Notícias

Espetáculos infantis e música ao vivo marcam o início da programação do Claque – Retomada Cultural

A programação para o polo de Goiânia segue até quarta-feira (21), contemplando as áreas de música, literatura, artes cênicas, artes visuais e audiovisual


Com início na última sexta-feira (16), o Claque Retomada Cultural atraiu atenção de públicos de diferentes idades. Para a criançada não faltou opções, teve vocalização de poesia, contação de histórias, espetáculos de teatro e circo, além de uma mostra de cinema infantil. Já para os jovens e adultos, a Varanda Sesc Centro animou o final de semana, com vários shows ao longo do dia. Outra opção foram as exposições, que seguem abertas para visitação até dia 21 (quarta-feira).

O Claque -Retomada Cultural é uma realização do Serviço Social do Comércio (Sesc Goiás) e do Governo de Goiás por meio da Secretaria de Estado da Retomada. E nesta edição, visando o fortalecimento do cenário artístico goiano e promover a retomada cultural, estão sendo investidos mais de R$20 milhões.

Para escritora e contadora de histórias Izaura Franco, essa iniciativa é muito importante e valiosa, principalmente para consolidar a cultura no estado. “O Sesc e a Secretaria da Retomada estão oferecendo uma oportunidade valiosa. Digo isso não só pela literatura, mas pelo volume de projetos que foram aprovados. Isso é muito importante nesse momento”, afirma.

A cantora BFlora disse estar muito feliz com a oportunidade. “É a segunda vez que participo desse projeto, mas a primeira como musicista. É uma conquista linda, estava cheio de pessoas para prestigiar. Fiquei muito feliz com o resultado”, conta agradecida.

Para a pedagoga Gleiciane Rodrigues o projeto é uma forma inserir o público infantil no mundo das artes de uma forma inovadora e criativa. “As apresentações são completamente interativas com as crianças. Uma maravilhosa oportunidade para a gente trazer a cultura de forma divertida e atrativa”, ponderou.


O projeto

O Claque - Retomada Cultural é um projeto voltado para o fomento do cenário artístico em Goiás. Serão realizadas apresentações em oito cidades do Estado. Em Goiânia, as apresentações serão de 16 a 21 de dezembro de 2022 e em janeiro de 2023. Em Rio Verde, Luziânia, Jaraguá, Posse, São Miguel do Araguaia, Itumbiara e Cidade de Goiás serão em janeiro de 2023. O Claque contempla os gêneros artísticos de música, artes cênicas, audiovisual, artes visuais e literatura.

O projeto é uma iniciativa do Sistema Fecomércio Sesc Senac, que tem por presidente Marcelo Baiocchi. O Sistema integra a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), presidida por José Roberto Tadros.