Sala Sesc exibe produções nacionais no Fica 2021
Os quatro filmes que integram a mostra estão disponíveis para o público no site do Fica até o próximo domingo (19)
A parceria firmada entre o Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (Secult) com o Serviço Social do Comércio de Goiás (Sesc), permitiu que novas abordagens e ações fossem executadas para aprimorar a 22° edição do Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (Fica), na cidade de Goiás.
Para comungar essa união de forças, neste ano, o evento estreiou a mostra Sesc de cinema, um espaço on-line para exibição de filmes selecionados dos projetos nacionais "Mostra Sesc de Cinema" e "Diálogos Audiovisuais".
De acordo com o analista de audiovisual do departamento nacional do Sesc, Fábio Beloti, a curadoria foi feita priorizando filmes com competência para falar sobre meio ambiente, com objetivo de contribuir para que a discussão do festival seja levada a frente.
Fábio também parabenizou a organização do evento por mais uma edição. Segundo ele, é um momento difícil para o audiovisual brasileiro e que conseguir realizar mostras e festivais de cinema, no período atual, é sempre uma conquista coletiva. "Quem é da área sempre fica muito grato em ver que essa coisas ainda conseguem permanecer, ainda tem uma manutenção. Então fica aqui meus parabéns para toda a organização do festival e para o Sesc Goiás também, que encarou essa parceria", concluiu.
Os quatro filmes que integram a mostra estão disponíveis para o público no site do Fica até o próximo domingo (19). Confira a sinopse das obras;
Grande canto (2021)
Gênero: Documentário
País: Brasil
Duração: 12'
Direção: Michele Kaiowá
Sinopse: Filme ritual sobre o Grande Canto Kaiowá realizado nas Aldeias Panambizinho e Panambi, no Mato Grosso do Sul
Konãgxeka: o dilúvio Maxakali (2016)
Gênero: Animação
País: Brasil
Duração: 13'
Direção: Charles Bicalho, Isael Maxakali
Sinopse: Konãgxeka na língua indígena maxakali quer dizer “água grande”. Trata-se da versão maxakali da história do dilúvio. Como um castigo, por causa do egoísmo e da ganância dos homens, os espíritos yãmîy enviam a “grande água”.
Natureza Fala (2016)
Gênero: Documentário
País: Brasil
Duração: 16'
Direção: Ramusyo Brasil
Sinopse: Natureza Fala é um filme de espera. A paisagem, o vento, o sol e o mar guiam o imaginário das falas que compõem a narrativa. Com as personagens, o trabalho também foi de espera, para ouvir o que eles tinham a dizer. Mas a urgência do agora não tardou e as falas trazem à tona o que os acontecimentos não deixam calar.
Ventos viajantes (2020)
Gênero: Animação
País: Brasil
Duração: 6’
Direção, Roteiro e Animação: Alunos da rede pública municipal de ensino fundamental de Icapuí (CE)
Sinopse: Um dia o vento decidiu viajar para o nordeste. Pelo caminho, ele fez muitas descobertas, amigos e deixou saudades.
Fica 2021
Promovido pelo Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (Secult Goiás), com apoio do Serviço Social do Comércio (Sesc), o evento continua até domingo, 19 de dezembro, encerrando com e show do músico Renato Teixeira. Foram investidos R$1,5 milhão pela gestão estadual e quase R$ 340 mil pelo Sesc Goiás.
Neste ano, o formato acontece de forma híbrida: as oficinas e mesas de debate serão realizadas de forma presencial, enquanto as mostras cinematográficas e algumas apresentações artísticas estarão disponíveis nas plataformas digitais. Clique aqui e confira a programação completa.