Dança, música e teatro fecharam o Claque em Jaraguá
A maratona cultural na cidade foi encerrada com muita animação entre o público e os artistas
O último dia do Claque - Retomada Cultural em Jaraguá começou com as apresentações de dança, que fizeram a tarde de sábado (11) ser especial e impressionar o público. Uma delas foi a performance solo de balé realizada pela bailarina, Tatiana Márcia. “Foi muito especial me apresentar aqui porque eu fui criada e tenho uma história linda em Jaraguá, e estou muito feliz em poder participar do Claque, que é uma belíssima iniciativa do Sesc e da Secretaria da Retomada e muito importante para a arte de nosso Estado”, destacou.
Em seguida a Banda Tonico do
Padre apresentou uma seleção de obras com o repertório dedicado aos músicos
brasileiros, principalmente os goianos. As músicas apresentadas foram uma
homenagem às bandas antigas de coreto das cidades de Goiás do século no XIX e XX. O grupo é formada por destacados músicos de Goiás atuantes nas
orquestras de universidades e bandas militares.
O regente da banda, Marcos
Botelho, demonstrou alegria em participar do Claque – Retomada Cultural. “É um
prazer trazer a música de Goiás para a cidade de Jaraguá, que tem uma tradição
de banda tão grande. São projetos como esse em que a gente consegue sair da
capital e trazer para cidades do interior um tipo de música que é completamente
desconhecida. Fizemos uma viagem por músicas do nordeste, Rio e principalmente
pela Cidade de Goiás, Jaraguá, Pirenópolis e Corumbá”, destacou. "Para
artistas mesmo como nós, que somos professores e também atuamos tocando, é muito
importante ter essa estrutura, o espaço e pincipalmente ter o público”, completou.
Mais tarde, o espetáculo “O Enforcado” trouxe
muitas risadas a partir de uma discussão sobre a busca do homem por poder e anseios materiais e como a
opressão e ganância podem ser passadas por gerações. Já a peça “O Dia em que Explodiu Mabata
Bata, que é inspirada em um conto de origem africana falou sobre o sonho de uma
criança órfã, que emocionou os presentes com sua profunda reflexão. A programação foi finalizada com um show do cantor Jaraguaense, Rafael Alves, que animou o público com músicas consagradas do pop rock, além de apresentar
sua música de trabalho.
A moradora de Jaraguá e advogada, Luziana Camargo, aprovou a programação. “É muito bacana participar de um evento como esse, pois temos mesmo que prestigiar a cultura e valorizar a arte de Goiás. As atrações foram muito bem escolhidas e o Sesc e o Governo de Goiás estão de parabéns”, comentou.
De acordo com o presidente do Sistema Fecomércio Sesc e Senac, Marcelo Baiocchi, o Claque - Retomada Cultural visa expandir a produção artística goiana. "Temos o objetivo de propagar os nossos artistas, que são grandes talentos, para que eles se sintam acolhidos pelas entidades que representam a cultura em Goiás e o nós do Sesc juntamente com a Secretaria da Retomada estamos cumprindo esse papel", enfatizou.
Para o diretor regional do Sesc e Senac, Leopoldo Veiga Jardim, nada melhor que promover a arte do nosso Estado, pois temos muitos artistas que merecem reconhecimento. O Claque -Retomada Cultural é justamente para isso, fortalecer a identidade artística dos goianos", frisou.
Polos do interior
A programação do Claque - Retomada Cultural será realizada em mais dois municípios goianos. A próxima cidade será São Miguel do Araguaia entre os dias 24 e 26 de fevereiro e em Posse entre os dias 3 e 5 de março. Acompanhe a programação aqui no site e no perfil do @claqueretomadacultural no Instagram.