A primeira etapa do Claque Retomada Cultural chega ao fim
Nesses seis dias de programação, mais de 90 propostas artísticas foram apresentadas ao público
E foi ao som de muita música de qualidade que a primeira etapa do polo Goiânia chegou ao fim. Nesses seis dias, o Claque – Retomada Cultural proporcionou aos goianienses uma vasta programação cultural. Pensando na democratização e descentralização da cultura, teve apresentações em vários pontos da cidade. O Claque – Retomada Cultural é uma realização do Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Retomada, e do Serviço Social do Comércio (Sesc Goiás). E nesta edição, visando o fortalecimento do cenário artístico goiano e promover a retomada cultural, estão sendo investidos mais de R$20 milhões.
Para os artistas, foi uma oportunidade única de mostrar seus talentos para o público e um incentivo para continuarem seus trabalhos. Segundo o muralista e artista plástico Rômulo Rodrigues, o Claque abriu portas para artes que ainda não são tão valorizadas no estado, como o graffiti. Já o cantor Thur agradeceu o incentivo que o Sesc e o Governo de Goiás estão dando para a classe artística. “Participar do projeto e poder mostrar meu trabalho foi uma experiência maravilhosa”, afirmou. A professora de literatura Helissa Soares parabenizou a iniciativa de realizar um projeto tão grandioso como o Claque. “Muito obrigada a essas instituições, por me proporcionarem esta oportunidade. Que todos e todas possam desfrutar de mais arte em suas vidas”, disse.
De 16 a 21 de dezembro o público pôde visitar e apreciar, bem de perto, várias artes visuais. O sucesso da exposição “Dom Quixote: do Descarte à Arte”, do artista Maicon Soares, foi tão grande que todas as peças expostas foram comercializadas. A exposição “Fauna e Flora do Cerrado”, de Dantas e Waldira Maria, encantou a todos, sobretudo às crianças. Ao contrário da maioria das exposições de arte, as crianças puderam tocar e interagir com os animais (feitos de papel marchê) e ipês tão característicos do Cerrado goiano.
Marcelo Baiocchi, presidente do Sistema Fecomércio, Sesc e Senac Goiás destacou a importância de promover um evento que visa a valorização e incentivo da classe artística. “O Claque vai movimentar todo o setor artístico, a economia e o turismo da capital e das cidades do interior”, frisou.
Para o diretor regional do Sesc-Senac, Leopoldo Veiga Jardim, essa retomada cultural vem para somar ao calendário artístico do estado. “A missão do Sesc é de democratizar a arte. E é justamente esse o objetivo do Claque, levar atividades culturais para todo o estado. Além, é claro, de incentivar os artistas goianos”, destacou.
O secretário da Retomada, César Moura, lembrou da importância do Claque Retomada Cultural na formação de plateia e impacto positivo na economia local. “Prestigiar os artistas goianos é um ponto importante do projeto, assim como o estímulo ao hábito de assistir apresentações culturais e à economia da cidade e da região atendida pelas atrações. Essa é a preocupação do governador Ronaldo Caiado, e por isso buscamos alcançar esta meta por meio de parcerias como as várias firmadas com o Sesc Goiás”, comenta César.
Polos do interior Em janeiro, a maior retomada artística do estado de Goiás estará de volta com programação em todo território goiano. Além de Goiânia, serão realizadas apresentações em Rio Verde, Luziânia, Jaraguá, Posse, São Miguel do Araguaia, Itumbiara e Cidade de Goiás, contemplando os gêneros artísticos de música, artes cênicas, audiovisual, artes visuais e literatura.
Show Padre Fábio Nesta sexta-feira (23), o Padre Fábio de Melo se apresenta no Centro Cultural Oscar Niemeyer, a partir das 21 horas. O show é realizado pelo Sesc, em parceria com o Governo do Estado por meio da Secretaria da Retomada e da Organização da Voluntárias de Goiás (OVG), compondo a programação do Natal do Bem. A apresentação também faz parte do Projeto Claque - Retomada Cultural. No repertório estão músicas religiosas como “O Senhor é Rei” e “Chuva de Graça”, além de músicas que fazem sucesso na voz de outros intérpretes, e que possuem uma mensagem de reflexão sobre a vida, como “Trem bala” e “Anunciação”. Os ingressos estão esgotados.
O Claque - Retomada Cultural é uma iniciativa do Sistema Fecomércio Sesc Senac, que tem por presidente Marcelo Baiocchi. O Sistema integra a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), presidida por José Roberto Tadros.