, destacou que o simpósio se trata de mais uma grande ação realizada pela instituição e que visa ressaltar tanto a poesia quanto a história abordada por Shakespeare.
“Nós ainda teremos mais um programa de encerramento nesta quarta-feira (27) sobre Shakespeare. Essa série de eventos que vem acontecendo são iniciativas do Sesc sempre na busca de promover a cultura, lazer e conhecimento para a população”, diz.
Para a escritora e advogada Sônia Elizabethe, de 65 anos, que esteve presente nos dois dias do simpósio, o momento “é de suma importância tanto para a população quanto para o movimento intelectual de Goiás”, uma vez que Shakespeare “é uma expressão maior e um homem, dramaturgo e poeta ainda atual”.
Outras notícias


