Notícias

Em parceria com o Sesc cantor Amado Batista encerra o Festival da Mandioca

O principal objetivo do evento é explorar o potencial gastronômico e turístico da cidade de Bela Vista de Goiás


De casa cheia, aconteceu no último final de semana, 21 a 23 de abril, o I Festival da Mandioca. Foi a primeira vez que o município, que é considerado o maior produtor de mandioca de Goiás, realiza o Festival. O evento está sendo realizado pela prefeitura da cidade e conta com o apoio de diversos parceiros, como o Sesc e o Senac Goiás. Todo o evento foi realizado na Praça José Lobo, com entrada franca.


A solenidade de abertura contou com a presença do vice-governador Daniel Vilela, que defendeu a entrada do Festival no calendário cultural de Goiás. “Que este evento aconteça por muitos e muitos anos, e que seja cada vez maior. Que centenas de pessoas de todo o estado passem por aqui e que este festival seja exemplo para que outros municípios goianos divulguem suas atividades econômicas”, afirmou.


Durante os três dias de evento, estima-se que a cidade recebeu cerca de 15 mil visitantes. O público pôde acompanhar e prestigiar o passeio ciclístico na Trilha da Mandioca, cursos e oficinas gastronômicas, premiações esportivas e se divertir ao som de Humberto e Ronaldo, Felipe Araújo, além dos artistas locais. O show de encerramento, que foi uma parceria com o Sesc Goiás, ficou por conta do cantor Amado Batista. 


Com 44 anos de carreira, Amado Batista já gravou 38 discos e recebeu centenas de prêmios. Ele criou uma categoria própria na música popular brasileira, unindo a sonoridade das modas de viola, o apuro melódico da Jovem Guarda e o viés popular da música brasileira, além das letras em forma de crônicas.

De acordo com o diretor regional do Sesc e Senac, Leopoldo Veiga Jardim, participar do I Festival da Mandioca será importante para divulgar os cursos de gastronomia que são oferecidos pelo Senac. “Nesses dois dias de programação, vamos oferecer diversas oficinas gastronômicas, abrangendo diferentes públicos, inclusive as crianças. Uma grande oportunidade para o público conhecer os nossos serviços e saborear pratos com o ingrediente principal da festa, a mandioca”, comentou.



Programação Senac Goiás

Nos dias 22 e 23, o Senac ofereceu para a população diversas oficinas gastronômicas e, é claro, teve receitas com o prato principal do evento - a mandioca. Ao todo foram ministradas 13 oficinas, entre cozinha show, oficina para adultos e cozinha kids. 

Oficina Gastronômica: Escondidinho de carne serenada e banana da terra, bolo no pote com brigadeiro de mandioca, mini torta de chocolate, wrap de mandioca com salada agridoce de morango.

Cozinha Show: Croqueta de mandioca com panceta crocante, nhoque de mandioca com ragu de rabada, carimã com ragu de carne seca e molho de mangaba.

Cozinha Kids: Cupcake de coco cremoso, mini sanduíche de frango, mini hambúrguer, festival da pizza doce, festival da pizza salgada e alfajor de mandioca.


A parceria no I Festival da Mandioca é uma iniciativa do Sistema Fecomércio, Sesc e Senac, que tem por presidente Marcelo Baiocchi. O Sistema integra a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), presidida por José Roberto Tadros.