Notícias

Christian Dunker e Fernando Gabeira marcam presença na 16ª Mostra “O Amor, a Morte e as Paixões”

Reflexões sobre o amor, a cultura e os desafios contemporâneos impressionam o décimo dia do evento


A 16ª edição da Mostra de Cinema "O Amor, a Morte e as Paixões" trouxe um sábado (1) cheio de cultura, reflexão e conhecimento. Com entrada gratuita e uma programação especial apresentada pelo Sesc Goiás, o evento contou com a presença de dois grandes nomes do pensamento contemporâneo, Christian Dunker e Fernando Gabeira.

O auditório do Cinex esteve lotado para a palestra "A Arte de Amar", ministrada por Christian Dunker. O psicanalista encantou a plateia ao abordar as complexidades do amor e das relações em tempos de transformação social. "O amor é uma arte que envolve método e prática. Estamos num momento de reinvenção, buscando reencontrar os afetos após períodos de violência e intolerância. As pessoas querem amar, não apenas serem amadas", destacou Dunker.

Para o presidente do Sistema Fecomércio Sesc e Senac Goiás, Marcelo Baiocchi Carneiro, “a cultura tem um papel essencial na formação de uma sociedade mais crítica e participativa. O Sesc, como agente transformador, reforça esse compromisso ao apoiar eventos como a 16ª Mostra “O Amor, a Morte e as Paixões”, que proporciona acesso à arte e ao conhecimento, valorizando o cinema e a troca de ideias", ressaltou Baiocchi.

E, segundo o diretor regional do Sesc e Senac Goiás, Leopoldo Veiga Jardim, a Mostra vai além de um evento cinematográfico, “mas um espaço de aprendizado e reflexão. Ao reunir grandes nomes e promover debates sobre temas tão relevantes, reforçamos a missão do Sesc de levar cultura, formação e lazer de qualidade para todos", conclui.

Um dos momentos mais marcantes da palestra foi quando Dunker abriu espaço para perguntas e foi surpreendido com a questão: "Qual dos amores você já deixou escapar?" Sua resposta, bem-humorada e reflexiva, arrancou sorrisos e aplausos ao admitir que, ao longo da vida, foram muitos. Após a palestra, ele seguiu para uma concorrida sessão de autógrafos e fotos com o público.

A designer Tatiana Potich elogiou a interdisciplinaridade do evento: "Foi muito proveitoso e divertido. A Mostra traz conteúdo que dialoga com diferentes áreas, tornando o evento acessível e instigante para todos", contou.

No início da noite, foi a vez do jornalista, escritor e político brasileiro Fernando Gabeira subir ao palco para a palestra “Como sobreviver aos novos tempos". Recebido com aplausos de pé, Gabeira abordou temas como o impacto da internet, questões climáticas, políticas e a valorização da cultura. "Qualquer estímulo ao cinema é muito importante. O Brasil vive um excelente momento, com um filme nacional premiado internacionalmente, e nossa produção responde muito bem a esses incentivos. Fico feliz por estar aqui, aprendendo com Goiânia", destacou. Ele também agradeceu ao Sesc pelo compromisso com a cultura: "Agradeço ao Sesc por promover este festival e por tudo que puderem fazer pela cultura de Goiás. Eu agradecerei, sempre", afirmou o jornalista.

Gabeira discursou com profundidade e, após muitos aplausos, abriu espaço para perguntas. Em seguida, seguiu para a livraria, onde participou de uma sessão de autógrafos, posou para fotos e interagiu com o público em um momento de descontração.

A servidora pública, Cintya Cristina Garcez, participante de primeira viagem na Mostra, destacou sua impressão positiva: "Tudo está lindo! A estrutura, a decoração e a programação fantástica. Agradeço ao Sesc, foi uma surpresa assistir à palestra de Fernando Gabeira e vivenciar esse verdadeiro banho de cultura", disse.

Apresentada pelo Sesc Goiás, a 16ª edição da Mostra, é realizada com recursos do Programa Goyazes, do Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Cultura, com patrocínio da Equatorial e apoio do Arquivo Total, Adufg – Sindicato dos Docentes das Universidades Federais de Goiás, Instituto Unimed e Saneago. TV Anhanguera e a Rádio Executiva promovem o evento.

Com uma programação diversa e impactante, a Mostra segue sendo um dos mais importantes eventos culturais do estado, proporcionando ao público reflexão, entretenimento e acesso à arte cinematográfica.